22 de agosto, de 2025 | 15:45

Cobrança de pedágios na BR-381 deve começar em setembro, afirma diretor de operações

FlyShow/Reprodução vídeo/Youtube
Cobrança de pedágio em João Monlevade já deve começar em setembroCobrança de pedágio em João Monlevade já deve começar em setembro
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
A Nova 381, empresa que administra a BR-381 entre Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, planeja iniciar a cobrança das tarifas de pedágios em dois pontos já no próximo mês. Havia expectativa que os valores só fossem cobrados a partir do início de 2026, no entanto, a empresa entende que os trabalhos já concluídos nos trechos entre o Médio Piracicaba e a capital mineira a credencia a efetuar as cobranças em Caeté e João Monlevade, onde a estrutura do pedágio eletrônico já está concluída.

“Essas praças foram implantadas porque no trecho de Caeté, até João Monlevade, Nova Era, nós já fizemos uma reforma da rodovia, uma reforma importante. A rodovia estava totalmente degradada, com muitos problemas, nós conseguimos fazer a reforma, como previsto no contrato de concessão”, afirmou Diego Dutra, gerente de operações da Nova 381, em entrevista à Rádio Itatiaia na manhã desta sexta-feira (22). “Essas duas praças, de Monlevade e Caeté, a gente acredita, que provavelmente no final de setembro a gente já tenha essa autorização de cobrança do pedágio para iniciar a arrecadação dos investimentos da rodovia, que são previstos mais de R$ 9,5 bilhões de investimentos”, completou.

Mais três
O sistema eletrônico de pedágios será instalado em outros três pontos: Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares. Quanto a esses, a cobrança deve ser iniciada no mês de novembro. A data exata para o início da tarifação depende de autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que fará uma auditoria na rodovia.

Valores
Questionado sobre os valores das tarifas, Diego respondeu que também depende da definição da ANTT, mas estipulou os possíveis preços. “Esse valor do pedágio, quando a ANTT fizer a autorização, será divulgado. No contrato de concessão temos valores referenciais, de R$ 12 ou R$ 14, a partir desses valores a Agência fará os cálculos. Ficará muito próximo disso. É o que está estipulado no contrato”, pontuou o gerente da concessionária.

Modelo tarifário
Conforme já divulgado pelo Diário do Aço, a cobrança de pedágio ao longo da BR-381 seguirá um modelo tarifário baseado na categoria dos veículos, número de eixos e tipo de rodagem, conforme previsto no contrato assinado entre a ANTT e a concessionária Nova 381. O valor base será de R$ 0,18210 por quilômetro para veículos de categoria 1, e estará sujeito a atualizações anuais com base na inflação (IPCA).

“O cálculo do pedágio da rodovia é uma conta muito simples, é o custo da rodovia dividido pela quantidade de pessoas que passam. Quanto mais pessoas pagam o pedágio, menor a tarifa. Quanto menos pessoas pagam o pedágio, maior a tarifa. Todos pedágios são totalmente auditados, acompanhados e controlados pelos órgãos federais”, pontuou Diego Dutra em um vídeo compartilhado no perfil das mídias sociais da empresa.

Motocicletas isentas
A concessionária confirma que os motociclistas estarão isentos da cobrança de pedágios. Entretanto, para os demais veículos haverá diferentes formas de cobrança.

O condutor que optar por pagar as tarifas por meio da TAG de pagamento automático nos pórticos de pedágio da Nova 381 pode garantir descontos previstos no nosso contrato de concessão. “Então você que tem a TAG colada no veículo, você tem dois tipos de desconto, o DBT, Desconto Básico da Tarifa, e o DUF, Desconto de Usuário Frequente”, afirmou Dutra.

Desconto Básico de Tarifa (DBT) é válido para veículos de passeio e comerciais e garante um desconto de 5% em todas as passagens sob os pórticos.

O Desconto para Usuário Frequente (DUF) é exclusivo para veículos leves que circulam com frequência. Conforme consta no site da Nova 381, encaixam-se na categoria automóveis, caminhonetes, furgões, e automóveis ou caminhonetes com reboque/semi-reboque.

A partir da segunda passagem pelo mesmo pórtico, no mesmo sentido e dentro do mesmo mês, o usuário passa a receber descontos adicionais e progressivos sobre a última tarifa paga. Quando atingir a 30ª passagem, o valor com desconto se mantém fixo até o fim do mês.

Destaca-se que no primeiro dia de cada mês, o ciclo de descontos é zerado e o valor volta ao patamar padrão, para então recomeçar o benefício.

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Comentários

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Antonio Carlos Rosa Batista

26 de agosto, 2025 | 10:32

“Cada dia inventam uma historinha pra lesar o bolso do povo. Este trecho de BR está como sempre esteve, sem segurança e sem estrutura nenhuma. E mais uma vez vão enfiar a mão no nosso bolso”

Frederico

25 de agosto, 2025 | 10:31

“Deveria o primeiro concluírem as obras, para depois iniciar a cobrança de pedágio”

Bernadete Ribeiro da Silva Macedo Andrade

25 de agosto, 2025 | 10:20

“Já começou errado se estava no contrato que poderiam cobrar pedágio antes da duplicação. Tapar alguns buracos, fazer pintura de pista não justifica cobrar pedágio. O trecho que vai de BH até Caeté continua com engarrafamentos constantes! Negócio da China esse de faturar com a própria rodovia para fazer melhoramentos nela. E ainda lucrar horrores.
Isso cheira a pura enganação!”

Hélio e Barbosa

24 de agosto, 2025 | 17:49

“Esse país é uma vergonha! Foi pago para duplicar , gastaram bilhões ,e não concluíram as obras, agora vem um empresa ,começa refazer algumas obras que não terminaram e já começa a cobrar pedágio,cadê a duplicação? Poucos km foram duplicado. AE quando vamos aceitar essa sacanagem?”

Respeitosa Resposta.

23 de agosto, 2025 | 22:22

“Prezado Fabio veríssimo,
O trecho citado entre caete e Belo Horizonte ficou fora da concessão justamente para que houvesse interesse no leilão.aquele trecho inundado de construções irregulares, e geografia dificultosa com serras e rochas torna se desinteressante para iniciativa privada.lembre se que qualquer pe de abacate ou um ninho de sabiá é suficiente para os burocratas meio ambiente embargar.ja o poder publico faz isso mais rapidamente..aquele trecho ficara federal .”

Onesio Barbosa da Silva

23 de agosto, 2025 | 13:50

“Não fizeram obra,, vão cobrar pedágio p fazer as mesmas,, muito fácil, País de oportunidades,, vergonha”

João Santana

23 de agosto, 2025 | 13:24

“Boa tarde pessoal como povo ainda vote neste cara tá igual o governador de são Paulo pedágio por TDS rodovia que nem tem acostamento e nem suporte pro usuário ele já pega TD proto e passa para iniciativa privada aí os cara já pegaram o prato feito agora é só por a mão no pouso do povo que já paga imposto , IPVA , e outros impostos povo brasileiro não acredita nestes cara ele só pensa nele os carro que eles anda não paga pedágio .”

Marco Aurélio Fernandes de Matos

23 de agosto, 2025 | 11:33

“Precisa de uma sinalização ou até mesmo redutor velocidade , na chegada de João Monlevade, em frente ao ponto 5 estrelas... Local muito perigoso pra quem vai atravessar a pista... Duas curvas de frente ao posto 5 estrelas.”

Cleber Ferreira Ramos

23 de agosto, 2025 | 10:32

“? Guima, então é só avisar e pronto. Vou entrar na sua casa, tá avisado. Ai não pode reclamar conforme vc mesma disse. Pense antes de comentar !!!”

Faria Maios

23 de agosto, 2025 | 10:04

“Uaiiii aceita participar da concessão, ganha, assina um contrato e depois simplesmente nao cumpre...
Isto nao tem nada a ver com governo e sim, uma maneira que os empresários estão usando para burlar.
Tem que ver na esfera jurídica.
Vamos chamar os sangues sugar (deputados da região, prefeitos) para brigarem para que seja cumprido o contrato.
Ou sera que vao concordar com a cobrança????”

Benilde Aguiar Prata

23 de agosto, 2025 | 08:54

“Bom dia,por que a pista entre Gov. Valadares e Ipatinga não tem nenhum acostamento e vcs querem cobrar pedágio? Acabei de passar (20/08/2025))pista ótima vc gasta mais de 2 horas, pista simples e muita carreta.”

Nova 381 Piada

23 de agosto, 2025 | 08:36

“? um absurdo 5 postos de pedágio de GV a Caete. Outra situação é os valores. O Ministério Público, precisamos de vcs.”

Ideraldo

23 de agosto, 2025 | 08:29

“Reajuste diminuirá com aumento de fluxo
Acredite se quiser
Um programa com Jack Palance”

Antônio Neto

23 de agosto, 2025 | 08:13

“Concordo com o Antônio, no contrato de concessão fala que após a reforma da pista e sinalização, a empresa poderia cobrar. O prazo estipulado era até fevereiro, está ficando pronto antes. Quem passa na rodovia de Valadares a Caeté vê a quantidade de funcionários e máquinas na pista. Está igual tapete. Concordo em começar a cobrar.
Temos que cobrar do governador a redução do IPVA que e 4 %”

*curioso*

23 de agosto, 2025 | 08:06

“Qual melhoria ? Recapeamento não muda quase nada nesta 381! Agora cobrar pedágio kkkkk Eta Bradil!!!!!”

Filisminu Onofre

23 de agosto, 2025 | 07:20

“O único cronograma que se cumpre e até conclui com antecedência é o cronograma de cobrança....kkkk”

Leitor

22 de agosto, 2025 | 20:57

“A duplicação vai ser concluída depois de 2035 e olhe lá. E o sujeito quer q a cobrança seja só depois da duplicação. Burrice ou desinformação?”

Felix

22 de agosto, 2025 | 18:57

“Heeeeee! Mais impostos pra pagar que maravilha, troca as governantes e aumentam mais impostos!”

Cleber Ferreira Ramos

22 de agosto, 2025 | 15:53

“Pedágio não era para quando duplicasse ? Reforma não vale uai.”

Bom

22 de agosto, 2025 | 14:01

“Eita o brasileiro gosta de gastar, taí de Ipatinga p Belo Horizonte serão quatro praças, pra muitos carros o combustível deve ficar mais barato que os pedágios.
Só queria saber qual presidente peitudo que vai acabar com essa palhaçada que só tira do povo.
No passado já teve só não me lembro, mas fechou todas as praças do Brasil.”

Pagador de Imposto

22 de agosto, 2025 | 12:37

“Zero surpresa com essa informação, afinal estamos na Banana land, aqui pode tudo e sempre será a sim, pq enquanto a plebe esta gladiando os imperadores tupiniquins estão rindo! Pedágio extremamente abusivo, isso literalmente é um crime!”

Fábio Veríssimo

22 de agosto, 2025 | 12:15

“Boa tarde. Cobra-se o pedágio e nos 30 km entre Caeté e Belo Horizonte a pista continua sem duplicação com retenções diárias, principalmente, nos finais de tarde, de 5 a 7 Km; isso é um desrespeito com o cidadão. Primeiro duplica e depois cobra. Não sou favorável a cobrança antecipada sem concluir todo o trecho.”

Guima

22 de agosto, 2025 | 12:15

“O cronograma de cobrança com seu início é os preços dos pedágios cansaram de ser informado pelas mídias escrita e falada, tanto de maneira tradicional como atravéz das redes sociais .”

Cláudio

22 de agosto, 2025 | 11:41

“A rodovia ao contrário de que muitos pensam, não será toda duplicada. Alguns locais só terá a 3ª faixa. Estranho também,pois a princípio começaria e fevereiro. O que mais me preocupa é que de Caeté a até BH ainda continue nas mãos do governo.”

Geronimo

22 de agosto, 2025 | 11:40

“Parece que a cobrança seria 2026, apesar de estar falando caetes e joao Monlevade, enfim, a empresa tem que começar a faturar, mas contrato é contrato, agora uma coisa é certa, vale do aço, não tem praça pedágio, isto é muito bom.
Se ouve Intervenção política, parabéns.”

Pinguim do Nada

22 de agosto, 2025 | 10:54

“Será que vão cobrar de bicicleta, pq ultimamente estou andando só de bicicleta, caso forem cobrar, vou andar só a pé”

José Claudino Fernandes

22 de agosto, 2025 | 10:45

“No meu simples comentário, gostaria de saber é se irão cobrar pedágio sem haver concluído a duplicação, porque pagar sem a duplicação, não justifica.
Tem também que colocar os valores né.”

22 de agosto, 2025 | 09:27

“Ué! Foi anunciado que a cobrança seria a partir de fevereiro 2026. Não dá mesmo pra levar a sério o que é dito neste país.”

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