
07 de outubro, de 2025 | 08:50
PRF irá gerir multas dos novos radares na BR-381
Instalação dos equipamentos deve começar ainda em 2025 e será concluída até o primeiro trimestre do próximo ano
Arquivo DA
Rodovia já conta com controladores de velocidade em diversos pontos, inclusive no Vale do Aço

Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Ainda este ano, a BR-381, entre Governador Valadares e Caeté, trecho sob concessão da iniciativa privada, deve começar a receber os novos radares fixos. Ao todo, são 70 pontos críticos mapeados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que receberão o equipamento de controle de velocidade.
Iniciaremos no fim desse ano e até no máximo no início do ano que vem, será a [conclusão da] instalação dos radares fixos na BR-381”, garantiu Diego Dutra, gerente de operações da Nova 381, empresa que administra a rodovia, em entrevista exclusiva ao Diário do Aço.
Conforme Diego, o processo de aplicação das multas será feito pelo órgão de segurança pública federal. A PRF já nos enviou uma lista, nós iremos instalar aproximadamente 70 pontos de radares fixos na BR-381. São radares que são geridos pela Polícia Rodoviária Federal. A concessionária faz a instalação dos equipamentos e a gestão de multa é com a Polícia Rodoviária Federal”, explicou.
Prazos
O Diário do Aço também apurou que o estudo para a instalação dos radares tem vigência de cinco anos, e próximo do vencimento do prazo, será feita outra análise técnica para avaliar a necessidade de implantar o equipamento em mais locais e se os que estiverem em funcionamento devem permanecer ou serem retirados.
Rodovia da morte
Tanto a ANTT quanto a PRF consideram a implantação dos controladores de velocidade como uma forma de evitar que ocorram acidentes graves, sobretudo, com o avanço da duplicação.
Na entrevista, Diego Dutra fez um apelo para que os motoristas dirijam com prudência pela rodovia. Conforme o gerente, somando as atitudes responsáveis dos condutores, as melhorias já concluídas e as obras de duplicação, a BR-381 deixará de ser a rodovia da morte.
A gente ainda continua tendo acidente. Por quê? Que a gente precisa de uma pecinha fundamental na comunidade do trânsito, que é aquela que está sentada entre o volante do carro e o banco, que é o motorista. Faça uma direção tranquila, segura, atento, não conectado ao celular, mas conectado à direção. A concessionária cuida da infraestrutura, mas do outro lado é o usuário que precisa dirigir com atenção, com prudência, para que aí sim a gente consiga mudar a história dessa rodovia”, reforçou Dutra.
Para o gerente de operações, a história da rodovia já começou a mudar com pista nova, trechos duplicados entregues e nova sinalização para dar mais segurança no fluxo de veículos à noite. [Era] uma rodovia totalmente precarizada, sem sinalização, então hoje os usuários já rodam numa rodovia diferente, e em oito anos, que é onde nós iremos entregar a rodovia duplicada e sim, será uma obra transformadora, mas não tem como ter uma grande rodovia sem também ter um usuário que faça uma direção segura”, completou.
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