EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

22 de maio, de 2019 | 06:40

Atendimento pelo Ipsemg ainda sem previsão de retorno em Ipatinga

A informação é da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), mantenedora da unidade hospitalar

Wôlmer Ezequiel
Desde abril os atendimentos aos beneficiários pelo Ipsemg estão suspensos no Hospital Márcio CunhaDesde abril os atendimentos aos beneficiários pelo Ipsemg estão suspensos no Hospital Márcio Cunha

O retorno dos atendimentos aos beneficiários do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) no Hospital Márcio Cunha (HMC), em Ipatinga, ainda está sem data prevista. A informação é da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), mantenedora da unidade hospitalar. Desde abril que os atendimentos pelo Ipsemg estão suspensos no HMC, devido à falta de recebimento pelos serviços prestados, por parte do governo estadual.

Em nota enviada ao Diário do Aço, a FSFX informou que a dívida ainda não foi quitada e que aguarda por um planejamento de pagamentos dos valores pendentes. “Informamos que os atendimentos prestados aos beneficiários do Ipsemg no Hospital Márcio Cunha, administrado pela FSFX, estão suspensos desde o dia 1º de abril desse ano. A FSFX recebeu apenas parte da dívida e ainda não há previsão de retomada dos atendimentos. A Fundação aguarda um cronograma de quitação da dívida para retomar os atendimentos”.

R$ 2,4 milhões pagos

Procurada pelo Diário do Aço, a assessoria de Comunicação do Ipsemg respondeu, por meio de nota, que os repasses ao Hospital Márcio Cunha e às demais instituições vinculadas ao Ipsemg são feitos conforme a disponibilidade financeira, para garantir a continuidade do atendimento aos beneficiários no estado. “Foi executado o pagamento em torno de R$ 2,4 milhões ao Hospital Márcio Cunha em 2019. Neste momento o Ipsemg está fazendo os pagamentos referentes a novembro de 2018, em obediência ao cronograma estabelecido por lei. A Legislação prevê que primeiramente seja quitada toda a dívida do ano anterior, seguindo, obrigatoriamente, a ordem cronológica”.

Entenda

Em julho do ano passado, por meio de um credenciamento, beneficiários da assistência à saúde Ipsemg passaram a contar com diversos atendimentos no Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga. Entre os serviços disponíveis estavam pronto-socorro, Maternidade, UTI Neonatal, UTI Adulto, Oncologia, consultas em diversas especialidades, entre outros atendimentos.

Em entrevista ao Diário do Aço, em novembro do ano passado, o diretor-executivo da FSFX, Luís Márcio Araújo, informou que a unidade já enfrentava dificuldades com a falta de repasse financeiro por parte do governo estadual. O diretor também ressaltou, na época, que cerca de 20 mil servidores públicos da educação, segurança e outras áreas tinha direito ao atendimento pelo Ipsemg na unidade. Já no fim de março, a FSFX informou ao Diário do Aço que iria suspender os atendimentos aos beneficiários da rede, devido à dívida do Ipsemg com a unidade e a falta de previsão de pagamentos.


(Tiago Araújo - Repórter)

Veja também:
Beneficiários do Ipsemg pedem socorro
Servidores estaduais do Vale do Aço fazem ato público em favor do Ipsemg
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário