27 de março, de 2026 | 15:56

Motorista acusado de atropelar e matar jovem no Morro da Usipa é preso preventivamente

Divulgação
Acidente ocorreu em dezembro de 2022, no Morro da Usipa, em IpatingaAcidente ocorreu em dezembro de 2022, no Morro da Usipa, em Ipatinga

O fabricianense Marcus Vinícius Matias Gonçalves, de 28 anos, foi preso pela Polícia Civil nesta sexta-feira (27), em cumprimento de Mandado de Prisão Preventiva expedido pela Justiça quinta-feira (26). Ele é acusado de ter atropelado o jovem estudante Vinícius Carlos Vieira, que tinha 19 anos, em dezembro de 2022, no Morro da Usipa, em Ipatinga. Em decorrência dos ferimentos, o jovem morreu.

A prisão foi deflagrada após o Ministério Público recolher provas que indicam que o acusado tentou ludibriar a Justiça e protelar o Júri Popular. O promotor Igor Citelli, explicou que o réu iria a julgamento quarta-feira (25), mas o Júri, conforme noticiado pelo Diário do Aço, foi adiado a pedido da defesa, sob alegação que um assistente técnico da perícia, que foi arrolado como testemunha de defesa, estava com uma viagem marcada para o Uruguai no mesmo dia, às 10h, o que impossibilitaria que ele fosse ouvido, inclusive de forma online, por meio de uma videochamada.

Durante os atos preparatórios, os advogados “chegaram a ameaçar abandonar o plenário caso o pleito não fosse acolhido pelo magistrado”, o que inviabilizaria a continuidade do julgamento e poderia gerar nulidades processuais. Nestas circunstâncias, o pedido foi prontamente acatado pelo juiz Felipe Ceolin, que preside o caso. No entanto, a viagem não foi feita.
Divulgação
Equipes, da PCMG e do MPMG explicaram na tarde desta sexta-feira as razões da prisão do motorista Equipes, da PCMG e do MPMG explicaram na tarde desta sexta-feira as razões da prisão do motorista

“Nós constatamos que ele trabalhou quarta-feira na cidade em que ele exerce a profissão. Ele ainda teria que viajar para sair pelo Aeroporto de Confins. A Polícia Federal também apresentou um documento para a promotoria, no sentido que esse assistente técnico não saiu do Brasil, ele entrou no Brasil em data anterior, no mês de janeiro deste ano, mas no dia 25 de março ele não saiu. Nós tínhamos dois documentos, um da Polícia Federal falando que ele não saiu, e um documento da instituição pública onde esse perito também trabalha, no sentido que ele compareceu no órgão na mesma data”, explicou o promotor Igor, em entrevista à imprensa na tarde desta sexta-feira, na sede da PC em Ipatinga.

Ainda segundo o promotor, há indícios de que foi cometido um novo crime e isso será apurado posteriormente. “Há indícios de um cometimento de um crime pelas partes envolvidas, para que houvesse um embaraçamento do processo, ou seja, a não realização do Júri no dia 25 de março”, enfatizou o promotor.

O acusado foi recolhido inicialmente à delegacia da Polícia Civil, onde prestou depoimento, e posteriormente, será remanejado ao Centro de Remanejamento Provisório (Ceresp) de Ipatinga, para aguardar o andamento do processo, agora, encarcerado.

Entenda o que diz a denúncia do MPMG

Na denúncia postulada pelo promotor Jonas Junio Linhares Costa Monteiro sustenta que, após atropelar a vítima no dia 24 de dezembro de 2022, Marcus Vinícius, que dirigia um Jeep Compass, fugiu do local sem prestar socorro.

“Conforme apurado nas investigações, ele estava bastante alterado com substâncias de efeito de alcoolemia, atingiu esse rapaz que estava indo prestar uma prova de um concurso público, e arrastou o corpo de uma forma muito violenta, além de, principalmente, omitir socorro, enquanto investigações mostram que ele tinha totais condições de prestar esse devido socorro. Esse rapaz estava vivo ainda, agonizou e veio a perder a vida depois”, afirmou o promotor.

A perícia da PC mostra que o Jeep Compass, que estava em direção a Coronel Fabriciano, tinha uma “velocidade significativamente acima da permitida, próxima ao dobro do limite da via”, quando colidiu contra a traseira da bicicleta conduzida pela vítima, que seguia no mesmo sentido, pelo acostamento da via.

Com o impacto, Vinícius Carlos Vieira sofreu lesões graves e foi arrastado pelo veículo. O corpo do jovem só foi encontrado cerca de 40 minutos depois do atropelamento, por um homem que passava pelo trecho rodoviário e viu a bicicleta destruída e caída na margem direita da via e o corpo localizado mais à frente no meio da vegetação.
Reprodução
O jovem Vinícius Carlos Vieira foi morto em dezembro de 2022 e família aguarda o Júri PopularO jovem Vinícius Carlos Vieira foi morto em dezembro de 2022 e família aguarda o Júri Popular

Inquérito mostrou que condutor passou a noite em uma casa noturna

A delegada Lívia Athayde de Oliveira, responsável pela delegacia de investigação de crimes de trânsito presidiu o inquérito na época e acrescentou o que ficou constatado oficialmente:

“Esse condutor fazia intercâmbio fora do país, ele estava recém-chegado ao Brasil e passou a noite em uma casa noturna, consumindo bebidas alcoólicas. E isso foi demonstrado nas investigações após o acidente. Fugir do local de um acidente é uma conduta muito mais grave. Na época a gente deu o cumprimento de mandado de prisão preventiva contra ele e busca e apreensão do veículo, que já estava dentro de uma oficina na tentativa de prejudicar a Justiça e destruir provas".

"Esse tumulto processual vem acontecendo desde o dia do episódio. Primeiro, o autor evadiu do local do acidente, não prestando socorro, ocultando o veículo automotor. Depois, a delegacia chegou a ter informações que o autor do crime iria sair do país para se eximir da responsabilidade penal que lhe cabia. O entendimento é que, ao dirigir embriagado, não fazer o pronto-atendimento à vítima, ele de fato assumiu isso de causar a morte da vítima, sim”, resumiu a delegada.

Júri está remarcado

A nova data do júri foi marcada para o dia 15 de maio, e ocorrerá na Comarca de Ipatinga, no plenário da Câmara Municipal, no Centro, com previsão de início às 8h30. Tudo indica que será um julgamento longo, com a possibilidade de terminar em outro dia.

Marcus Vinicius responderá por três crimes: pelo Código Penal, homicídio com dolo eventual (assumiu o risco do resultado morte) e pelo Código de Trânsito Brasileiro, omissão de socorro e fuga do local do acidente.
A denúncia destaca que o crime foi praticado mediante recurso que dificultou a defesa da vítima, uma vez que ela foi atingida pelas costas, sem qualquer possibilidade de reação ou de evitar o impacto. Veja, abaixo, vídeo com a íntegra da entrevista:

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Luiz Sinsero

28 de março, 2026 | 11:31

“Finalmente a justiça está começando a ser feita, a tragédia que esse filhinho de papai provocou é até pior que a provocada pelo cantor de Ipatinga, só que o cantor já está enjaulado desde o ano passado, não entendo porque o sujeito que atropelou, não prestou socorro, deixou a vítima agonizando até a morte, alcoolizado, e continuava livre, leve e solto.”

Roberto

28 de março, 2026 | 09:36

“Omissão de socorro e fuga do local do acidente, pena de 6 meses a um ano( ou multa), em ambas! Homicídio com dolo eventual, pena 6 a 20 anos! Se já tinham provas que ele bebeu, já eram pra ter enjaulada ele, a questão agora é saber quanto tempo ele vai ficar preso, é a diferença do que os advogados fazem, das provas da polícia para os agravantes em questão, e assim irão decidir que se ele fica pouco ou muito tempo na prisão, além que deve cumprir apenas um tempo da pena, por ser réu primário !”

Rodrigo

28 de março, 2026 | 08:52

“Deixa ele lá quietinho pra ele pensar e repensar uma pouco passou da hora”

Crispim

28 de março, 2026 | 07:23

“Graças a Deus que está preso podia ficar até o dia do julgamento tentando dribra a justiça ?, deu ruim filhinho de papai, fico pensando que pai é esse querendo provar a inocência do filho, ensina o filho a ser um irresponsável vc pode dirigir o carro nas suas noitadas, beber e usar drogas se dê qualquer coisa errada papai está aqui pra te defender, Ensinar seu filho a ser um homem de responsabilidade pai e não ser um homem deliguente.. Cadeia nele júri popular”

Jumento

27 de março, 2026 | 20:55

“E muito difícil, acreditar neste país. O povo vive deste estratagemas, lei gerson, e outros subterfúgios, o DEUS olhe por essa nação”

Cidadão Preocupado

27 de março, 2026 | 18:47

“Esse cara deve ser algum playboyzinho filho de algum cara rico da região porque se fosse filho de pobre já tava preso desde o primeiro dia que foi localizado”

Cidadao

27 de março, 2026 | 17:47

“me recuso a postar aqui , em respeito a familia dos dois , assassino e assassinado, os momentos finais da vida do rapaz na omissao do socorro , simplismente deixou sangrar ate a morte .O pai do assassino deveria tambem ser preso e enfrentar a justica pois sabendo do ocorrido amoitou o filhote e sabendo que o rapaz sangrava para morte nada fez.Covarde assassino!”

Filhinho de Papai

27 de março, 2026 | 16:13

“Até que enfim esse cretino foi preso f verdade.
Merece apodrecer muitos anos na cadeia.
No Instagram, depois de três meses da morte do rapaz, ele posta e leva uma vida normal.”

Envie seu Comentário