
09 de outubro, de 2025 | 08:45
Ex-chefe da Defesa Civil assume Secretaria de Segurança e Ordem Pública em Timóteo
Divulgação
A Defesa Civil deixa a Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente e passa a integrar a nova pasta

Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Criada em janeiro pela atual gestão de Timóteo, a Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (SMSOP) terá como secretário Joel Faria Mafra Junior, conforme Portaria nº 876, publicada no Diário Oficial de 6/10. Mafra estava no cargo de chefe da Defesa Civil do município e pertenceu ao Corpo de Bombeiros Militar. Apesar da nova pasta existir desde janeiro, somente em janeiro foi nomeado o titular.
A criação da nova pasta já era prevista no Projeto de Lei 4.629, também apelidado de minirreforma administrativa”, levado à Câmara Municipal no início do ano e aprovado pelos vereadores. O documento dispõe sobre a Estrutura Organizacional da Administração Pública do Município de Timóteo. Com isso, a Defesa Civil, por exemplo, deixou de fazer parte da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente.
Desejo antigo
O prefeito Vitor Prado (Republicanos) construiu sua carreira na Polícia Militar e entrou para a Reserva da instituição meses antes de se colocar como pré-candidato ao pleito de 2024. Em entrevista ao Diário do Aço, ainda no mês de outubro do ano passado, antes de assumir o cargo de prefeito, ele externou seu desejo de não só criar uma secretaria específica para tratar dos assuntos relacionados à segurança, mas também avaliava a possibilidade da formação de uma Guarda Municipal, a exemplo de Ipatinga.
A SMSOP terá diversas atribuições, dentre elas, promover a defesa dos direitos do cidadão e da normalidade social; preservar a ordem pública; ampliar ações de prevenção e repressão à criminalidade e de prevenção e controle de sinistro; exercer as atribuições de polícia administrativa e de fiscalização de atividades potencialmente danosas; apoiar as ações de Defesa Civil; assegurar, por atuação conjunta dos seus órgãos de segurança, a execução das políticas públicas de prevenção; administrar recursos humanos e materiais destinados à segurança pública municipal; coordenar e apoiar a resposta a situações de emergência, como desastres naturais, tumultos e outros eventos que comprometam a ordem pública; e desenvolver e implementar planos de contingência e de resposta rápida para situações de crise na cidade.
Composição da pasta
Dentro da Secretaria haverá ainda a Subsecretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, Gerência de Segurança Pública e Ordem Pública, Coordenação de Segurança Pública, Coordenação de Ordem Pública, Chefia de Vigilância Patrimonial, Subsecretaria de Habitação e Defesa Civil Subgerência de Defesa Civil, Chefia de Assistência da Defesa Civil, Subsecretaria de Mobilidade Urbana, Subgerência de Trânsito, Coordenadoria de Serviços Concedidos, Coordenadoria de Transporte Público, Chefia de Fiscalização de Trânsito e Chefia Administrativa do Jari.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]