CÂmara de Ipatinga 728x90

26 de setembro, de 2025 | 05:16

Voo com 98 brasileiros pousou em Confins com nova leva de deportados dos EUA

Divulgação Omni
De janeiro até agora, 2.159 brasileiros já foram removidos em 23 voos fretados [o primeiro voo do ano ocorreu ainda no governo Biden]De janeiro até agora, 2.159 brasileiros já foram removidos em 23 voos fretados [o primeiro voo do ano ocorreu ainda no governo Biden]

O número total de brasileiros deportados dos Estados Unidos, no atual governo de Donald Trump, chega a cerca 1.900 pessoas, predominantemente homens com idades entre 18 e 45 anos. De janeiro até agora, 2.159 brasileiros já foram removidos em 23 voos fretados [o primeiro voo do ano ocorreu ainda no governo Biden].

A expectativa é que 2025 registre um recorde histórico de deportações de brasileiros. A estimativa é que cerca de 230 mil brasileiros vivam hoje de forma ilegal nos Estados Unidos. A promessa do governo Trump é deportar todos.

Esta semana, um grupo de 98 brasileiros deportados desembarcou no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte em um Boeing 767-300 da Omni. Entre os repatriados estavam 83 homens e 15 mulheres. Esse foi o 22º voo desse tipo desde o início do atual governo de Donald Trump.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) informou que a rota de desembarque foi alterada de Fortaleza para Confins devido ao fato de que mais da metade dos repatriados são de Minas Gerais. A expectativa, segundo Socorro Bosa, oficial de programas da agência, é que todos os voos semanais passem a chegar em Confins para atender a essa demanda crescente.

Minas Gerais lidera a lista de estados que mais receberam deportados dos EUA, seguido por Rondônia, São Paulo, Espírito Santo e Goiás.

Do sonho ao pesadelo

Perseguições, desaparecimentos, violações de direitos humanos e abandono forçado, em solo estadunidense de bens, familiares, amigos e projetos de vida.

Esses têm sido alguns dos relatos apresentados pelos deportados. Em audiência pública da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Governador Valadares dia 19 de setembro, brasileiros relataram os horrores vividos nos Estados Unidos, com a política de deportação.

As pessoas são detidas pela Polícia de Imigração, ruas, em suas residências, nas escolas e nos locais de trabalho. A notícia completa pode ser lida aqui.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Douglas

28 de setembro, 2025 | 17:14

“Eu estava no voo e todos viemos algemados por pernas e cintura e maos , faltando uma hora para o pouso eles removem as Algemas ,agua e somente duas garrafas ,comida sao dois sandwiches e duas batatas lays da pequenina ,o voo tem escala em Colombia totalizando 18 hrs de voo,banheiros a gente usa quando eles querem”

B2@

26 de setembro, 2025 | 23:02

“Quem gosta da "MAGA", DEVE ESTAR BATENDO CONTINÊNCIA PARA A BANDEIRA DOS EUA. Pensam que lá é igual aqui onde tudo pode. O "TIO PATINHAS TRUMP" prometeu e está cumprindo, mandando os imigrantes ilegais embora de seu país. Ao contrário dos políticos rivais não comemoro situação desta natureza por entender que prejudica os repatriados.”

Marcelo

26 de setembro, 2025 | 15:45

“Estou precisando de ajudante de pedreiro, será que alguém que chegou da América do Norte quer a vaga.”

Arthur

26 de setembro, 2025 | 14:19

“Quem levanta a bandeira dos "states" em protesto aqui deveria tentar essa proeza la também, já que é o que tanto defendem”

Macaé

26 de setembro, 2025 | 13:54

“Alguém sabe se depois de denegrir os EUA,la em Manaus a ministra Excentissima ministra Macaé Evaristo do governo Lules, pegou carona em algum dos voos, ou apesar de ser de minas gerais fica longe de la fazer política.bom lembrar que nada mudou desde o episódio a maioria de nossos compatriotas sao mineiros.Melhor o eleitor seguir a receita da vóvó e tomar cha de folha de mamão, Pois cha de MACAÉ esta indigesto.”

Santos

26 de setembro, 2025 | 08:01

“Pra mim ele tá certo, quem quer ir para o País do outro, que vá legalizado, porque imigrantes traz benefícios, mais também muitos problemas e despesas, mas ele não vai conseguir deportar todos é muita gente 230 mil, avante Trump...”

José

26 de setembro, 2025 | 07:48

“- Mas, espalham por aí que a economia está bombando, desemprego despencando, oferta de trabalho aumentanto, tudo ficando baratinho, juros baixinhos, então porque não voltaram alegremente bem antes para o Brasil, já que tá uma maravilha? Estavam fazendo o que lá, se aqui tá ótimo com a atual administração?”

Paulo

26 de setembro, 2025 | 07:11

“O pobre de direita brasileiro, que fica repetindo o que vê, igual papagaio, fica aplaudindo violações de direitos. Essa política dos EUA é puro preconceito contra o povo latino.”

Algemas

26 de setembro, 2025 | 06:40

“Alguém por aqui ou a Redação do DA pode me informar se vieram algemados, ou aquela história de fortaleza foi so para promover o governo Brasileiro em detrimento dos EUA?
cade aquele monte de ministros, agentes governamentais , policia federal para ir ao aeroporto de Confins e exigir a anulação das algemas?
Esse Papinho de fortaleza so serviu para o esuecimento.
O homem honesto sonhador é perseguido la e abandonado aqui infelizmente.Mas se todos,sem excessão vieram sem algemas, parabéns ao governo Brasileiro.mas se algemados mais tarifas na terra tupiniquim.afinal o PT denegriu o EUA.”

Envie seu Comentário