24 de agosto, de 2025 | 11:14
Retomada da duplicação da BR-381 pode ocorrer no segundo semestre de 2026
Matheus Valadares
Inicialmente, o contorno rodoviário será duplicado de Timóteo até o trecho sob a ponte velha
Inicialmente, o contorno rodoviário será duplicado de Timóteo até o trecho sob a ponte velhaPor Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
A empresa que administra a BR-381 entre Caeté e Governador Valadares, deve antecipar o início da retomada da duplicação da rodovia. A informação foi dada por Diego Dutra, gerente de operações da concessionária. Mas, como muitas pessoas perguntam, e a máquina na pista? A estimativa é para o segundo semestre de 2026, quando as pessoas já verão a mobilização dos canteiros e máquinas na pista”, afirmou Diego Dutra, durante entrevista ao Jornal da Itatiaia sexta-feira (22).
Porém, o gerente frisou que, apesar de não ter máquinas trabalhando efetivamente na duplicação atualmente, a empresa já considera que este processo foi iniciado.
A duplicação já começou. Para que a gente tenha uma boa duplicação, temos que ter um bom projeto. Já contratamos uma boa equipe de projeto, que está mapeando as referências da rodovia: rede de esgoto, rede da Cemig, da Gasmig, as vias que ligam os municípios, entradas e saída. Ou seja, o projeto está a pleno vapor. As equipes estão trabalhando em topografia e sondagem”, explicou.
Pedágios
Na mesma entrevista, o gerente confirmou que a concessionária da 381 planeja iniciar a cobrança das tarifas de pedágios em dois pontos já no próximo mês, Caeté e João Monlevade. Havia expectativa que os valores só fossem cobrados a partir do início de 2026, no entanto, a empresa entende que os trabalhos já concluídos nos trechos entre o Médio Piracicaba e a capital mineira a credencia a efetuar as cobranças onde a estrutura do pedágio eletrônico já está concluída. Outras três estão em construção, em Jaguaraçu, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares.
PER
Conforme o Programa de Exploração da Rodovia (PER), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a previsão era que a duplicação fosse iniciada no 3º ano de concessão, ou seja, em 2027, conforme informado pelo Diário do Aço em fevereiro deste ano.
O PER ainda prevê como a primeira obra, a conclusão dos trechos já iniciados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) entre o Km 286,53, em Jaguaraçu (poucos metros após a entrada para o município), e o Km 314,36, em Antônio Dias, cerca de um quilômetro após o segundo túnel no sentido a Belo Horizonte. No entanto, não foi especificado por Diego em qual local começarão as obras. A concessão, que tem o prazo de 30 anos, vai além da duplicação, e outros serviços já são oferecidos aos usuários da rodovia, enfatizou o gerente: A obra é um dos ingredientes da concessão. O mais importante é entregarmos uma rodovia mais segura. Começamos no dia 1º de agosto a operação na rodovia, com guincho, ambulâncias, médicos 24 horas na rodovia, atendimento ao usuário. Nunca existiu isso na BR-381. São trabalhos importantes que o usuário vai começar a entender. Esses serviços que estarão disponíveis são fruto do pagamento do pedágio”, continuou em entrevista à rádio.
Vale do Aço
O PER descreve que a Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) deverá começar a receber a duplicação somente no 6º ano de concessão, quando será duplicado do Km 273,76, próximo ao trevo do distrito de Cachoeira do Vale, em Timóteo, até o Km 285,08, em Jaguaraçu. Porém, esse prazo também pode ser antecipado.
Por fim, no 8º ano de concessão, 2032, a duplicação partirá do Km 273,76, próximo ao trevo do Cachoeira do Vale, até o Km 267,76, em Coronel Fabriciano, sob a ponte velha.
Duplicação contratada até a Cenibra
No mesmo ano de 2032, está haverá uma duplicação do Km 228,98 em Belo Oriente (próximo à Cenibra) até o Km 250,91 em Ipatinga (próximo ao antigo Monte da Resposta no Veneza I). Porém, há um movimento para que haja duplicação até Governador Valadares.Nós temos um contrato de concessão que determina que (a duplicação) vá de Caeté até Belo Oriente, de lá até Governador Valadares estão previstas as terceiras faixas. Houve um movimento de empresários e políticos da região solicitando à ANTT que também duplique esse trecho. Estamos em momento de projetos, se a ANTT determinar que esse trecho seja duplicado, o contrato dá margem para esse tipo de solicitação e novos investimentos. Então, se chegarem esses estudos para duplicar esse trecho, a concessionária vai acompanhar os estudos para comprovar essa necessidade”, detalhou Dutra.
Demais trechos previstos para a duplicação
Inicialmente, em 2028, está prevista a conclusão da duplicação no Km 314 em Antônio Dias até o entroncamento da BR-381 com a MGC-120, em Nova Era, no Médio Piracicaba; e do Km 331,17, em Nova Era, até o Km 340,36, na entrada de Bela Vista de Minas.Para o 5º ano de concessão, em 2029, a duplicação parte de Bela Vista de Minas e finaliza no Km 377,92, em São Gonçalo do Rio Abaixo (próximo ao trevo). No mesmo ano, também está prevista outra obra a partir deste trecho em São Gonçalo do Rio Abaixo, até o Km 385,4, no trecho do distrito de Cocais, em Barão de Cocais.
Também para o 5º ano está prevista a implantação da área de escape no Km 373,94, próximo à comunidade de Chácara Velha em São Gonçalo do Rio Abaixo.
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Adriano Castro Pessotti
26 de agosto, 2025 | 17:05Se este país fosse sério e se o governo de Minas Gerais tivesse força política em Brasília igual Rio e São Paulo, esta duplicação que começou no governo Dilma Rousseff já estaria pronta a muito tempo. Onde está os 2 bilhões que o governo federal disponibilizou para a duplicação? Isso é dinheiro do contribuinte. O DNIT tinha que dar explicação de onde foi parar esse dinheiro. Agora querem cobrar pedágio antecipado pra fazerem a duplicação em um contrato de concessão de 30 anos. E o dinheiro da concessionária ficou de aplicar para duplicação da rodovia? Vai ser aplicado quando? O correto seria cobrar pedágio após o término da duplicação. Cobrariam o os pedágios pra fazerem a manutenção da rodovia. Mas no Brasil é o povo que se ferra pagando impostos e não temos retorno nenhum.”
Wellington Garcia Otoni de Menezes
25 de agosto, 2025 | 21:47O governo, por ação do DNIT não pode concordar com isso. Não estava prevista a cobrança de pedágio a partir de fevereiro de 2026? As melhorias na estrada são visíveis mas ainda falta muita coisa a ser feita. Vários trechos perigosos que não tem guard raild, quedas de barreiras pra retirar, quilômetros de canaletas pra desobstruir, trechos com muitas curvas perigosas e traiçoeiras. O trecho urbano de Ipatinga, deixaram a pista em cima do viaduto da acesso à BR 458 cheia de defeitos e o canto da pista cheia de entulho. Com pouco mais de 06 meses e já querem nos cobrar mais uma taxa? Pra não dizer imposto. Pois já pagamos o IPVA que é pra manter as estrada mas o governo (federal e estadual), são incompetentes pra cumprir. Falo como cidadão, usuário da rodovia e que paga impostos altos. Cumpram o acordado da forma correta e façam diferente das empresas anteriores.”
Marco a P Damasceno
25 de agosto, 2025 | 17:30? praxe cobrar pedágios antes decsde se iniciarem as obras de duplicação, que são obras de custo alto . A Concessionárias fazem caixa e se dedicam a obras de manutenção da pavimentação antiga, e garantir a segurança dos usuários.
O pior é quando a concessionária faz caixa e não faz nenhuma obra de vulto no trecho onde se cobrou o pedágio e depois abandona a concessão sem pagar multas, como aconteceu na BR-040, no trecho Nova LimaI/ Itabirito até Juiz de Fora , conforme o fez a Concessionária Via 040 .”
Flávio Barony
25 de agosto, 2025 | 13:55ainda em continuidade ao comentário anterior, o mesmo se aplica a outros impostos. Por exemplo, o ICMS Ecológico não tem finalidade exclusiva para recuperação do Meio Ambiente. Este imposto também é utilizado para outras obrigações do Estado, como saúde, educação, segurança...”
Flávio Barony
25 de agosto, 2025 | 13:52Só para esclarecer um dos comentários na reportagem, diferentemente do que se foi dito ao longo das décadas, o IPVA NÃO é de exclusividade para investimentos em rodovias ou obras de trânsito. O IPVA é um imposto assim como outros mais que é utilizado para segurança pública, saúde, educação, meio ambiente e etc, ou seja, vai direto para o caixa dos Governos para ser usado sob diferentes situações. Ver mais detalhes em Art. 167 da CF/88 e outras sobre código Tributário.”
Carlos Martins
25 de agosto, 2025 | 10:13Desde criança ouço falar em IPVA, que é um imposto (literalmente) para o governo fazer manutenção e melhorarias nas malhas rodoviárias em municípios, estados e em todos o país.
Mas se agora somos obrigados a pagar pedágios, será que ainda vamos pagar IPVA???”
Milton Torres Martins dos Santos
25 de agosto, 2025 | 08:30Parabéns para a Equipe que está gerenciando e trabalhando na nova 381, trabalho responsável e com qualidade, digno de já poder receber o pedágio, pagarei com muita satisfação!!!”
Leitor
25 de agosto, 2025 | 07:51Explicou tudo sobre a obra, que tem de ter o pedagio para duplicar isto mesmo o povo que tem de pagar depois fala que é obra do governo, porque não falaram do pior trecho que é bh a caete, teria de ser o primeiro, só quem chega ou sai todo dia sabe o que passa, . Sempre agarrado este trecho e nada é feito a anos.”
Justiniano
25 de agosto, 2025 | 07:08Bato palmas pra obra, mas ninguém explica a antecipação da cobrança de pedágio.
Incrível, onde tem DNIT tem rolo.”
Tá Aí
24 de agosto, 2025 | 15:50Tá aí uma balinha doce para os inconformados com a cobrança antecipada em algumas praças de pedágio, isto é, nas de maior fluxo porque pega a 262. Aqui neste país as coisas são muito sérias.”
Leitor
24 de agosto, 2025 | 14:08Tem gente muito bobo ou se faz de bobo né?
A privatização foi justamente para duplicar e o pedágio é a fonte.
Mas tem gente q quer de graça igual injeção na testa”
B2@
24 de agosto, 2025 | 09:09Hã. Como assim? Pedágios antes de duplicaram? Que negócio da China este hein?”
Tião Marreta
24 de agosto, 2025 | 09:06Duvido. Primeiro vão encher os bolso com dinheiro do pedágio. Depois irá justificar o atraso da obra devido estudos técnicos. Se o povo não interditar a BR 381 em pontos estratégicos de forma ordeira,pacifica e por vários dias causando prejuízo econômico para a empresa,isso nunca irá acontecer.
Exemplo foi do pedágio em Inhapim onde tentaram impedir que moradores da localidade passassem por uma estrada vicinal de séculos e o povo de forma organizada, paciifica e ordeira tiraram os mourão de ferro. O povo quando se une consegue muita coisa, inclusive meter medo nesses políticos come quieto. Eu sou a favor de não reeleger nenhum político da região, mas infelizmente acabaram com o voto majoritário no Brasil e o tal voto de coeficiente eleitoral acaba puxando e elegendo políticos que não é da vontade soberana do povo. Lutemos para ter de volta o voto majoritário. Antigamente a população era mais unida em prol da defesa se seus direitos, quantas greves foram feitas na USIMINAS com grande adesão e deram certo. Vamos nos unir meu povo.”