29 de agosto, de 2025 | 08:55
Trecho da BR-381 interditado em Antônio Dias deve ser liberado no fim de setembro
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do AçoO trecho da BR-381 no km 297+500, na pista do sentido a Belo Horizonte, interditado desde 29 de julho, quando houve a queda de uma barreira na pista, deve ser liberado até o fim de setembro. A informação foi confirmada ao Diário do Aço nesta semana. A concessionária da rodovia informou que os serviços para recuperar o trecho, já duplicado, começaram 11 dias após o deslizamento, sucedendo o trabalho de estudo do local.
Era um talude que apresentava uma grande instabilidade e acabou rompendo. Já fizemos todas as intervenções para início das obras. O talude escorregou no dia 29 de julho e nós fizemos um trabalho grande de prospecção, de sondagem com alguns consultores e já iniciamos os trabalhos no dia 9 de agosto, com as escavações para a reconformação do talude. Trabalhamos 24 horas e temos previsão de liberação deste trecho até o fim de setembro”, afirmou Marco Túlio Carvalho, diretor de engenharia da Nova 381, em entrevista concedida ao jornal na quarta-feira (27).
Soluções
O desmoronamento de terras na rodovia causou atrasos em viagens nos primeiros dias subsequentes após o ocorrido, e o sistema pare e siga foi adotado pela concessionária.
No dia 9/8, a empresa liberou um desvio provisório em mão dupla, no Km 297 da BR-381, no município de Antônio Dias, medida que permitiu desfazer o sistema Pare e Siga, implementado como ação emergencial, garantindo mais fluidez ao tráfego na região.
Em paralelo às operações promovidas no epicentro do problema, foi liberado no dia 29/7, o viaduto Prainha, localizado no km 307+800, no sentido ao Vale do Aço. A liberação foi uma forma de reduzir o impacto na fluidez do tráfego após o deslizamento de talude. Uma cerimônia na quarta-feira, marcou oficialmente a reabertura do viaduto.
Com essa medida, tanto o viaduto, quanto o túnel, sentido a Belo Horizonte, passaram a ter fluxo de aproximadamente 5km em mão única de direção.
Entenda a liberação do viaduto
Construído com recurso público, o viaduto da prainha ficou interditado por mais de cinco anos, e o motivo não era a estrutura em si, e sim, riscos geológicos."Essa pista foi fechada no viaduto do Prainha em função que não havia nenhum ponto antecedente a esse talude que pudesse fazer esse desvio de tráfego. Após a gente trazer alguns consultores, nós verificamos que não havia tal instabilidade neste momento. Nós chegamos à conclusão que após uma inspeção especial junto ao viaduto da Prainha, não tinha nenhum problema no viaduto que houvesse alguma necessidade de intervenção e também estamos monitorando o talude que fez com que fechasse esse trecho”, explicou o diretor de engenharia.
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Marciel Rufinno
31 de agosto, 2025 | 08:04O povo só reclama e exige melhorias, mas não gosta de pagar,rodo na 381 toda semana, estava horrível o piso e já melhorou demais depois destes pequenos reparos que foram feito. Mas duplicar, temos que condição de rodar e o que foi feito até agora é pra permitir que isso aconteça, está no contrato povo brasileiro, agora,se for pra cobrar, cobra do ministro dos transportes e seu governo que está lá cima,esse assunto é com eles e não com a consecionaria que que exercutando um excelente serviço e com agilidade nunca vista,a turma está de parabéns!!!”
Geraldo Alves
30 de agosto, 2025 | 19:38Realmente assim fica fácil só reformar e pintar faixas mais cadê os acostamentos que não existem as terceira faixa a duplicação fica fácil ganhar dinheiro com o dinheiro do povo brasileiro”
Fernando Cabral
30 de agosto, 2025 | 16:09Impressionante como em toda matéria e na página da Nova 381 tem uma turma que só sabe falar: "e cadê a duplicação"? Como o contrato de concessão prevê as entregas de duplicação a partir do terceiro ano da concessão, ou seja, final de 2026, não adianta ficar cobrando agora. E também não adianta ficar reclamando da cobrança de pedágio começando: se a pista precisasse ser 100% duplicada antes da cobrança de pedágio, uma viagem de BH para Governador Valadares iria custar no mínimo uns 500 reais somente em pedágios.”
Cleber Sousa
30 de agosto, 2025 | 07:50Essa Nova 381 tá me lembrando aquele meu tio que vinha na minha casa e dizia que na próxima visita iria trazer um presente pra mim...mas nunca trazia.... Kkkk
Os pontos de pedágio já estão prontos kkkkk mas cadê as obras de duplicação ? ?? Desse jeito fica fácil... Só demarcaram a estrada, reformaram asfalto... ambulância... reboque... Mas e as obras de duplicação?????”
Ruisley Chaves
29 de agosto, 2025 | 22:41Em apenas dois meses a Nova381 vai recuperar um talude e liberar o trânsito. O primeiro talude que desabou sobre a rodovia, na gestão do DNIT permaneceu inerte, com um desvio porco, por mais de 6 anos. Isso só reforça o pensamento de que o Estado só sabe mesmo é arrecadar e manter privilégios para a casta de seres supremos, porque ao pagador de impostos sobram apenas promessas em campanhas eleitorais.”