12 de janeiro, de 2026 | 16:45
Mais uma vez, concessionária interdita acesso rural à BR-381 em Santana do Paraíso
Após os moradores da comunidade rural de Boachazinho, em Santana do Paraíso, abrirem o acesso de uma estrada vicinal à BR-381, que havia sido interditado de forma unilateral pela Nova 381, ele foi novamente bloqueado pela concessionária. O acesso havia sido fechado pela empresa em dezembro e, depois de muita revolta e reclamação, os próprios moradores retiraram o bloqueio neste fim de semana, mas ele foi prontamente restabelecido pela empresa.
O responsável interino pela Associação Rural Boachazinho, Altair de Souza Alves, em entrevista ao Diário do Aço, relatou que logo após os residentes terem retirado o bloqueio da estrada, no sábado (10), a concessionária chamou a Polícia Rodoviária Federal.
Foi feito um acordo verbal que iria permanecer aberto até que a situação fosse resolvida. Porém, minutos depois apareceu o advogado da concessionária e mandou fechar novamente, dizendo que estava no direito da empresa. E assim foi feito”, detalhou.
Ele acrescentou que os funcionários chegaram e fecharam o local, que permanece interditado. O advogado disse que iria levar o caso à diretoria da concessionária em Belo Horizonte, e que nos daria um retorno. Estamos aguardando. Nossa intenção é entrar na Justiça se não houver um acordo”, afirmou.
Sem diálogo
Os moradores da comunidade, que pertence a Santana do Paraíso e fica próxima ao limite do município com Belo Oriente, alegaram não terem sido consultados pela concessionária sobre o fechamento desde o princípio.
Conforme já publicado pelo jornal, o acesso fechado liga propriedades rurais e chácaras localizadas às margens da linha férrea e corta uma área de eucalipto pertencente à Cenibra. A via, conforme a comunidade, sempre foi utilizada como caminho principal para chegar às residências, propriedades e serviços essenciais, como saúde e trabalho.
Acesso irregular
Em nota enviada no fim da tarde desta segunda, a Nova 381 informou que o acesso fechado é irregular e não atende aos critérios de segurança exigidos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Após vistoria técnica, foi definido o fechamento como medida essencial à preservação da integridade física do usuário da BR-381. A concessionária reforça que não há comprometimento da mobilidade de moradores da área rural, que dispõem de rotas alternativas seguras e regulares para acessar o eixo principal da BR-381”, detalha a nota.
A empresa conclui afirmando que todas as intervenções realizadas na rodovia seguem critérios técnicos, normativos e operacionais, sempre com foco na segurança coletiva”.
Já publicado:
-Acesso rural à BR-381 em Santana do Paraíso que havia sido interditado é aberto por moradores
-Moradores denunciam fechamento de acesso rural à BR-381 em Santana do Paraíso após implantação de pedágio pela Nova 381
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]



















