03 de outubro, de 2025 | 06:00

Número de casos de intoxicação grave por metanol não para de crescer

Com informações da Agência Brasil
Divulgação
Fiscalização em vários estados tem fechado fábricas clandestinas e falsificação de bebidasFiscalização em vários estados tem fechado fábricas clandestinas e falsificação de bebidas

O Brasil registrou, até a noite de quinta-feira (2/10), 48 casos em investigação relacionados à intoxicação por metanol. O balanço foi apresentado pelo ministro Alexandre Padilha, em entrevista à imprensa na Sala de Situação, instalada pelo governo para monitorar os casos e coordenar as medidas de resposta.

Ao todo, o ministério já confirmou 11 casos por meio de detecção laboratorial da presença do metanol por um Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs).

Inicialmente, o ministro havia confirmado um 12º caso em Brasília. Mas o ministério recuou e informou que o caso do rapper Hungria ainda é contabilizado como suspeito.

Apenas uma morte decorrente desse tipo de intoxicação foi confirmada pelo Ministério da Saúde no estado de São Paulo. Mais sete óbitos seguem em investigação, sendo dois em Pernambuco e os outros cinco também em São Paulo.

Bares e clubes de Belo Horizonte anunciam suspensão de venda de doses
Nenhum caso havia sido confirmado em Minas Gerais até quinta-feira, mas bares, restaurantes e clubes começaram a anunciar a suspensão da venda de bebidas destiladas, como medida preventiva, devido ao aumento dos casos suspeitos de intoxicação por metanol no país.

A presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel-MG), Karla Rocha, destacou que não foram identificadas ocorrências suspeitas de intoxicação no estado, mas a orientação da entidade é que os estabelecimentos comprem bebidas somente de fornecedores confiáveis. Outra recomendação é atenção a sinais de adulteração, como lacres tortos, erros de impressão, odor de solvente e preços baixos.

Leia também:
Profissionais da saúde no Vale do Aço alertam para os riscos do metanol em bebidas adulteradas


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

El Sombrero

03 de outubro, 2025 | 07:18

“Então... sabe aque copão de uisque por 15 contos, com gelo, energético e otras cositas mas? Eu conto ou vocês contam?”

Envie seu Comentário