
01 de outubro, de 2025 | 06:10
Botão 'Contestação' é a principal novidade no Pix a partir de hoje
Reprodução /DA
Opção permite que usuários contestem transações nos casos de fraude, golpe e coerção e não vale para erros e arrependimentos, segundo anúncio do governo

A partir desta quarta-feira (1º/10), os usuários do Pix podem acionar o botão de contestação” nos casos de fraude, golpe e coerção. A mudança entra em vigor hoje, conforme comunicado divulgado pelo Banco Central.
O objetivo da ferramenta, formalmente conhecida como autoatendimento do MED (Mecanismo Especial de Devolução), é permitir a contestação de uma transação de forma totalmente digital - sem a necessidade de interação humana.
A nova medida poderá ser acionada por meio do aplicativo da instituição financeira do usuário. A medida foi adotada para tentar frear a onda de golpes aplicados em correntistas. A facilidade da transferência do dinheiro e saques acelerou ainda mais os golpes que já eram aplicados em variadas modalidades.
Golpistas escapavam ao transferir valores
A devolução dos recursos, até então, era feita apenas a partir da conta originalmente utilizada na fraude.Os marginais, entretanto, conseguiam burlar o rastreio ao retirar rapidamente os recursos da conta recebedora e transferi-los para outras contas. Assim, quando o cliente fazia a reclamação era comum que a conta já não tivesse mais fundos para viabilizar a devolução.
O botão Contestação” não vale para casos de erro e arrependimento pelos usuários, reforçou o BC. Nestes casos a devolução dependeria de um acordo entre as partes.
A partir de hoje, ao contestar a transação, a informação é instantaneamente repassada ao banco do golpista, que deverá bloquear os recursos em sua conta, caso existam. Os bancos têm até sete dias para analisar a contestação.
Caso concordem que se trata realmente de um golpe, a devolução é efetuada diretamente para a conta da vítima. O prazo para essa devolução é de até onze dias após a contestação.
O BC alerta, também que o botão de contestação” não se aplica a casos de desacordos comerciais, arrependimento e erros no envio do Pix, como digitação errada de chave, ou que envolvam terceiros de boa-fé, por exemplo.
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