26 de agosto, de 2025 | 08:45

Estacionamento irregular gera 453 punições em pouco mais de um mês em Ipatinga

Isabelly Quintão
Sargento Mauro destacou que, na cidade, é muito observado veículos estacionados em cima de pontes e rotatóriasSargento Mauro destacou que, na cidade, é muito observado veículos estacionados em cima de pontes e rotatórias
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
Averiguações feitas pela Polícia Municipal e agentes de trânsito deram conta do registro de 453 infrações por estacionamento em locais proibidos em Ipatinga, de 1º de julho a 11 de agosto. A informação foi repassada à reportagem do Diário do Aço pela administração municipal.

Os motoristas foram autuados por estacionarem em local e horário proibidos, especificamente pela sinalização, em desacordo com a regulamentação (vaga de carga/descarga), ao lado ou sobre marcas de canalização, nas vagas reservadas às pessoas com deficiência e nas vagas reservadas a idosos sem credencial, no ponto de embarque e desembarque de passageiros transporte coletivo, e no passeio.

Também houve autuações por estacionar sobre faixa destinada a pedestre, em guia de calcada rebaixada destinada à entrada e saída de veículos, ao lado de outro veículo em fila dupla, ao lado ou sobre canteiro central ou divisores de pista de rolamento, nas esquinas e a menos de 5 metros do alinhamento da via transversal, afastado da guia da calçada (meio-fio) a mais de 1 metro, na contramão de direção e na pista de rolamento das vias dotadas de acostamento.

Penalidades
Conforme pontuou o gerente da Seção de Educação, Segurança e Fiscalização de Trânsito (Sesfit), Adriano Isaías, as infrações têm penalidade diferentes. Algumas são penalidades de natureza média, como 4 pontos na carteira e multa de R$ 140, e existem as de intensidade mais grave, de 5 pontos na carteira e multa de R$ 195. A maioria cabe remoção do veículo.

Adriano Isaías também explicou ao jornal que a autuação do condutor vai para o sistema da Polícia Civil. Dentro do prazo legal, ele recebe a notificação dessa penalidade por meio de uma carta entregue no endereço cadastrado do veículo, e tem até 30 dias para recorrer. “Por meios próprios ou pela elevação na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), na rua Diamantina, do Centro. Por meio de mecanismos do governo, o indivíduo também paga a multa com descontos, se for uma multa média e não tiver histórico de multas recentes”.

Veículos podem ser guinchados
De acordo com o Artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), um veículo pode ser guinchado se o motorista estacionar em locais errados. O 2º sargento do Pelotão de Trânsito Urbano do 14º Batalhão da Polícia Militar, Mauro Alves da Silva, detalhou em entrevista ao Diário do Aço que o principal motivo de remoção é a falta de atenção dos motoristas. “Muitos também estacionam em locais proibidos e ligam o pisca-alerta, mostrando que sabem da proibição. Ocorre de alguém avisar que é um local proibido e a pessoa ignorar. Então, além da falta de atenção, há a falta de educação no trânsito”, mencionou.

O policial acrescentou que em Ipatinga é muito observado veículos estacionados em cima de pontes e até nas rotatórias. “Pelo CTB e pelo fato do indivíduo ser habilitado, independentemente se há uma sinalização ou não, é obrigação saber que não pode. Muitos motoristas estacionam em cima do pontilhão que divide o Veneza e o Centro, e na rotatória que vai sentido ao cemitério”, exemplificou.

Leia também:
- Estabelecimentos comerciais enganam clientes com falsas vagas exclusivas

Como as remoções são aplicadas?
Além de ser feita após uma solicitação, a remoção também pode ser feita durante uma fiscalização de rotina. “O carro foi estacionado numa vaga imprópria para ela, a viatura chega, o agente aciona o apito e se o condutor não apareceu, é preciso liberar a vaga. Às vezes, nem há uma solicitação, mas por força da lei, enquanto agente de trânsito, eu tenho a obrigatoriedade de fazer a fiscalização. Se não tomar a devida providência, estou cometendo um crime”, afirmou.

Mauro Alves também esclareceu que o indivíduo que estacionou no local proibido tem o direito de retirar o veículo somente antes da chegada do guincho. “Se o guincheiro já chegou ao local e iniciou qualquer manobra, não é mais possível fazer a liberação. Temos pátios no Vila Celeste, Limoeiro e Bethânia. Se o profissional se desloca para diferentes bairros, temos que garantir seu direito de trabalho, uma vez que foi acionado e foi sanar a irregularidade”.

Veja na tabela abaixo os números por categoria:
Diário do Aço


Principais locais
O sargento Mauro também destacou que as infrações ocorrem mais em horários comerciais, contudo, em pontos turísticos principalmente, a sinalização não é respeitada aos fins de semana. “Alguns motoristas acreditam que se a infração ocorrer de madrugada, eles não serão multados, mas a fiscalização é feita 24 horas por dia”, garantiu.

Também acrescentou que as remoções são feitas em maior quantidade nos locais de grande fluxo: centros comerciais, hospitais e escolas. Os bairros com maior ocorrência são Centro, Canaã, Iguaçu, Cidade Nobre e Horto. “As pessoas param em local proibido para buscar o filho na escola, acessar o banco ou porque estão atrasados para uma consulta”, complementou.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Denuciante

27 de agosto, 2025 | 09:40

“Prefeitura verificar a avenida Brasil no iguacu.

LOJA FARMACIA ARAUJO - Av. Brasil, 600 - Iguaçu, Ipatinga - MG, 35162-095
LOJA CABANA - Av. Brasil, 555 - Iguaçu, Ipatinga - MG, 35162-082
LOJA MULTILUZ SOLAR -Av. Brasil, 595 - Iguaçu, Ipatinga - MG, 35162-082”

Roberto

27 de agosto, 2025 | 07:23

“Sobre as carretas que ficam estacionadas na avenida próximo a praça do Itamaraty no Bethânia, ocupando toda a avenida, causando acidentes e em local de estacionamento de veículos pequenos.”

Curiosidade

26 de agosto, 2025 | 20:31

“Gostaria de saber da prefeitura Municipal de Ipatinga o porque na rua Belo Horizonte no Centro da cidade existe comerciantes ocupando uma parte da calçada como estacionamento para seus comércios e ainda privados?”

Leitor

26 de agosto, 2025 | 15:00

“Fiscalização em Ipatinga!?
Mentira, só vendo p acreditar”

Jackson

26 de agosto, 2025 | 14:38

“Tem fazer uma reportagem aqui na AV Brasil no Iguaçu, loja proíbe o condutor estacionar nas vagas recuadas das lojas falando que é de uso exclusivo das lojas. Estão errado, pois tem um resolução CONTRAN com a Resolução nº 965/2022 alterada pela Resolução nº 1.012/2024, estabelece que a ocupação de parte da via pública com estacionamento privativo é proibida, e tais espaços são de uso público, exceto para os casos de vagas reservadas. A colocação de cones ou outros obstáculos para impedir o uso por não clientes é considerada demarcação irregular e sujeita a multa..”

Amilar

26 de agosto, 2025 | 13:10

“Boa tarde.
Me esqueci de citar o local..
Na Av Brasil próximo ao depósito da Coca-Cola e loja elétrica.
Ok”

Luiz Sincero

26 de agosto, 2025 | 11:49

“Já que o assunto é fiscalizar, a prefeitura deveria tomar providências em relação aos proprietários que rebaixam as guias em frente seus imóveis e passam a usufruir destes espaços impedindo o uso coletivo, acredito até, que a prefeitura está ciente e é solitária já que aprova o projeto e executa a pintura de sinalização horizontal e colocação de placa com "proibido estacionar".”

Atenta

26 de agosto, 2025 | 11:49

“Muitos vendedor ambulante ocupando vagas no centro de ipatinga. Tem que ter fiscalização neles também. As feiras já existem para que eles possam trabalhar e vender lá. Ocupam muitas vagas de estacionamento”

Sonia Abraão

26 de agosto, 2025 | 11:14

“Realmente, o irregular tem que ser punido rigorosamente .
Mas como fica a situação das viaturas da Polícia Militar e da Polícia Municipal em cima dos canteiros multando veículos pela cidade, principalmente em frente a Prefeitura no bairro Cidade Nobre ?!
Evidentemente que o exemplo tem que vir de quem faz cumprir a lei, e tem sido muito contraditório !
É comum ver a PM de trânsito multando motociclistas em frente ao Tia Eliana/Caixa Economica no Cidade Nobre, MAS COM A VIATURA EM CIMA DO CANTEIRO .
Em alguns casos avançam semáforos sem a sirene, etc ...
Para cobrar o certo, precisamos fazer o certo .”

Pablo

26 de agosto, 2025 | 11:04

“Na rua Poços de Caldas no centro tem várias pessoas que param ao longo do dia DEBAIXO da placa de proibido para e estacionar, além do pessoal da Americanas que acha que é dona da fachada e fica pedindo pra guinchar os veículos kkkkkkkkkkkk.
Alô Americanas, vocês tem duas vagas só na carga e descarga, bando de folgados!”

Cleber Souza

26 de agosto, 2025 | 10:59

“Opa... É guarda municipal e não polícia municipal...rssss Isso e a prefeitura municipal de Ipatinga mostrando pra que que foi criada a Guarda Municipal kkkkkk Quando não estão tomando café na padarias estão aplicando multa... E a população inocente dando graças a Deus, achando que a segurança iria aumentar na cidade....Sabe nada... Inocente...kkkk”

Wtf2380

26 de agosto, 2025 | 10:57

“Se tivesse fiscalização era por dia esse número de infrações ponto de ônibus e estacionamento de carro e os idosos que lutem pra embarcar.”

Sebastião

26 de agosto, 2025 | 10:14

“Poderiam dar uma averiguada no estacionamento do entorno da Escola Maria Rodrigues Barnabé no Iguaçu, moto em vaga de carro, carro em vaga de deficientes e idosos, escolar atravessado na rua, uma bagunça”

Erre

26 de agosto, 2025 | 10:12

“Favor fiscalizar ali na entrada do bairro Vila Ipanema. Tem um camarada que estaciona o carro todos os dias entre 6:40 e 7:10 da manhã num local que é proibido parar e estacionar, para ir na padaria. Ali tem 2 faixas, uma que vai para o bairro e outra que vai para o Veneza. Ele fica ocupando a faixa do bairro, afunilando o trânsito. Isso é todo dia. Estaciona na maior cara de pau. Multa nesse folgado.”

Amilar

26 de agosto, 2025 | 09:31

“Bom dia.
Essa guarda municipal deveria ir no Iguaçu fiscalizar aqueles caminhões que ficam estacionado em fila dupla ou em ponto ônibus, principalmente na parte da manhã e no final da tarde, fica achando que estão certos.
Ok”

Viewer

26 de agosto, 2025 | 09:19

“Se rodarem mais no centro vão encontrar diversas infrações, na rua da americanas então todos os dias podem passar que vai ter gente pra guinchar já que é proibido a parada mas sempre tem gente que estaciona.”

Motoboy Sincero

26 de agosto, 2025 | 09:19

“Muito simples de explicar uma vez eu escutei uma entrevista de um ex delegado na internet
Se o estado prende um ladram esse mesmo vai custar no mínimo uns $3 mil reais ou mais para o estado
Então o estado prefere dar multas porque as multas vão dar retorno financeiro para o estado agora uma prisão vai dar e custo entenderam o raciocínio do sistema”

Criativa Fila Dupla

26 de agosto, 2025 | 09:18

“Falando em fila dupla , ja passou da hora a prefeitura tomar atitude junto ao chamado Drive Tru em frente a escola criativa, que é de excelente iniciativa da Escola e ajuda bastante no fluxo de veículo.Entretanti tem uma fatia de motoristas preguiçosos que param em fila dupla a espera da fila do Drive Tru andar.Ontem 25/08/25 vi um jepp verde segurar o trânsito por 10 minutos, isso mesmo 10 minutos, a fila ficou 3 quarteirão.ta na hora do pessoal do trânsito começar a multar os infratores . quanto a conscientização por parte da escola duvido se tem algum valor para motorista que se acha acima da lei.”

Anônimo

26 de agosto, 2025 | 09:17

“A reportagem não falou sobre as motos estacionadas nas vagas para carros. E ainda com placas de proibido estacionar moto. Todo dia é preciso procurar vaga para estacionar o veículo, pq as motos estão em lugar irregular. Agora pega seu carro e estaciona nas vagas destinada às motos para você ver. Vai ganhar um risco misterioso ou uma multa.

Infelizmente cavalo velho não é possível se educar.

Fica a dica para uma reportagem ao jornal..
Deem uma passada pelo horto, centro, Canaã etc. E façam o registro”

Rotina

26 de agosto, 2025 | 09:14

“Em todas as cidades média ou de grande porte estas fiscalizações são rotineiras. Porque que aqui não existia? Pessoas não credenciadas estacionar em vagas de idosos ou deficientes é uma tremenda falta de empatia.”

Envie seu Comentário