16 de junho, de 2020 | 10:00

Protetores faciais são produzidos no campus Timóteo do Cefet-MG

A professora Mirela contou ao Diário do Aço que o projeto teve início em maio

Divulgação
Até o momento, já foram feitos 25 protetores faciais por um grupo de alunos, coordenado pela professora Mirela  Até o momento, já foram feitos 25 protetores faciais por um grupo de alunos, coordenado pela professora Mirela

Com o objetivo de auxiliar aqueles que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus (covid-19), de maneira que fiquem mais protegidos durante o desempenho de suas atividades, o campus Timóteo do Cefet-MG produz protetores faciais para serem doados aos profissionais da saúde no Vale do Aço. O projeto é coordenado pela professora de Física, Mirela de Castro Santos, que conta com a ajuda de três alunos e um ex-aluno.

A professora Mirela contou ao Diário do Aço que o projeto teve início em maio e, até o momento, já foram feitos 25 protetores faciais pela equipe. “Esse projeto surgiu devido a necessidade de contribuirmos enquanto instituição de Ensino Pública, dentro das nossas capacidades técnicas. Entendemos que além de doarmos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), estamos formando recursos humanos solidários e engajados em um problema mundial, que é a pandemia”, afirmou.

800 protetores

A expectativa inicial do projeto era entregar 800 protetores faciais no fim do mês de agosto, utilizando uma impressora 3D disponível no campus Timóteo do Cefet, mas agora a previsão é concluir no mês de julho devido à colaboração do ex-aluno Davidson Estolé e dos professores Leonel Meireles e Daniel Rocco, que emprestaram impressoras 3D para a execução do projeto. “Sabemos da realidade do serviço público de saúde, ainda mais precarizado diante da pandemia, onde a oferta de EPI’s está escassa com a grande demanda mundial. Nesse sentido, a escolha para a fabricação de protetores faciais está pautada nesta necessidade e dentro da nossa capacidade técnica”, explicou a coordenadora.

Primeira entrega

Nesta segunda-feira (15) foram entregues os primeiros protetores faciais no campus Timóteo. A equipe entregou os equipamentos para 17 servidores da Conservo, que atuam dentro do campus. O projeto permanece em menor ritmo porque aguarda manutenção de um equipamento e a chegada de novos insumos para aumentar o número de protetores produzidos.

Envolvidos

A produção que inclui impressão dos suportes, cortes das viseiras, montagem dos protetores e higienização conta com a colaboração dos alunos Johnatan Dias (Engenharia Metalúrgica), Ruan Alves e Victor Gonçalves (Engenharia da Computação), e também do ex-aluno Davidson Estolé, que auxilia com a otimização do uso da impressora e treinamento aos bolsistas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Roberto Borges de Castro

17 de junho, 2020 | 19:25

“Parabéns pela iniciativa professora Mirela e demais colaboradores,pelo olhar tão humano para o próximo,pela forma tão bonita de ser grata à Deus por tudo que ele te concedeu!”

Envie seu Comentário