05 de outubro, de 2025 | 08:45

Casos de violência contra profissionais da saúde no Vale do Aço preocupam sindicato

Arquivo pessoal
Carlos Quintão, presidente do Sinmevaço, está preocupado com os casos de violência contra médicosCarlos Quintão, presidente do Sinmevaço, está preocupado com os casos de violência contra médicos

Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço

Episódios recentes de agressões contra médicos e outros profissionais que atuam em unidades públicas de saúde do Vale do Aço têm gerado insegurança entre trabalhadores e preocupação no Sindicato dos Médicos do Vale do Aço (Sinmevaço).

Dois casos registrados na semana que passou acenderam o sinal de alerta na entidade, que informou já ter cobrado melhorias na segurança durante os atendimentos.

“Nós estamos preocupados com a situação de agressões contra profissionais de saúde, principalmente no SUS. A gente sabe que o SUS não é perfeito, mas têm se tornado muito preocupantes as agressões, às vezes até gratuitas, verbais e físicas, contra médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem”, afirmou Carlos Henrique Quintão Valeriano, presidente do Sinmevaço, em entrevista ao Diário do Aço.

Médico agredido em Fabriciano
O primeiro caso ocorreu na tarde de terça-feira (30/9), quando uma jovem de 21 anos agrediu um médico de 42 anos no Hospital Doutor José Maria Morais, em Coronel Fabriciano. Ele atendia uma adolescente vítima de atropelamento.
“O médico foi agredido durante o atendimento, apenas porque pediu à acompanhante para não usar o telefone enquanto a paciente grave era atendida. Ela não aceitou, reagiu com ameaças e agressões, o que nos deixou muito preocupados”, detalhou Quintão.

Durante o atrito, o profissional foi atingido por tapas, arranhões no rosto e pequenos ferimentos na boca e no tórax.
Conforme o presidente do sindicato, a situação já foi levada às autoridades municipais. “Conversei com o prefeito Sadi Lucca e com o vice Ricardo Cacau, que também é secretário de Saúde. Eles estão cooperativos e tomando medidas cabíveis para garantir mais segurança aos profissionais”, relatou.

Ataque na UPA de Ipatinga
Outro episódio de violência ocorreu na UPA de Ipatinga. Um homem quebrou as vidraças da recepção, agrediu um paciente idoso e tentou furtar objetos médicos, conforme noticiado pelo Diário do Aço.

De acordo com a Polícia Militar, na quinta-feira (2/10), o homem esteve na unidade solicitando o resultado de um exame de raio-X. Após ser informado de que deveria seguir os trâmites administrativos, ele se exaltou e lançou velas automotivas contra os vidros da recepção, quebrando parte da estrutura. Em seguida, tomou um celular e um carimbo pertencentes a uma médica de plantão. Os objetos foram recuperados com a ajuda de funcionários, que conseguiram contê-lo por alguns instantes. O agressor foi encaminhado à delegacia.

Quintão explicou que os pacientes têm direito ao acesso aos exames, mas que há protocolos. “O paciente tem direito à cópia do prontuário e dos exames, mas isso deve ser solicitado de forma administrativa. O médico não tem autorização para liberar diretamente. O pedido não é negado, mas precisa seguir os trâmites legais”, destacou.

“Sem violência”
O sindicalista reforçou que a sociedade dispõe de canais formais para registrar reclamações. “Se a pessoa não concordar com o atendimento, existem meios administrativos de contestar. As administrações das unidades tomam providências imediatas para melhorar o serviço. Há várias condutas possíveis e corretas. Não é preciso recorrer à violência ou a ameaças”, finalizou.

Futuro da Medicina será debatido
Na próxima quinta-feira (9), o Sinmevaço e o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG) promovem a mesa redonda “Cenário atual e perspectivas do trabalho médico”, que reunirá lideranças médicas para debater os desafios da profissão no país.

O encontro ocorre na Afya Ipatinga (rua Patrício Araújo, 179 – bairro Veneza), das 19h às 21h, com participação de representantes de entidades regionais, estaduais e nacionais.

A atividade será moderada por Carlos Quintão e contará com os debatedores Fernando Mendonça, presidente da Federação Médica Brasileira (FMB); André Christiano Santos, presidente do Sinmed-MG; Ricardo Hernane, presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG); Érico Fantini, presidente da Unimed Vale do Aço; e Jeferson Almeida Miranda, presidente da Associação Médica do Vale do Aço (Amvaço).

O evento é aberto à classe médica e tem como objetivo discutir o exercício da profissão, condições de trabalho, valorização profissional e perspectivas para os próximos anos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário