29 de agosto, de 2025 | 09:40
Sob concessão, BR-381 terá instalação de novos 70 radares
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Há uma previsão para que ainda este ano sejam implantados 70 radares ao longo da BR-381, entre Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, segmento sob concessão à iniciativa privada. No Vale do Aço, conforme apurado pelo Diário do Aço, devem ser acomodados 9 destes equipamentos.
A justificativa se dá pelo fato de que com a pista recapeada, sinalizada e duplicada, aumenta a possibilidade de condutores abusarem da velocidade. Tal comportamento muda inclusive, as possíveis formas de acidente.
Esses são os riscos que a gente sempre fala em todas as concessões, a melhoria traz uma sensação de segurança maior e a tendência muitas vezes é que os motoristas realmente acelerarem um pouco, isso às vezes até inverte um tipo de acidente para outros. Às vezes a gente deixa de ter colisões frontais, mas tem acidentes de saÍda de pista ou colisões com objetos fixos e a gente precisa evitar isso, então a gente tem que estar de olho, por esse motivo a gente trabalha em conjunto para fazer o mais rápido possÍvel os estudos para a aplicação, a implementação dos radares antigos e dos radares novos, afirmou Fábio Henrique Silva Jardim, superintendente PRF em Minas Gerais, durante entrevista
Radares já previstos
O processo está previsto em contrato e a aquisição dos controladores de velocidade deve ser concluída por parte da Nova 381, empresa que administra o trecho, nos próximos dois meses. Com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foram mapeados 70 pontos críticos e que devem receber o dispositivo.
É comum quando você melhora a condição de asfalto, a condição de sinalização, há uma sensação de segurança e às vezes alguns motoristas abusam da velocidade. Nós temos no contrato de concessão a obrigação de um estudo de velocidade e implantação de controladores de velocidade. Isso já está em andamento e a gente acredita que nos por dois meses a gente consiga implementar aqui controladores de velocidade. Logicamente que isso vai ser monitorado. Esperamos que os motoristas se comportem, e a questão da educação também é muito difundida pela ANTT e pela Polícia Rodoviária Federal. Mas temos sim um trabalho já em andamento para a implantação de controladores de velocidade, explicou Marcelo Alcides, coordenador regional de fiscalização da ANTT.
Matheus Valadares
Estrutura do pórtico de pedágio já está instalada em Jaguaraçu e cobrança deve começar ainda este ano
Estrutura do pórtico de pedágio já está instalada em Jaguaraçu e cobrança deve começar ainda este anoAinda segundo Marcelo, o fato do trecho estar sob administração de empresa privada garante celeridade no processo de aquisição. Caso fosse sob responsabilidade federal, haveria a necessidade de instalar um processo licitatório.
A vantagem de uma rodovia administrada por uma concessionária é a velocidade na resposta para soluções como essa, para problemas como esse. Então não é necessário [publicar edital], a própria concessionária já tem estabelecido em contrato que tem que fazer essa implementação. Isso faz parte do processo, isso já está dentro das suas obrigações. A gente entende que vai ser uma resposta rápida ", finalizou Alcides.
Pórticos de pedágios já são montados no Vale do Aço
A Nova 381 já iniciou a instalação do pórtico de pedágio em Jaguaraçu. A expectativa é que a cobrança, assim como em Belo Oriente e Governador Valadares, inicie em novembro.Já em Caeté e João Monlevade, no Médio Piracicaba, a tarifação terá início no mês de setembro, conforme já noticiado pelo Diário do Aço.
Os valores das tarifas devem ficar próximos aos valores referencias de R$ 12 ou R$ 14, conforme explicação de Diego Dutra, gerente de operações da Nova 381, durante entrevista concedida à Itatiaia.
O que é pedágio eletrônico?
A ferramenta também conhecida como Free Flow (passagem livre) é operada por pórticos que possuem um sistema de câmeras, antenas e sensores, permitindo que os usuários sigam viagem sem precisar parar em cabines ou reduzir a velocidade. Ele substitui as praças convencionais, excluindo a necessidade de pagar os valores in-loco.
No sistema de pedagiamento eletrônico, os veículos são identificados de duas formas pelo pórtico: Com a etiqueta eletrônica (TAG) utilizada no veículo; ou pela placa do veículo.
A Nova 381 deve divulgar nos próximos meses a forma de adquirir uma etiqueta eletrônica. Via de regra, o usuário/consumidor poderá adquirir a etiqueta eletrônica para pagamento da tarifa de pedágio com possibilidade de desconto gradual de acordo com a frequência do uso.
Pagamento
Após o veículo passar pelo pórtico, o valor do pedágio fica disponível para pagamento em até 48 horas. O motorista tem até 30 dias corridos para fazer o pagamento da passagem. Caso isso não ocorra, será considerado evasão de pedágio eletrônico, que por sua vez acarreta em multa e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A multa por evasão é de R$ 195,23 e perda de 5 pontos na CNH, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
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Marcio Luiz
01 de setembro, 2025 | 22:14Absurdo colocar 70 radares ! Quantos acidentes teve nesses 3 anos na pista duplicada entre caete e Barão de Cocais . Praticamente nao teve e o que teve foi problema mecânico de caminhão. Basta colocar limite de velocidade de 110 km . Obs: a pista ainda tem rachaduras e cabeceira de ponte com lombada perigosas. Nao pode cobrar pedágio agora .”
Cabrabão
31 de agosto, 2025 | 09:03Resposta da IA. Sobre se a colocação de radares reduzem acidentes nas estradas.
Você trouxe uma pergunta fundamental sobre segurança viária no Brasil ? e a resposta, baseada em dados e estudos, é que sim, há comprovação estatística de que a instalação de radares nas estradas reduz o número de acidentes (e frequentemente sua gravidade). Veja abaixo:
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Evidências no Brasil
1. Rodovias estaduais de Minas Gerais (DER?MG)
Trechos com radares eletrônicos apresentaram uma redução de 77% nos acidentes entre 2011 e 2022, caindo de 22?mil para 5?mil sinistros.
Um estudo mais antigo, de 2010?2011, mostrou uma queda de 35,08% nos acidentes e 32,11% nas pessoas envolvidas, após instalação de 95 radares nas rodovias mineiras.
2. Rodovias federais (dados da Folha de S. Paulo, com base em dados da PRF)
A instalação de radares resultou em uma redução média de 21,7% nas mortes e de 15% nos acidentes nos trechos analisados.
Em 72% dos quilômetros estudados, houve queda no número de mortes. Em 28%, as mortes aumentaram ? possível sinal de locais que exigem ajustes complementares, como sinalização ou infraestrutura viária.
3. Consequências da retirada de radares
Após a política de redução de radares em 2019, houve aumento de 15% nas mortes mensais em rodovias federais (comparação entre agosto?dezembro de 2019 em relação ao mesmo período de 2018), e um salto de 132,6% em acidentes com mortos ou feridos no período.
Outros indicativos apontam que a retirada dos equipamentos tende a deixar os trechos mais letais ? mesmo que o número total de sinistros caia levemente.
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Evidências internacionais e em âmbito global
Uma metanálise Cochrane de 2010 mostrou que radares de velocidade reduzem:
8% a 49% de todos os acidentes, com maioria oscila entre 14?25%;
8% a 50% de acidentes com feridos;
11% a 44% dos acidentes graves ou fatais nas proximidades dos radares.
No Reino Unido, a redução de acidentes com feridos chegou a 22%, e mortes ou ferimentos graves, 42%.
Há ainda projeções de que adicionar 1.000 radares ao sistema viário britânico poderia salvar até 190 vidas por ano.
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Resumo comparativo
Contexto / Local Redução observada
Minas Gerais (DER?MG, 2011?2022) 77% menos acidentes
Minas Gerais (2010?2011, estudo DER?MG) 35% menos acidentes /?32% menos pessoas envolvidas
Rodovias federais (Folha/PRF) 21,7% menos mortes /?15% menos acidentes
Após retirada de radares (2019) +15% em mortes mensais /?+132,6% acidentes com feridos ou mortes
Estudos Cochrane (internacional) 8?49% menos acidentes /?11?44% menos graves ou fatais
Reino Unido (DOT estudo) 22% menos feridos /?42% menos graves/fatais
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Conclusão
Sim, há comprovação estatística robusta de que a instalação de radares reduz acidentes, mortes e ferimentos graves nas estradas brasileiras.
Dados estaduais (Minas Gerais) mostram reduções impactantes.
Dados federais reforçam essa tendência, ainda que a efetividade possa variar conforme região e infraestrutura.
Estudos internacionais reforçam os resultados observados no Brasil, com reduções significativas em acidentes graves em diferentes contextos.
A retirada ou redução da presença dos radares tende a aumentar a gravidade dos acidentes, mesmo que o número de sinistros caia levemente. Isso indica que controlar a velocidade não só evita colisões, mas também reduz sua gravidade.”
Allan Atila Balbi de Paula
31 de agosto, 2025 | 07:42Bobeou, piscou o olho, levou multa.
Pergunta para os defensores dos radarzinhos, nos paises de ponta eles melhoram a rodovia e deixam a velocidade livre ou enchem de radar?
Soube que na Alemanha um cidadao pode andar a 130 km por hora. Radares nao melhoram acidentes, so trazem mais indignação ao contribuinte. Enfim pra isso existe a Mg135( sete lagoas/. Montes claros, estava pensando em voltar a andar na 381 para subir e descer do nordeste, mas com esse tanto de radar a probabilidade de levar multa aumenta em 70/1.
Vou optar pela mg 135”
Adair
30 de agosto, 2025 | 21:42Pouca vergonha , kd a fluidez do trânsito, antes a estrada era ruim trânsito não andava, agora estrada mais ou menos coloca 70 radar que piada, tudo em nome da velocidade, então porque a lei permite construírem veículos que tem alto desempenho .”
Marco
30 de agosto, 2025 | 12:11Isso mesmo... 70 Radares?
Valadares a Caeté: 290km
290 / 70 radares: 01 radar a cada 4,14km?
será que o entendimento é este mesmo?”
Fernando Cabral
30 de agosto, 2025 | 10:54Sou a favor da instalação de radares, que são instrumentos indispensáveis para a redução de acidentes e de mortes no trânsito. Para quem fica reclamando de uma suposta indústria de multas, basta andar dentro da velocidade e com atenção no trânsito. Muito simples!”
Rodrigo
30 de agosto, 2025 | 10:07ChatGPT, uma pergunta objetiva:
radares diminuem mortes por acidentes em rodovias? Existe trabalho científico publicado sobre o tema?”
Pablo
30 de agosto, 2025 | 09:4370 radares??? Pedagio esse mês? Pista não totalmente duplicada? Que vergonha ? tá claro a matrifusia. Coitados dos motoristas”
Emerson Renato Valentim
30 de agosto, 2025 | 08:45Até agora fizeram uma maquiagem na pista e já vão cobrar pedágio, e como a ganância é muita vão encher de radares com baixa velocidade para arrecadar mais. E ainda dizem estar preocupado com sua vida.”
Edilmar Oliveira de Carvalho
30 de agosto, 2025 | 08:09Considerando que a cobrança do pedágio será eletrônica não havendo necessidade de contratação de pessoal para trabalhar a concessionária poderá cobrar uma tarifa mais barata.
EDILMAR Carvalho, de Governador Valadares MG”
Washington
30 de agosto, 2025 | 07:43Esta ideia tem dois sentidos para mim. Concordo sim com radares em muitos locais, mas a muita pista que a velocidade e 110 km/h, com este numero, ai nem vai dar para andar a 70, ai acho que para mim e mais uma forma de angariar fundos do que seguranca, com tantos radars irao recuperar rapido o dinheiro gasto. Enpode esperar radar de 30,40 km por hora.”
Um Ser Alguém
30 de agosto, 2025 | 07:33Desse jeito, vai todo mundo passar pelo cava grande e pegar a outra BR pra ir em BH”
Flávio Barony
29 de agosto, 2025 | 19:18Desde que devidamente sinalizados, concordo em colocar até mais do que 70 radares. Se a falta de consciência imperar ao volante, em nada resolverá duplicar, triplicar ou até quadruplicar as vias. O trânsito não é o local para correr contra o tempo para cumprimento da agenda do dia!”
Célio Dias da Silveira
29 de agosto, 2025 | 13:47EU SOU A FAVOR DE INSTALAÇÃO DE RADARES PORQUE, O BRASILEIRO É MUITO MAL EDUCADO. MUITOS PERDEM A VIDA POR CONTA DE MOTORISTAS IRRESPONSÁVEIS. POR MIM, DEVERIA CRAVAR UMA VELOCIDADE ÚNICA EM TODO TRECHO E COM RADAR ,80 KM/H. AÍ SIM, DIMINUIRIA OS ACIDENTES !”
Luiz Sinsero.
29 de agosto, 2025 | 13:06Sei não, com essa quantidade de radares com certeza o tempo de viagem de Ipatinga a BH será maior do que é hoje e custo $ também.”
Juarez
29 de agosto, 2025 | 11:35Puts, é o seguinte: a BR-381 agora é tapete, mas, com 70 radares a mais, a parada é clara. A gente melhora a pista, mas o que parece que vai decolar mesmo são as multas. o que era pra ser segurança virou um negócio, e a empresa de radar tá prestes a fazer a festa. A pergunta que fica é: tão pensando na gente ou no próprio bolso? Porque, no fim das contas, a multa é a única coisa que faz o brasileiro respeitar o trânsito de verdade.
Que dilema.”
Vai Ficar Salgado
29 de agosto, 2025 | 11:22Pra quem viaja com frequencia a bh, vai pesar muito com estes valores de pedágios previstos. Não adianta falar que vai de ônibus, porque estes também terão que aumentar o preço das passagens.”
Justiceiro
29 de agosto, 2025 | 10:35Oque mais assusta e o vale do aço ter nove radar sendo que a grande maioria dos radares deve ser instalada no trecho urbano de ipatinga sendo esta a única cidade cortado ao meio pela rodovia com aproximadamente 13 km de extensão levando em conta que ipatinga tem uma grande frota de veículos a indústria da multa vai faturar alto principalmente se colocar o limite de velocidade abaixo de 70 km horas”
Mura
29 de agosto, 2025 | 10:22Mas tem que ser assim mesmo, pq o brasileiro não sabe ter respeito no trânsito... só querem acelerar e girar o volante. Tem que multar mesmo e aumentar os valores.”
Pensando Aqui
29 de agosto, 2025 | 09:58Cheirinho de indústria da multa!!!
Considerando um trecho aproximado de 270 km, e 35 radares para cada sentido da pista isso da na media uns 8 km de distância de cada radar.
Pasmem!!!! Não só isso.
Como já defino o número de radar se nem estudo tem ainda.esperem para ver radares de 30 km/ hora em pista duplicada porque os prefeitinhos querem um pedacinho de sua infração por distração, até rimou!!!!!!”