22 de outubro, de 2024 | 08:35
Capitão Vitor, prefeito eleito em Timóteo, fala sobre criação de Guarda Municipal e Secretaria de Segurança
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do AçoO prefeito eleito em Timóteo, Capitão Vitor Prado (Republicanos), e seu vice, Marcelo Martins (PMB), estarão à frente da gestão do município a partir de janeiro de 2025. Nas eleições de 6 de outubro, a chapa recebeu 14.332 votos (33,81%). Estreante na política, Vitor explicou quais serão suas futuras ações à frente do município.
Ele informou que o processo de transição começa hoje (22/10). Eu queria agradecer ao Douglas, que é o prefeito atual. Nós já oficiamos a nossa equipe de transição. Eu farei um encontro para conversarmos com a equipe dele, e vai ser de uma forma muito tranquila. Anteriormente, a transição era muito mais urgente e necessária porque as coisas eram muito no papel. Hoje os dados e contratos estão muito expostos. Em pouco tempo, o profissional da gestão pública consegue chegar, se adaptar, e começar a trabalhar em menos tempo do que antigamente. Eu não vejo dificuldade nenhuma, é uma transição tranquila”, afirmou durante entrevista exclusiva ao Diário do Aço nesta segunda-feira (21).
Secretaria e Guarda Municipal
Em relação à segurança pública, área em que Capitão Vitor construiu sua carreira na Polícia Militar de Minas Gerais, e da qual amplo conhecimento operacional, será avaliada a criação de uma pasta específica para tratar dos assuntos relacionados e, posteriormente, a possibilidade da formação de uma Guarda Municipal, assim como ocorreu em Ipatinga.
Se tiver condições orçamentárias, criar a Secretaria de Segurança Pública. Pensar em criar a nossa Guarda Civil Municipal, para que nós possamos dar suporte à Polícia Militar, à Polícia Civil com viaturas, com o pessoal bem treinado. Eu posso citar como exemplo o Parque Ipanema, que após a Guarda Civil Municipal, as pessoas têm falado que têm se sentido mais segura”, revelou.
Mas para além disso, Capitão Vitor explicou o seu desejo de trabalhar com o público jovem para que eles não sejam aliciados pelo crime organizado, e consequentemente, os índices de crimes possam efetivamente diminuir.
Nós sabemos que menos de 8% dos homicídios são efetivamente investigados e elucidados. Nós sabemos que os crimes de roubo são da mesma forma. Isso faz com que o criminoso faça uma análise, e resolva cometer o crime contando com a impunidade. Isso eu vejo como uma problemática que não é de um município, é de uma questão de legislação, que é do Congresso Nacional e da União”, apontou. Se você trabalhar o jovem, ele não for aliciado, e der oportunidade para ele descobrir o talento dele e ele não se tornar um criminoso, você vai reduzir o crime de uma forma efetiva, porque o nosso jovem, o nosso cidadão, deixou de ser criminoso e não precisou de algemas. Então o município pode trabalhar nesse viés, principalmente com a escola de tempo integral, com projetos, tanto na área educacional quanto na área profissional, para que ele realmente possa ter o primeiro emprego, e não fazer essa análise que deve ir, por exemplo, para o lado do crime”, declarou
Secretariado técnico
Perguntado sobre os possíveis nomes que assumirão as pastas do município, o prefeito eleito informou que os escolhidos serão revelados mais à frente, mas que a seleção será baseada, sobretudo, no conhecimento de cada um.
A gente vai anunciar essa equipe bem mais à frente, porque ainda pode haver muitas mudanças. Queremos colocar nomes técnicos, não queremos colocar pessoas simplesmente por ser um político, por ser um amigo, parente do amigo. Pode até ser, mas que essa pessoa tenha capacidade para o cargo”, resumiu.
Prioridade e potencialidades
Capitão Vitor relatou que, conforme pesquisas feitas e diálogos com moradores durante o período de campanha, foi verificado que o maior anseio da comunidade é a melhoria da qualidade do serviço prestado na área da saúde.
O foco nos primeiros dias de governo é na saúde e colocar a casa em ordem, fazer caixa e planejar aquelas medidas que não são tão urgentes para serem iniciadas assim que possível”, afirmou.
Quanto à atração de empregos e empresas, Vitor destacou os problemas de infraestrutura, sobretudo rodoviária e que é necessário ter um secretário de desenvolvimento econômico forte capaz de buscar e vender” as possibilidades de Timóteo para os investidores.
Nós temos que repaginar o nosso Distrito Industrial, temos que criar o Distrito Industrial 2, temos muitas coisas a fazer para atrair os nossos investidores para Timóteo”, pontuou. O futuro prefeito frisou ainda a capacidade de oferecer serviços relacionados ao turismo e hotelaria, e como isso tem sido pouco explorado nos últimos anos.
Eu vejo que nós temos que buscar parcerias públicas e privadas. Nós temos, por exemplo, o pico do Ibituruna, que é muito bem explorado, o pico da Bandeira que é explorado, e nós temos um pico do Ana Moura que não é explorado. Já foi bem utilizado para voos, nós tivemos pistas de alpinismo que [hoje] estão abandonadas. O Forno Hoffman, que está em [processo de] tombamento, com parcerias com o privado, talvez tivesse sendo utilizado de uma forma vantajosa, gerando receitas para o município. Temos um percentual interessante do Parque Estadual do Rio Doce no nosso município, então a rede hoteleira poderia fazer essa recepção para esses pontos turísticos da cidade, para levar ao parque, nós temos igrejas bonitas, tantas outras oportunidades de negócios”, projetou.
Leia também:
-Capitão Vitor aponta a possibilidade de o município assumir a gestão do hospital
-Capitão Vitor é eleito prefeito de Timóteo
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Roberto
22 de outubro, 2024 | 23:53Os servidores municipais já estão com os salários defasados, e sempre alegam que não tem dinheiro para aumento e sempre só dão correção da inflação, e ainda os servidores estão com um déficit de 7 porcento de perda onde não teve aumento em um determinado ano e a atual administração não cumpriu os acordos de outras administração de pagar o que tinha ficado para trás! E teve vários concursos para diversas áreas do quadro permanente e criou outros cargos ! E assim vão desvalorizando os servidores em relação aos seus salários, e aumentando mais despesas , e assim como a atual administração tenha feito uma administração boa, não foi boa comnos salários da maioria dos funcionários, ficando assim de fora dos próximos 4 anos!”
Tião Aranha
22 de outubro, 2024 | 17:54"Se tiver condições orçamentárias". Falou tudo, pois já temos a guarda municipal de trânsito, que não fica barato não. Mas, o que vai pegar mesmo é a questão da poluição da cidade, pois ninguém é bobo de querer bater de frente com Empresa. Outra questão será na transição, pois em todo Brasil, as prefeituras receberam muita verba federal pra gastar com a Saúde. E é numa hora dessa é que o secretário é que sofre durante a prestação de contas. Nada mais digo! Rs.”
Gilmara
22 de outubro, 2024 | 15:48Mas em Timóteo não tem parque Ipanema, então não precisa de GCM, só serve para guardar patrimônio.”
Rodrigo
22 de outubro, 2024 | 08:42Então, mudanças climáticas são reais, acreditando ou não. Pantanal pegando fogo, Amazônia pegando fogo, SP pegando fogo e o Vale do Aço incendiado.
A eleição municipal aconteceu no domingo retrasado e o tema ambiental ( mudanças climáticas ) não foi discutido pelos candidatos, mas deveria ter sido um tema central no debate público.
O Ambientalistalismo deixou de ser coisa de bicho grilo, agora é sobrevivência da "raça humana"!!Conclusão: precisamos de um robusto projeto de reflorestamento urbano/rural no Vale do Aço, plantar centenas( CENTENAS!!! )de milhares de árvores.Uma nobre tarefa para os vereadores,prefeitos e siderúrgicas da nossa região.”