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24 de agosto, de 2025 | 11:14

Retomada da duplicação da BR-381 pode ocorrer no segundo semestre de 2026

Matheus Valadares
Inicialmente, o contorno rodoviário será duplicado de Timóteo até o trecho sob a ponte velhaInicialmente, o contorno rodoviário será duplicado de Timóteo até o trecho sob a ponte velha

Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
A empresa que administra a BR-381 entre Caeté e Governador Valadares, deve antecipar o início da retomada da duplicação da rodovia. A informação foi dada por Diego Dutra, gerente de operações da concessionária. “Mas, como muitas pessoas perguntam, e a máquina na pista? A estimativa é para o segundo semestre de 2026, quando as pessoas já verão a mobilização dos canteiros e máquinas na pista”, afirmou Diego Dutra, durante entrevista ao Jornal da Itatiaia sexta-feira (22).

Porém, o gerente frisou que, apesar de não ter máquinas trabalhando efetivamente na duplicação atualmente, a empresa já considera que este processo foi iniciado.

“A duplicação já começou. Para que a gente tenha uma boa duplicação, temos que ter um bom projeto. Já contratamos uma boa equipe de projeto, que está mapeando as referências da rodovia: rede de esgoto, rede da Cemig, da Gasmig, as vias que ligam os municípios, entradas e saída. Ou seja, o projeto está a pleno vapor. As equipes estão trabalhando em topografia e sondagem”, explicou.

Pedágios
Na mesma entrevista, o gerente confirmou que a concessionária da 381 planeja iniciar a cobrança das tarifas de pedágios em dois pontos já no próximo mês, Caeté e João Monlevade. Havia expectativa que os valores só fossem cobrados a partir do início de 2026, no entanto, a empresa entende que os trabalhos já concluídos nos trechos entre o Médio Piracicaba e a capital mineira a credencia a efetuar as cobranças onde a estrutura do pedágio eletrônico já está concluída. Outras três estão em construção, em Jaguaraçu, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares.

PER
Conforme o Programa de Exploração da Rodovia (PER), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a previsão era que a duplicação fosse iniciada no 3º ano de concessão, ou seja, em 2027, conforme informado pelo Diário do Aço em fevereiro deste ano.

O PER ainda prevê como a primeira obra, a conclusão dos trechos já iniciados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) entre o Km 286,53, em Jaguaraçu (poucos metros após a entrada para o município), e o Km 314,36, em Antônio Dias, cerca de um quilômetro após o segundo túnel no sentido a Belo Horizonte. No entanto, não foi especificado por Diego em qual local começarão as obras. A concessão, que tem o prazo de 30 anos, vai além da duplicação, e outros serviços já são oferecidos aos usuários da rodovia, enfatizou o gerente: “A obra é um dos ingredientes da concessão. O mais importante é entregarmos uma rodovia mais segura. Começamos no dia 1º de agosto a operação na rodovia, com guincho, ambulâncias, médicos 24 horas na rodovia, atendimento ao usuário. Nunca existiu isso na BR-381. São trabalhos importantes que o usuário vai começar a entender. Esses serviços que estarão disponíveis são fruto do pagamento do pedágio”, continuou em entrevista à rádio.

Vale do Aço
O PER descreve que a Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) deverá começar a receber a duplicação somente no 6º ano de concessão, quando será duplicado do Km 273,76, próximo ao trevo do distrito de Cachoeira do Vale, em Timóteo, até o Km 285,08, em Jaguaraçu. Porém, esse prazo também pode ser antecipado.
Por fim, no 8º ano de concessão, 2032, a duplicação partirá do Km 273,76, próximo ao trevo do Cachoeira do Vale, até o Km 267,76, em Coronel Fabriciano, sob a ponte velha.

Duplicação contratada até a Cenibra

No mesmo ano de 2032, está haverá uma duplicação do Km 228,98 em Belo Oriente (próximo à Cenibra) até o Km 250,91 em Ipatinga (próximo ao antigo Monte da Resposta no Veneza I). Porém, há um movimento para que haja duplicação até Governador Valadares.

“Nós temos um contrato de concessão que determina que (a duplicação) vá de Caeté até Belo Oriente, de lá até Governador Valadares estão previstas as terceiras faixas. Houve um movimento de empresários e políticos da região solicitando à ANTT que também duplique esse trecho. Estamos em momento de projetos, se a ANTT determinar que esse trecho seja duplicado, o contrato dá margem para esse tipo de solicitação e novos investimentos. Então, se chegarem esses estudos para duplicar esse trecho, a concessionária vai acompanhar os estudos para comprovar essa necessidade”, detalhou Dutra.

Demais trechos previstos para a duplicação

Inicialmente, em 2028, está prevista a conclusão da duplicação no Km 314 em Antônio Dias até o entroncamento da BR-381 com a MGC-120, em Nova Era, no Médio Piracicaba; e do Km 331,17, em Nova Era, até o Km 340,36, na entrada de Bela Vista de Minas.

Para o 5º ano de concessão, em 2029, a duplicação parte de Bela Vista de Minas e finaliza no Km 377,92, em São Gonçalo do Rio Abaixo (próximo ao trevo). No mesmo ano, também está prevista outra obra a partir deste trecho em São Gonçalo do Rio Abaixo, até o Km 385,4, no trecho do distrito de Cocais, em Barão de Cocais.

Também para o 5º ano está prevista a implantação da área de escape no Km 373,94, próximo à comunidade de Chácara Velha em São Gonçalo do Rio Abaixo.
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Comentários

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B2@

24 de agosto, 2025 | 09:09

“Hã. Como assim? Pedágios antes de duplicaram? Que negócio da China este hein?”

Tião Marreta

24 de agosto, 2025 | 09:06

“Duvido. Primeiro vão encher os bolso com dinheiro do pedágio. Depois irá justificar o atraso da obra devido estudos técnicos. Se o povo não interditar a BR 381 em pontos estratégicos de forma ordeira,pacifica e por vários dias causando prejuízo econômico para a empresa,isso nunca irá acontecer.
Exemplo foi do pedágio em Inhapim onde tentaram impedir que moradores da localidade passassem por uma estrada vicinal de séculos e o povo de forma organizada, paciifica e ordeira tiraram os mourão de ferro. O povo quando se une consegue muita coisa, inclusive meter medo nesses políticos come quieto. Eu sou a favor de não reeleger nenhum político da região, mas infelizmente acabaram com o voto majoritário no Brasil e o tal voto de coeficiente eleitoral acaba puxando e elegendo políticos que não é da vontade soberana do povo. Lutemos para ter de volta o voto majoritário. Antigamente a população era mais unida em prol da defesa se seus direitos, quantas greves foram feitas na USIMINAS com grande adesão e deram certo. Vamos nos unir meu povo.”

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