Divulgada lista de contemplados com a isenção no Enem 2019

Todos os concluintes do ensino médio em escolas públicas puderam solicitar a isenção

Divulgação


Também é preciso ficar atento aos recursos, que poderão ser apresentados entre 22 e 26 de abril, tanto para retificar o pedido de isenção quanto da justificativa

A lista de estudantes contemplados com a isenção no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 será divulgada hoje (17). Os candidatos podem conferir o resultado por meio do CPF e da senha cadastrada no sistema. Nesta edição, foram cerca de 3,6 milhões de pedidos recebidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Um detalhe é que todos os concluintes do ensino médio em escolas públicas puderam solicitar a isenção. Já na rede privada, era preciso ter sido bolsista integral, estar enquadrado nos critérios de renda e estar inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

"A isenção é solicitada se você não está em condições de pagar a taxa de inscrição. Cursei parte do meu ensino médio em escola pública e acredito que vou conseguir [o benefício]", afirma a estudante Greycy Anne Ribeiro dos Santos, de 17 anos, que fez a solicitação já nos primeiros dias. Esta não é a primeira vez que a estudante irá participar do Enem e mantém o foco no objetivo final: ser aprovada no curso de Direito.

As provas do Enem serão aplicadas em 03 e 11 de novembro e, para ter um bom desempenho, Greycy Anne estuda em casa parte do dia e também faz curso preparatório para o Enem no cursinho Os Aprovados, instituição parceira do Educa Mais Brasil na oferta de bolsa de estudo. "Nem sempre as escolas atingem o objetivo de preparar o aluno para as universidades, então o curso preparatório visa reforçar o aprendizado", sinaliza a supervisão Pedagógica da instituição de ensino.

Também é preciso ficar atento aos recursos, que poderão ser apresentados entre 22 e 26 de abril, tanto para retificar o pedido de isenção quanto da justificativa. Este será o último momento reservado para a solicitação do benefício, não sendo possível realizá-lo posteriormente. Todos os contemplados também precisarão se inscrever entre 06 e 17 de maio na atual edição do Enem. A taxa para participação no exame deste ano é de R$ 85.

(Agência Educa Mais Brasil)

Já publicado

Cadastrados no CadÚnico estão isentos da taxa de inscrição do Enem 2019; saiba como
Inep garante uso do nome social durante a realização do Enem 2019
Isenção no Enem 2019: aberto prazo de solicitação
Encerrado prazo para bolsas remanescentes do Prouni 2019
Enem terá rascunho com linhas para a redação
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO