24 de setembro, de 2022 | 06:00
Promessa de enriquecimento rápido pode ser sinal de golpe, alerta gestora patrimonial
Apesar da experiência negativa vivida por essas vítimas, existem formas eficazes de fugir” dos golpes e aplicar o precioso dinheiro de uma forma mais segura
Leonardo Lara
''O erro que a maior parte dos brasileiros comete é o de ser imediatista'', disse Roberta Franco
''O erro que a maior parte dos brasileiros comete é o de ser imediatista'', disse Roberta Franco Recentemente o Jornal Diário do Aço noticiou um caso de estelionato, em que moradores de Ipatinga foram vítimas de um golpe de investimento. Após a publicação, outras pessoas que também foram lesadas pela suposta empresa, compartilharam o desabafo. Apesar da experiência negativa vivida por essas vítimas, existem formas eficazes de fugir” dos golpes e aplicar o precioso dinheiro de uma forma mais segura e com rendimentos dentro da realidade do mercado financeiro.
A advogada e especialista em Gestão Patrimonial e de Riscos, Roberta Franco, orienta a quem deseja se empreitar pelo mundo dos investimentos. A gestora acredita nos benefícios positivos do investimento, principalmente se feito de uma maneira apropriada. Investindo adequadamente e tendo uma boa educação financeira, com acompanhamento de um profissional de confiança, aumentaremos nosso patrimônio pessoal e familiar”, observa.
Imediatismo
A gestora patrimonial afirma que um dos principais erros cometidos pelo brasileiro, principalmente quando se refere ao mundo dos investimentos, é ser imediatista. Temos que ter a consciência de que hoje é o dia de plantar, para colhermos lá na frente. Ou seja, temos que ter visão de longo prazo, e não de apenas, por exemplo, de seis meses”, explicou.
Etapas
Além de deixar de lado o instinto da rapidez”, Roberta Franco aconselha que os possíveis investidores também não ultrapassem as etapas e comecem do básico. Uma pessoa que quer começar a correr, por exemplo, como ela faz? Já começa correndo 10 km, 15 km? Não. Começa caminhando, e aí iniciará na corrida com metas mais baixas, 2km, depois 5km, para depois alcançar a meta de 15km, e assim deve ser também a nossa trajetória no mundo dos investimentos”, fez a analogia.
A especialista sugere que os iniciantes comecem por investimento mais simples e menos arriscado. Comece investindo em renda fixa, existem ótimas opções no mercado, jamais inicie apostando toda a sua reserva com day trade, por exemplo”. Só depois de ter alcançado uma determinada reserva, que ela indica a diversificação com investimentos de maior risco. Jamais devemos colocar todos os ovos em uma cesta apenas. O mercado oscila muito e, tendo a nossa reserva diversificada, equilibramos o risco”, alertou.
Fuja do Golpe
Para escapar das armadilhas ofertadas por estelionatários que desejam enganar os futuros investidores, a gestora de riscos também tem algumas dicas. A primeira delas é desconfiar de qualquer promessa de ganhos vultuosos em curto prazo. Não existe milagre. Se fosse assim, grande parte da população estaria rica. Busque profissionais e instituições renomados, leia o contrato, tenha boas recomendações”, pontuou.
A abordagem feita por quem oferece o investimento também deve e precisa ser avaliada. Se a pessoa lhe falar que você deve investir com urgência, desconfie. Este senso de urgência para iniciar um investimento é um grande indicativo de golpe”.
Fazer um estudo com cautela antes de realizar o tão sonhado investimento também é preciso. Verificar primeiramente a idoneidade da instituição e se ela possui autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para oferecer produtos financeiros”, indica a advogada.
Comece a poupar
Por fim, para fechar a entrevista, Roberta Franco deixa um recado para quem deseja investir. Com economia, disciplina, paciência e visão de longo prazo, você alcançará a sua independência financeira e não cairá em golpes. Comece a poupar desde já e garanta um futuro tranquilo, muito melhor para você e sua família”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















Gildázio Garcia Vitor
24 de setembro, 2022 | 11:03A maioria das pessoas que tomam prejuízos com golpistas, espera ter lucros fáceis e acima da realidade do mercado. São os "espertos"!”