04 de julho, de 2011 | 00:01

É alta temporada no Caparaó

Parque Nacional é uma boa pedida para turistas que gostam de natureza e aventura


ALTO CAPARAÓ – Cerca de 35 mil visitantes devem passar nos meses de junho, julho, agosto e setembro deste ano pelo Parque Nacional do Caparaó (Parna Caparaó).

Estes são os meses de alta temporada na unidade de conservação, que é administrada pelo Instituto Chico Mendes para a Preservação da Biodiversidade (ICM-Bio) desde 2008.

O parque abrange a Serra do Caparaó, onde estão três dos pontos culminantes do Sudeste brasileiro: o Pico da Bandeira (2.892 metros de altitude), o Pico do Cristal (2.798m) e o Pico do Calçado (2.766 m), os mais visitados pelos turistas, com predominância absoluta do Pico da Bandeira.

 Como a serra divide os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o visitante ora caminha por terras mineiras, ora transita por terras capixabas quando percorre as trilhas no Caparaó". A maior parte do território do Parna Caparaó (78%) fica no Espírito Santo.

“O parque tem mantido uma média anual de visitantes. Esperamos que mais pessoas venham, com as melhorias que temos implementado. Para este começo de temporada estamos com muitas reservas”, informa o analista ambiental e chefe substituto do ICMBio no Parna Caparaó, Luizmar Catheringer.
 

O Pico da Bandeira é o ponto mais elevado e mais visitado da serra do Caparaó, e tem trilhas demarcadas por setas pintadas em tinta amarela nas pedras.

Os picos do Calçado e do Cristal tem trilhas demarcadas por “totens”, pequenos amontoados de pedras que permitem ao caminhante orientar-se quanto ao sentido a seguir.

Ao longo dos anos a diversidade dos totens acabou gerando confusão. Então, só os aventureiros mais experientes devem percorrer essas trilhas a sós.
 

Adeptos de caminhadas de montanha e fotógrafos, amadores ou profissionais, são os frequentadores mais assíduos. Muitos fazem uma “peregrinação anual” ao Caparaó, outros a chamam de a “Montanha Sagrada do Sudeste”.  

Há quem vá só pelo desafio de atingir o ponto culminante do Sudeste, o Pico da Bandeira. A época de frio, justamente a mais inóspita, curiosamente é a mais adequada para a visita, porque há menor risco de chuva.  
Alex Ferreira


alto caparaó3
 

Na serra, o período chuvoso é traiçoeiro e deve ser evitado a todo custo. Entre os visitantes mais frequentes estão paulistas, fluminenses, mineiros e capixabas, e depois os turistas vindos principalmente do Sul do Brasil. Não raro encontram-se estrangeiros caminhando pelas trilhas.

Temporada
O comércio na cidade de Alto Caparaó vive um bom momento neste período. Lojas de conveniência, pousadas e hotéis ficam lotados. Para atender ao público qualificado, surgiram casas especializadas em alta gastronomia.

Os empreendimentos acabaram atraindo turistas que vão apenas para curtir a tranquilidade de uma cidade marcada pela forte presença de evangélicos, descentes de pioneiros europeus que chegaram à região no século XIX.

Cuidados ao subir a serra

 O QUE JÁ FOI PUBLICADO SOBRE GUIAS NA SERRA DO CAPARAÓ

 Josias, com muita história pra contar - 10/07/2010

As portarias, tanto no lado mineiro, pela cidade de Alto Caparaó, quanto do lado Capixaba, por Dores do Rio Preto e o distrito de Pedra Menina, cobram uma taxa para que o visitante entre no Parque.

Dos aventureiros que vão acampar nas duas áreas do lado mineiro onde se permite a atividade, e do lado capixaba, exige-se cadastramento prévio e confirmação da reserva de vagas no mínimo sete dias antes da entrada.

Há limitações nas áreas de acampamento, que lotam em feriados prolongados e fins de semana com lua cheia. Nas áreas de camping são cobradas taxas extras, essenciais para a manutenção do Parna Caparaó.
 

Nesta época do ano a temperatura nos campos de altitude do Caparaó cai facilmente a zero grau centígrado, e não raro a temperatura fica abaixo de zero, principalmente quando, em julho, chega alguma massa de ar polar. Quem for ao Caparaó para permanecer à noite na montanha deve se informar bem sobre a forma correta de se agasalhar.

Alex Ferreira


alto caparaó8
  Ao caminhar pelas trilhas use moletons leves ou roupas corta-vento, para evitar que fiquem encharcadas de suor. Nas áreas de camping é inevitável o uso de vestes em camadas para se livrar dos efeitos do frio, roupas de lã e tecidos especiais sobre a pele, seguidas de roupas com tecido “corta vento”.

Luvas, toucas de frio e calçado impermeável são imprescindíveis. Dentro das barracas recomenda-se o uso de colchões infláveis ou isolantes térmicos em EVA, para evitar que o frio do solo passe para o corpo.
 

É proibido alimentar os animais. Os mais comuns são os quatis, que rasgam sacolas, furtam comida e podem danificar barracas e mochilas se sentirem cheiro de alimento. Assim, é importante acondicionar bem a comida.
 

O que fazer na Serra do Caparaó?

O turista pode hospedar-se em Alto Caparaó e visitar a serra e outros atrativos, como o Vale Verde, com quatro quilômetros de cachoeiras e piscinas naturais.

Dia e noite, viagens de jipe podem ser contratadas para uma pessoa, casal ou grupo de quatro para visita ao mirante da Tronqueira (1.730 metros).

É possível também ir de carro, mas a subida íngreme exige muito do motor. O percurso, de seis quilômetros, saindo da cidade, passa pela portaria e vai até a Tronqueira, onde há cachoeiras, camping e mirante. A partir daí a viagem é feita a pé.

O local tem uma “praça das mulas”, com tropas que levam e trazem, o tempo todo, as tralhas dos aventureiros que acampam e passam até quatro dias na montanha.
 

A 4,5 quilômetros fica o acampamento base, o Terreirão (2.370 metros), onde os aventureiros se concentram. Do Terreirão faz-se o “ataque” aos picos da Serra do Caparaó, Vale do Cristal ou Vale Encantado.  
Alex Ferreira


alto caparaó5


Quem não quiser acampar, mas só visitar o Pico da Bandeira, vai caminhar mais dois quilômetros, em trilha de dificuldade média. Quem está acostumado ao exercício físico pode fazer esse percurso de ida e volta em um dia.
 

A subida ao Pico da Bandeira pode ser feita do Terreirão às 03h30, para ver o nascer do sol. Os aventureiros gostam de subir à tarde para ver o pôr do sol. No caminho é possível desfrutar de paisagens espetaculares. Até o Pico da Bandeira a trilha é demarcada.

A ida ao Pico do Cristal, Vale do Cristal, Pico da Cruz do Negro, Pico do Calçado e outros, demanda conhecimento do terreno. O mais recomendável é contratar um guia nas pousadas e hotéis de Alto Caparaó.  

Hospedagem

As opções de hospedagem em Alto Caparaó incluem uma área de camping bem no Centro da cidade, pousadas simples, mas confortáveis, chalés e hotéis sofisticados.

Há pizzarias e restaurantes com culinária típica mineira (se gosta de peixe não deixe de experimentar a truta). Também há alambiques, produtores artesanais da cachaça, cafeicultores e queijeiros.

Alto Caparaó também é local de concentração de religiosos evangélicos de todo o Brasil. Várias igrejas mantêm centros de convenções no local.
 

História 
Álbum de família


alto caparaó guerrilha
 

Não deixe de pesquisar sobre a Guerrilha do Caparaó, um dos primeiros movimentos armados de oposição ao regime militar brasileiro. Inspirado na guerrilha de Sierra Maestra (Cuba), um grupo de jovens estudantes iniciou no alto da serra a mobilização entre 1966 e 1967.

O movimento acabou sufocado à época e os jovens todos presos. A história até pouco tempo era um mistério, mas aos poucos as pesquisas permitiram produção de documentários, livros e pesquisas acadêmicas.  

COMO CHEGAR?
Para quem sai do Vale do Aço ou de Belo Horizonte, segue-se pela BR-262, em direção a Vitória (ES). Após 5 Km de Manhuaçu, na Zona da Mata, entra-se na MG-111 em Reduto sentido a Manhumirim, seguindo até Alto Jequitibá. O viajante encontrará em seguida o trevo de Alto Jequitibá e a entrada à esquerda para Alto Caparaó. A partir desse momento começa-se a subir a serra.

VITÓRIA

Para quem sai da Grande Vitória, segue-se pela BR-262, em direção a Belo Horizonte indo até Martins Soares (15 Km após Péquia, divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo). Entra-se na rodovia à esquerda, em direção a Manhumirim e depois, já na MG-111 segue-se até Alto Jequitibá e daí para Alto Caparaó.

DE SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO

Pela BR-116, ou Rio-Bahia, passa-se por Muriaé-MG, depois segue-se para Fervedouro no sentido Carangola. Logo depois segue-se no sentido Alto Jequitibá/Alto Caparaó.

 VIAGEM DE ÔNIBUS PARA O LADO MINEIRO DA SERRA

Ir até (Manhuaçu ou Manhumirim)

•de Ipatinga, Timóteo ou Coronel Fabriciano (Viação Rio Doce)

•de Belo Horizonte (Viação Pássaro Verde);

•do Rio de Janeiro (Viação Rio Doce)

•de São Paulo (Viação Itapemirim);

•de Vitória (Viação Águia Branca)

A partir de Manhuaçu ou Manhumirim há 5 horários diários, até as 19h horas até Alto Caparaó, também pela Viação Rio Doce.

 

COMO CHEGAR AO LADO CABIXABA DA SERRA

.de São Paulo

Na Rodovia Presidente Dutra, siga até Volta Redonda(RJ). De Volta Redonda siga pela BR-116 até o trevo de Fervedouro(MG). De Fervedouro são mais 47 km até Espera Feliz (MG) e então, mais 10 km até Dores do Rio Preto(ES).

.do Rio de Janeiro

Siga até o trevo de Teresópolis(RJ). Daí, siga pela BR-116 até Fervedouro(MG)e depois para Espera Feliz(MG). A partir daí são mais 10 km até Dores do Rio Preto(ES) e em seguida para Pedra Menina, onde fica a portaria do Parna Caparaó.

VIAGEM DE ÔNIBUS PARA O LADO CAPIXABA

A partir de Vitória Para chegar ao Parque é necessário tomar o ônibus da Viação Itapemirim até o município de Cachoeiro do Itapemirim. De Cachoeiro do Itapemirim segue-se para Alegre - Guaçuí - Dores do Rio Preto - Pedra Menina.

A partir de São Paulo, há ônibus uma vez por dia pela viação Itapemirim 12 horas de viagem até a cidade de Espera Feliz. Depois é só pegar ônibus circular até Pedra Menina (6 vezes por dia), Viação Nossa Senhora de Fátima, 40 minutos de viagem)

A partir do Rio de Janeiro, há ônibus duas vezes por dia, Viação Rio Doce, 6 horas de viagem até a cidade de Espera Feliz. Depois é só pegar ônibus circular até Pedra Menina (6 vezes por dia), Viação Nossa Senhora de Fátima, 40 minutos de viagem)

OBS: Do município de Dores do Rio Preto ao distrito de Pedra Menina são 27km onde fica a entrada capixaba do parque, de Pedra Menina até a portaria são 8km de estrada não pavimentada.

MAIS SOBRE A SERRA DO CAPARAÓ:

A branquinha de Alto Caparaó - 07/08/2010

Guia do Caparaó no Salão Mineiro - 12/03/2014

ARTIGO NO BLOG OBSERVADOR DIÁRIO
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário