06 de janeiro, de 2023 | 18:30
Pluft, o Fantasminha” estreia na Globo com três episódios
Fotos: GB Imagens
O fantasminha Pluft (Nicolas Cruz) morre de medo de gente: inspirado no clássico infantil de Maria Clara Machado
A Globo continua firme com seu propósito de trazer novidades a seus telespectadores já desde o primeiro mês do ano, bem diferente de suas concorrentes que preferiram colocar as exaustivas reprises em sua programação, no mês de janeiro.O fantasminha Pluft (Nicolas Cruz) morre de medo de gente: inspirado no clássico infantil de Maria Clara Machado
A grande novidade na programação do mês é que, neste domingo (8), a emissora da família Marinho coloca no ar a série Pluft, o Fantasminha”, que promete emoção e muita fantasia. São três episódios derivados do filme de mesmo nome e serão exibidos sempre aos domingos após a Temperatura Máxima”.
Inspirado no clássico infantil de Maria Clara Machado, o primeiro infantil brasileiro de live-action em 3D, uma produção da Raccord Produções, coprodução da Globo Filmes e do Gloob, tem direção de Rosane Svartman e foi exibido nos cinemas em 2022. Para a diretora, exibir Pluft” na televisão é uma alegria. Meu coração fica quentinho sabendo que a televisão vai poder levar essa história brasileira, de fantasia e amor, criada pela Maria Clara Machado em 1955, para tantas crianças”, declarou.
Na história, a menina Maribel (Lola Belli) é sequestrada pelo pirata Perna-de-Pau (Juliano Cazarré), que quer usá-la para achar o tesouro deixado pelo seu avô, o falecido capitão Bonança Arco-íris. Na casa abandonada onde o capitão morou, Maribel espera pela ajuda dos marinheiros Sebastião (Arthur Aguiar), João (Lucas Salles) e Juliano (Hugo Germano), amigos do velho capitão que saem em uma atrapalhada busca pela garota. Eles demoram a chegar e ela acaba conhecendo o fantasminha Pluft (Nicolas Cruz), que morre de medo de gente, a Mãe Fantasma (Fabiula Nascimento) e sua família. Assim nasce uma inesperada amizade em meio a muitas aventuras.
A diretora Rosane e Clélia Bessa, produtora do filme, tinham como um dos desafios dar veracidade à magia de Pluft” do teatro para as telas de cinema. As referências encontradas foram o ilusionista francês Marie-Georges-Jean Méliès, um dos precursores do cinema e dos efeitos especiais, no início do Século XX, e o clipe subaquático de Only You”, do Portishead.
A partir disso, surgiu a ideia de usar uma piscina como possibilidade para dar vida aos fantasmas. Por duas semanas, equipe e elenco se prepararam e filmaram em uma piscina, em São Paulo, com tecnologia, preparadores e profissionais especializados em filmagens subaquáticas com equipamentos. O fantasma tinha que ser mágico! Depois de muita pesquisa e testes, achamos que filmar debaixo d'água era a solução. Para fantasmas, o ar teria mesmo uma densidade diferente”, conta Rosane.
Fabiula viveu um desafio enorme para filmar as cenas debaixo dágua, e o resultado surpreende na tela. Foram dias de muita realização, porque estávamos fazendo uma coisa inédita no país. Fico muito feliz em saber que ele vai para as telas da TV e chegará na casa de muita gente”, ressalta a atriz.
Homenagem
Neste sábado (7), o programa Altas Horas será em homenagem a Milton Nascimento. Além disso, a Globo dá continuidade às celebrações ao músico que, recentemente, anunciou sua despedida dos palcos com o último show em novembro, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, com um Som Brasil” especial. O programa irá ao ar no dia 18 de janeiro, com a captação dessa apresentação de despedida e apresentação de Pedro Bial.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]