30 de maio, de 2019 | 06:20

Eletrotécnica pode ser novo curso do IFMG Ipatinga

Diretor afirma que apesar da preocupação com contingenciamento de verbas, anunciada pelo governo federal, planos de ampliação do atendimento do Campus Ipatinga são mantidos

Wôlmer Ezequiel
Alex de Andrade informou que um dos objetivos para o campus avançado é ampliar a participação em pesquisa com as empresas da região Alex de Andrade informou que um dos objetivos para o campus avançado é ampliar a participação em pesquisa com as empresas da região

O campus avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), em Ipatinga, tem previsão de oferecer mais um curso para os alunos no próximo ano. Conforme o diretor do campus, Alex de Andrade, há planos de inaugurar o curso técnico integrado em Eletrotécnica, em 2020.

Em entrevista ao Diário do Aço, o diretor ressaltou que mesmo diante do cenário financeiro, após o anúncio do contingenciamento de verbas para a Educação, a meta de inaugurar mais um curso é mantida pela direção. “Por mais difícil que seja passar por esses momentos de contingenciamento de recursos, no nosso planejamento de ensino, que temos para o próximo ano, vamos ofertar o curso técnico integrado em Eletrotécnica”, afirmou.

Atualmente, o diretor informou que são oferecidos no campus avançado o curso superior de Engenharia Elétrica, curso técnico integrado ao ensino médio de Automação Industrial, cursos técnicos subsequentes em Segurança do Trabalho, Mecânica e Eletrotécnica. Além disso, há diversos cursos de qualificação profissional no campus. “Temos 18 professores e 13 técnicos-administrativos na instituição, que recebe cerca de 500 alunos”, informou.

Outros planos

Alex de Andrade informou que também há expectativa do campus avançado em Ipatinga contribuir mais com pesquisas a partir desse ano. “O IFMG tem um polo de inovação que gostaríamos de oferecer para o Vale do Aço, para que as empresas da região possam utilizar os equipamentos públicos. Além das diferentes ações de ensino, queremos ampliar a nossa participação em pesquisas com as empresas da região e trabalhar com projetos de extensão, trazendo a população para dentro do campus e também levar o campus para outras partes da cidade”, detalhou.

Estrutura

O campus avançado IFMG foi inaugurado no bairro Veneza, em Ipatinga, em julho do ano passado, no prédio que já abrigou o Senai. As instalações têm capacidade de atender até 1.400 estudantes. Antes, o instituto funcionava no prédio da antiga Estação Qualifica, próximo ao camelódromo no Centro de Ipatinga. O novo campus avançado ocupa uma área de mais 14 mil metros quadrados, na rua Maria Silva, 125, no alto do bairro Veneza. A estrutura conta com um prédio de dois pavimentos. No primeiro, são 14 salas administrativas, oito salas de laboratório, biblioteca, auditório, área de copa/cozinha, quatro banheiros e uma lanchonete. O segundo piso é composto por três salas administrativas, 14 salas de aulas, cinco laboratórios e dois banheiros. O complexo educacional reúne ainda uma subestação de energia, quadra poliesportiva e estacionamento para até 120 veículos.

Alunos do IFMG organizam protesto para hoje em Ipatinga

Mais um ato contra o contingenciamento de verbas para universidades e institutos federais, anunciado pelo governo federal, será realizado em Ipatinga. Os alunos do campus avançado do IFMG anunciam que vão realizar um protesto a partir das 11h, na Praça 1º de Maio, no Centro. O aluno Maxsuel Marx, que estuda Engenharia Elétrica no campus avançado do IFMG, informou ao Diário do Aço que esse ato faz parte de uma convocação feita por estudantes e trabalhadores de todo o país. “Aderimos ao movimento nacional #30M, que é contra o contingenciamento de repasses para a educação. Esse ato também está previsto para ocorrer em outras cidades”, contou.

Primeira manifestação

No dia 15 deste mês, foram realizados centenas de pessoas protestaram contra a reforma da Previdência e o contingenciamento dos repasses de verbas para a Educação. A manifestação foi realizada na Praça 1º de Maio, no Centro de Ipatinga. Os alunos do Centro Federal de Educação Tecnológico de Minas Gerais (Cefet-MG) de Timóteo também protestaram pelas ruas da cidade. Em Belo Oriente foi registrada uma manifestação na Praça da Jaqueira.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Renan Silveira

02 de junho, 2019 | 22:19

“Tem previsão para engenharia mecânica no IMFG de Ipatinga?”

Envie seu Comentário