26 de setembro, de 2025 | 05:16

Voo com 98 brasileiros pousou em Confins com nova leva de deportados dos EUA

Divulgação Omni
De janeiro até agora, 2.159 brasileiros já foram removidos em 23 voos fretados [o primeiro voo do ano ocorreu ainda no governo Biden]De janeiro até agora, 2.159 brasileiros já foram removidos em 23 voos fretados [o primeiro voo do ano ocorreu ainda no governo Biden]

O número total de brasileiros deportados dos Estados Unidos, no atual governo de Donald Trump, chega a cerca 1.900 pessoas, predominantemente homens com idades entre 18 e 45 anos. De janeiro até agora, 2.159 brasileiros já foram removidos em 23 voos fretados [o primeiro voo do ano ocorreu ainda no governo Biden].

A expectativa é que 2025 registre um recorde histórico de deportações de brasileiros. A estimativa é que cerca de 230 mil brasileiros vivam hoje de forma ilegal nos Estados Unidos. A promessa do governo Trump é deportar todos.

Esta semana, um grupo de 98 brasileiros deportados desembarcou no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte em um Boeing 767-300 da Omni. Entre os repatriados estavam 83 homens e 15 mulheres. Esse foi o 22º voo desse tipo desde o início do atual governo de Donald Trump.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) informou que a rota de desembarque foi alterada de Fortaleza para Confins devido ao fato de que mais da metade dos repatriados são de Minas Gerais. A expectativa, segundo Socorro Bosa, oficial de programas da agência, é que todos os voos semanais passem a chegar em Confins para atender a essa demanda crescente.

Minas Gerais lidera a lista de estados que mais receberam deportados dos EUA, seguido por Rondônia, São Paulo, Espírito Santo e Goiás.

Do sonho ao pesadelo

Perseguições, desaparecimentos, violações de direitos humanos e abandono forçado, em solo estadunidense de bens, familiares, amigos e projetos de vida.

Esses têm sido alguns dos relatos apresentados pelos deportados. Em audiência pública da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Governador Valadares dia 19 de setembro, brasileiros relataram os horrores vividos nos Estados Unidos, com a política de deportação.

As pessoas são detidas pela Polícia de Imigração, ruas, em suas residências, nas escolas e nos locais de trabalho. A notícia completa pode ser lida aqui.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário