CAMARA IPATINGA OUVIDORIA 728X90

09 de dezembro, de 2025 | 15:57

Cidades do Vale do Aço recebem equipamentos de infraestrutura rural

Os equipamentos foram entregues pelo Governo de Minas com investimento de cerca de R$ 90 milhões, provenientes do Acordo de Reparação do Rio Doce

Dirceu Aurélio/Imprensa MG
Bruno Morato, prefeito de Santana do Paraíso, esteve presente na cerimônia de entregaBruno Morato, prefeito de Santana do Paraíso, esteve presente na cerimônia de entrega

Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Dezoito municípios que integram o Vale do Aço e seu Colar Metropolitano receberam do governo de Minas equipamentos agrícolas. A cerimônia de entrega ocorreu na manhã desta terça-feira (9), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Os maquinários foram adquiridos por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG).

O investimento foi na ordem de cerca de R$ 90 milhões, provenientes do Acordo de Reparação do Rio Doce, na aquisição dos equipamentos. O acordo está relacionado à reparação de estragos provocados pela catástrofe da mineração em Mariana, no dia 5 de novembro de 2015.

Entre as ações pactuadas está a aplicação de recursos para a aquisição de maquinário para recuperação de estradas vicinais e promoção à adequação de infraestrutura em áreas rurais.

"Entregar estes maquinários é sinônimo de prosperidade para 38 municípios que foram tão prejudicados com a tragédia de Mariana. Este é apenas um passo para o recomeço de muitas dessas cidades. É assim que nossa gestão funciona, trabalhando junto aos prefeitos, que sabem que têm as portas abertas aqui, que são respeitados e ouvidos em prol de melhorias para a vida dos mineiros", destacou o governador Romeu Zema (Novo).

Foram comprados 23 caminhões-pipa, 30 caminhões toco-caçamba de 12 metros cúbicos, 29 pás carregadeiras, 29 motoniveladoras, 24 rolos compactadores, 6 tratores agrícolas, 30 retroescavadeiras e 19 caminhões toco-caçamba de 6 metros cúbicos.

Municípios contemplados
Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo, que foram a Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), tiveram acesso ao benefício.

Também foram contempladas as cidades de Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Bugre, Caratinga, Córrego Novo, Dionísio, Iapu, Ipaba, Marliéria, Naque, Periquito, Pingo-d'Água, São José do Goiabal e Sobrália.

Outros municípios atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão, em 2015, em Mariana, também tiveram direito a receber o maquinário, dentre eles: Aimorés, Alpercata, Barra Longa, Conselheiro Pena, Fernandes Tourinho, Galileia, Governador Valadares, Itueta, Mariana, Ouro Preto, Ponte Nova, Raul Soares, Resplendor, Rio Casca, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, São Domingos da Prata, São Pedro dos Ferros, Sem-Peixe, e Tumiritinga.

Acordo de Reparação
O Acordo de Reparação do Rio Doce foi assinado em outubro de 2024 pelos governos de Minas Gerais, Espírito Santo e Federal, os Ministérios Públicos Federal e estaduais, as Defensorias Públicas da União e estaduais e as empresas Samarco, Vale e BHP Billiton.

A repactuação definiu um novo modelo, mais eficaz, com maior controle público e definição de medidas efetivas e amplas para a reparação dos estados, municípios, regiões e pessoas atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão.
A prestação de contas das ações executadas em Minas Gerais, neste período de um ano do Acordo de Reparação do Rio Doce está disponível no site da Seplag-MG. (Com informações de Agência Minas)

Belo Oriente
O kit recebido por Belo Oriente é composto por: 1 retroescavadeira, 1 rolo compactador, 1 pá carregadeira, 1 caminhão truck e 1 caminhão toco. O prefeito Joãozinho Hemétrio ressaltou a importância da iniciativa para o desenvolvimento municipal. “Este kit representa mais força de trabalho e mais capacidade de cuidar das pessoas. Belo Oriente segue sendo prioridade na agenda de reparação e desenvolvimento dos municípios que integram a calha do Rio Doce. Nosso compromisso é continuar avançando com responsabilidade para construir uma cidade cada vez melhor para todos”, destacou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário