Usiminas Plantio 728x90

07 de outubro, de 2025 | 10:45

Homem é condenado a 21 anos de prisão por matar mecânico de motos em Iapu

MPMG solicita apoio da população para localizar o condenado, que fugiu após o crime e permanece foragido

Reprodução
Geraldo Sotero foi condenado a 21 anos de prisão pelos crimes de homicídio, lesão corporal, posse irregular de arma de fogo e manutenção, em cativeiro, de animais silvestresGeraldo Sotero foi condenado a 21 anos de prisão pelos crimes de homicídio, lesão corporal, posse irregular de arma de fogo e manutenção, em cativeiro, de animais silvestres

Os jurados do Tribunal do Júri da Comarca de Inhapim acolheram integralmente as teses apresentadas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e condenaram Geraldo Sotero da Silva, de 59 anos de vida, a uma pena de 21 anos de prisão pelos crimes de homicídio qualificado, lesão corporal, posse irregular de arma de fogo e manutenção, em cativeiro, de animais silvestres. O homicídio teve como vítima o mecânico de motos, o ipatinguense, Fábio Luís Sena, de 54 anos. Geraldo está foragido e passa a ser procurado como réu sentenciado.

O julgamento ocorreu nesta segunda-feira (6) no Fórum da Comarca de Inhapim. O Ministério Público foi representado na sessão pelos titulares da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca, promotores de Justiça Jonas Junio Linhares Costa Monteiro e Igor Heringer Chamon Rodrigues.

Conforme a denúncia, os fatos ocorreram em 4 de abril de 2021, na Fazenda Floresta, zona rural do distrito de São Sebastião da Barra, município de Iapu. O crime foi noticiado à época, pelo Diário do Aço.

Na ocasião, o réu agrediu sua companheira, M.L.A. em uma tarde de domingo. Fábio Luís Sena, amigo do casal que passava o fim de semana na roça, tentou intervir para evitar a agressão contra a mulher do amigo e acabou morto com diversos golpes de enxada.

No entendimento do MP, o crime foi praticado por motivo torpe e mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima.
Reprodução
O mecânico de motos, que trabalhava em Ipatinga, Fábio Luís Sena, tinha 54 anosO mecânico de motos, que trabalhava em Ipatinga, Fábio Luís Sena, tinha 54 anos

Ao fim da sessão, o Conselho de Sentença reconheceu todas as qualificadoras e circunstâncias apresentadas pelo Ministério Público, resultando na condenação do réu a 21 anos de pena privativa de liberdade, a ser cumprida em regime fechado. O MPMG quer uma pena maior e anuncia que irá recorrer da dosimetria da pena.

Para os promotores de Justiça Jonas Junio Linhares Costa Monteiro e Igor Heringer Chamon Rodrigues, a decisão reafirma o compromisso do Ministério Público com a defesa da vida e o combate à violência doméstica.

“O veredito dos jurados representa uma resposta firme da sociedade diante de crimes praticados com extrema violência e crueldade. A condenação reafirma a confiança na atuação do Tribunal do Júri e na busca por justiça. No entanto, o Ministério Público irá recorrer da decisão, para que a pena seja elevada a um patamar mais adequado, próximo a 26 anos”, destacaram os promotores.

Sentenciado é alvo de buscas

O Ministério Público de Minas Gerais solicita o apoio da população para localizar Geraldo Sotero da Silva, condenado pela Justiça e atualmente foragido.

“Qualquer informação sobre o paradeiro do condenado pode ser repassada ao Ministério Público de Minas Gerais, à Polícia Civil ou à Polícia Militar da região”, destaca nota divulgada pelos promotores. “A identidade dos informantes será mantida em absoluto sigilo”, asseguram os representantes do MP.

O contato com o MPMG pode ser feito por meio da ouvidoria do Ministério Público de Minas Gerais:
Ouvidoria MPMG

Outras formas de contato são os telefones, 127 ou (33) 9118-1588. A Polícia Civil pode ser acionada via 181 e a Polícia Militar de Inhapim pelo telefone (33) 3315-1190.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário