29 de novembro, de 2017 | 16:34

DNIT faz simulação de alterações na BR-458

Mudanças na avenida Cláudio Moura, trecho urbano de rodovia, visam dar mais segurança em retorno

Marcus Lessa
Durante simulação, trânsito ficou lento na pista sentido CentroDurante simulação, trânsito ficou lento na pista sentido Centro


A equipe técnica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), unidade de Caratinga, realizou uma nova visita no trecho urbano da BR-458, no bairro Novo Cruzeiro, alvo de reclamações. O ponto em questão é um retorno perto da sede do Corpo de Bombeiros Militar. Os técnicos fizeram simulações na via durante toda a manhã desta quarta-feira (29), com o propósito de definir a melhor intervenção no local. Recentemente, um quebra-molas instalado no local gerou intenso debate, entre os que aprovaram e a maioria, que não gostou da medida adotada pelo órgão federal.

Acompanhada de representantes da Prefeitura de Ipatinga e da Associação de Moradores do Bairro Novo Cruzeiro (Ambanoc), a equipe do DNIT de Caratinga simulou o fechamento de uma das pistas de rolamento sentido Centro, desde o manguezal do Novo Cruzeiro até às proximidades do semáforo da rua Uberlândia, no Centro.

A intenção era verificar a variação do fluxo de veículos com o bloqueio da pista e determinar se seria viável a mudança da faixa de rolamento próxima ao canteiro para faixa de aceleração. Contudo, devido ao engarrafamento causado durante o teste, os técnicos comprovaram que o ideal será o estreitamento do canteiro central e construção da faixa de aceleração.

Para realizar a obra, será necessária a supressão de nove árvores, das quais, três de médio porte e cinco consideradas ainda pequenas. Assim, o órgão responsável pelo projeto deve solicitar à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) que corte as árvores. Por se tratar de uma obra de interesse público, de acordo com a legislação vigente, neste caso, não há necessidade de anuência do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema).

Resposta
O coordenador regional do DNIT, Ricardo Albino Fontes, destacou aos participantes da visita que, após o corte da vegetação, as obras podem ser iniciadas dentro de até 15 dias. Representantes da prefeitura destacaram que, tão logo a solicitação do DNIT for enviada, será feita a supressão.

O presidente da Ambanoc, Erson Vieira, reiterou a necessidade da faixa de aceleração para dar segurança aos condutores que estiverem na pista sentido Parque Ipanema e que desejam retornar para o sentido Centro. “Este é um ponto muito perigoso e que atinge as pessoas de Ipatinga e região, mas principalmente aos moradores do Novo Cruzeiro, que saem do bairro pela avenida Burle Marx e precisam ir para o Centro. Espero que as autoridades competentes resolvam de modo definitivo este problema e acabe com os acidentes neste retorno”, pontua.

Para o dirigente comunitário não há alternativa mais viável do que estreitar o canteiro. “Colocaram o quebra-molas, de modo paliativo. Vimos que amenizou pouco o problema. Levantaram a hipótese de instalação de um semáforo, mas também cremos que não seja a melhor opção. Ficou comprovado, pelo DNIT, que a faixa de aceleração atenderá as nossas expectativas”, afirma Erson.

Veja mais:

Consenso garante pista de aceleração na BR-458

Motoristas aprovam quebra-molas na BR-458

Dnit explica que obras da BR-458 ainda não terminaram
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Alguém

29 de novembro, 2017 | 19:09

“Se eu fosse o Dnit deixava do jeito que está para reeducar esses motorista...”

Alguém

29 de novembro, 2017 | 19:09

“Se eu fosse o Dnit deixava do jeito que está para reeducar esses motorista...”

Renato

29 de novembro, 2017 | 17:16

“Vai dar merda. Vereador e sua equipe comeram mosca e vão ter que chamar o DNIT de novo. Dá próxima tenha mais respeito”

Envie seu Comentário