29 de abril, de 2026 | 12:39
Em mais um dia de greve, servidores protestam durante festa de aniversário de Ipatinga
Matheus Valadares
Moarlen defendeu o movimento grevista e frisou que a paralisação ocorre de forma legal perante a lei
Por Matheus Valadares
Moarlen defendeu o movimento grevista e frisou que a paralisação ocorre de forma legal perante a leiServidores municipais de Ipatinga fizeram um protesto na manhã desta quarta-feira (29), no Parque Ipanema, durante o evento de distribuição de bolo em comemoração aos 62 anos de aniversário da cidade. Com faixas, apitos e gritos, os trabalhadores voltaram a cobrar da administração municipal um desfecho para a campanha salarial.
A categoria está em greve desde segunda-feira (27). Diretor do Sindicato dos Servidores Municipais de Ipatinga (Sintserpi), Moarlen Lange informou que uma nova contraproposta da administração foi apresentada na terça-feira (28), mas rejeitada pela maioria dos trabalhadores.
Os servidores avaliaram a proposta e ela não atendia o interesse da categoria no momento. Hoje a gente está com servidores com férias defasadas, sem pagamento de férias, com a estrutura na saúde comprometida, faltando equipamentos, material e faltando profissional para atendimento na ponta. Hoje a gente já está com atendimento reduzido, hoje a gente está mantendo 70% do atendimento nos locais, nas unidades de urgência, emergência, nos serviços sociais, e a gente está fazendo uma greve passiva reivindicando esse direito, algumas promessas que foram feitas, alguns acordos que foram assumidos e não estão sendo cumpridos”, afirmou.
Limites definidos pela Justiça
Nesta semana, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou limites ao movimento grevista para garantir o atendimento à população, especialmente na área da saúde. A decisão estabelece a manutenção de 70% dos profissionais da saúde em atividade e 30% nos demais serviços essenciais. Em caso de descumprimento, há previsão de multa diária de R$ 5 mil ao sindicato.
Segundo o dirigente sindical, a categoria já cumpre as determinações judiciais. A nossa greve iniciou totalmente legal, a gente fez todos os procedimentos necessários para o início da greve, a gente já vinha mantendo essa porcentagem que o juiz determinou, então a gente continua reafirmando a legalidade da greve e que a gente vai continuar até sermos atendidos”.
Prefeito critica movimento
Durante coletiva de imprensa após a entrega do bolo, o prefeito Gustavo Nunes (PL) criticou a paralisação e afirmou que o movimento tem motivação política.
É um movimento político porque é ano eleitoral. O sindicato fala que nós não estamos conversando, que nós não estamos negociando, o que é uma mentira. Nós estamos conversando sim, na semana passada, na semana retrasada, durante todo o mês. Só que o que eles querem é um aumento de mais de 30% no vale da alimentação. Isso não tem condições. O reajuste salarial inflacionário já foi proposto. Só que o sindicato não aceita porque quer fazer a greve, porque é um movimento de ano eleitoral e também é um movimento de ano eleitoral para o próprio sindicato, onde a atual presidente vai estar disputando novamente a reeleição dela à frente do sindicato. É um movimento político e entramos com uma ação na Justiça porque nós entendemos que esse movimento é ilegal e nós temos que aguardar um posicionamento oficial e definitivo do TJMG”, declarou.
Sindicato rebate
Moarlen Lange contestou a avaliação do Executivo e negou motivação política na greve. Ao longo dos anos foi construído que o sindicato teria um partido político, ou uma preferência política. Mas, na verdade, isso não acontece.
O sindicato tem que ser imparcial, até mesmo porque a nossa base é composta por vários lados políticos. As pessoas têm opiniões próprias e partidos políticos. Cada um tem o seu direcionamento político. Isso são falácias. Em Ipatinga, o servidor já vem ao longo de alguns anos carregando a cidade. Ocorre que agora o servidor não deu conta mais do peso e iniciou o movimento de greve”.
Outras reivindicações
Além da questão salarial, o sindicato aponta outras demandas, como atrasos no pagamento de férias, horas extras e pagamento parcial do incentivo financeiro aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
Nos bastidores, fontes ouvidas pelo Diário do Aço informaram que a prefeitura quitou, na segunda-feira, valores referentes às férias de fevereiro e que há um cronograma de pagamentos em andamento.
Já publicado:
Servidores de Ipatinga aprovam greve com início previsto para segunda-feira
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















Ponto de Vista
06 de maio, 2026 | 09:55Perda Total de respeito, a quem foi ali para se divertir .
São as mesmas pessoas que pagam os impostos para manter a máquina pùblica funcionando ..
SIMPLES ASSIM .....”
Feliz
30 de abril, 2026 | 13:25Tem um ditado que se diz eu trabalho pouco por que ganho pouco. Parabéns aos servidores pela atitude se os funcionários da siderúrgica aqui fizessem o mesmo. Eles não precisariam ficar reclamando pelos cantos”
José Geraldo
29 de abril, 2026 | 23:27Sou a favor da greve. Uma vergonha essa administração. Sugam a máquina pública, mas escraviza quem presta os serviços essenciais a população.”
Justiceiro
29 de abril, 2026 | 22:16Acho plausível a prefeitura atender as demandas dos servidores. Contudo, a administração deve rever sua forma como conduz o dia a dia. Por exemplo, ponto facultativo, a partir de agora, deveria extinguir. Tem feriado que é na sexta e o servidor folga na quinta ? Não faz sentido. A administração pública deveria acompanhar o horário do comércio.”
Nelore
29 de abril, 2026 | 18:38Caríssimo Tião Aranha, quem disse esta idiotice foi o senador Márcio Bittar, do PL do Acre, em um discurso a favor dos golpistas que estão presos, durante a sabatina do Jorge Messias, na CCJ, hoje. Não passa de mais uma fake news da excremento-direita.
Para quem acha que tem um grande currículo, por ter passado por quatro faculdades, ter lecionado até na capital e ser aposentado, acredito que como professor, no estado e em município, você, ao acreditar nessa besteira e ainda propagá-la, é muito simplório, para dizer o mínimo. Por essas e outras, é que tenho certeza que a professora Hellen não tem nada para aprender com você.”
Tião Aranha
29 de abril, 2026 | 16:32Festa da democracia. Se na ditadura até o Caetano pegou em armas. "Deixa o homem trabalhar!". Quero ver o circo do PT pegando fogo. Rs.”
Farla Veron
29 de abril, 2026 | 16:26E a esposa do cara do site Ipatinga da depressao que tinha um contrato com a prefeitura de 8.000 mensal, e trabalhava na loja dela durante o dia todo, vai devolver o dinheiro pra prefeitura!? Seria improbidade administrativa, pagar a esposa do cara, Pedro Ipatinga da depressao só pra ele não falar mal do prefeito!?”
Rx
29 de abril, 2026 | 16:04Concordo com a reivindicações e realmentetem muitoquemelhorar, mas vou te falar já teve dias piores quem lembra do prefeito Robson e Cecília ferramenta foi difícil viu”
Gilson Nunes
29 de abril, 2026 | 15:33Muito cômodo falar que a greve é motivação política.
É sempre assim pra tentar justificar a incompetência em administrar uma cidade, mais não é culpa desse prefeito não, a culpa é da população de Ipatinga , só porque o Bolsonaro,aquele golpista apareceu com uma foto nas redes sociais do prefeito eles elegeram ele , agora aguenta essa tragédia.”
A Verdade
29 de abril, 2026 | 15:05Hoje a noite todos os grevistas vão estar na festa vendo o show do Bruno e Marrone, amanhã é outro dia, outra greve kkkkkkkk.. lema do Tiririca :" pior que tá não fica" bora curtir o show kk hilário se não fosse trágico”
Prefeitaço
29 de abril, 2026 | 13:20Ferias e recisão dos servidores atrasados, mas o do PrefeitAÇO estava em dia, tanto que estava curtindo na Italia, e agora quer falar que a greve tem motivação politica kkkkkkk
Deixa ele 3 meses sem salario pra ver se o discurso vai ser o mesmo”