06 de agosto, de 2025 | 07:30
Casal de idosos é preso por causar incêndio em área de mata em Santana do Paraíso
Divulgação
O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar o fogo que se espalhava rapidamente em função do vento

Um casal de idosos foi preso em flagrante, acusado de provocar um incêndio em uma área de mata localizada no interior de um condomínio, em Santana do Paraíso. O fato foi registrado na terça-feira (5), na operação Agro Seguro, deflagrada pela Polícia Militar de Meio Ambiente.
Segundo informações repassadas ao Diário do Aço pelos militares que atenderam à ocorrência, o chamado foi registrado por volta das 11h55. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram parte da área comum já completamente tomada pelas chamas, com focos ainda ativos. O fogo foi reativado pelos ventos e se espalhou por uma região coberta por braquiária e gramíneas.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou uma equipe, que conseguiu controlar o incêndio completamente.
As chamas também atingiram uma área verde com vegetação nativa, que já havia sido parcialmente controlada antes da chegada da equipe da Polícia Militar de Meio Ambiente. Os responsáveis, um homem de 70 anos e sua esposa, de 71 anos, confessaram ter iniciado o fogo com o objetivo de limpar a propriedade.
Divulgação
O idoso afirmou que tentou fazer um pequeno aceiro antes de iniciar a queima, mas perdeu o controle das chamas devido à ação do vento

Perdeu o controle do fogo
O idoso afirmou que tentou fazer um pequeno aceiro antes de iniciar a queima, mas perdeu o controle das chamas devido à ação do vento. A esposa confirmou que sabia que a prática era irregular, mas disse não imaginar que o fogo se alastraria, relatando estar envergonhada com a situação. O casal utilizou fósforos e pedaços de pano para dar início ao incêndio.Testemunhas relataram que tentaram ajudar a conter o fogo, inclusive buscando um caminhão-pipa, mas sem sucesso. Apesar da gravidade do ocorrido, os autores conseguiram evitar que as chamas se espalhassem de forma descontrolada para uma área maior de mata nativa.
Após a prisão, foi registrada a ocorrência, e o casal foi encaminhado ao plantão da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil, acompanhado de advogados. As medidas administrativas e os autos de infração por crime ambiental serão lavrados posteriormente.
Divulgação
Fogo iniciado em lote acabou por atingir área de preservação

Já publicado:
-Cemig registra quase 2 mil alertas de incêndio próximos à rede elétrica no 1º semestre de 2025
-Bombeiros combatem dois incêndios em Coronel Fabriciano
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
B2@
06 de agosto, 2025 | 23:45De boas intenções o inferno está cheio.”