
02 de junho, de 2025 | 09:07
Aposentados e pensionistas do INSS fazem fila na porta dos Correios
O atendimento em mais de cinco mil agências é para verificar e contestar descontos associativos em benefícios
Enviada ao Diário do Aço
O atendimento presencial é para pessoas com dificuldade em usar celular ou computador. Os canais preferenciais para o atendimento continuam sendo o aplicativo Meu INSS, o site do INSS e a Central 135

Aposentados e pensionistas de todo o país passaram a contar, desde sexta-feira (30/5), com a opção de atendimento presencial para tratar de descontos associativos não autorizados no seu benefício. Em mais de cinco mil agências dos Correios, o serviço foi pensado especialmente para quem tem dificuldade com canais digitais como o aplicativo Meu INSS ou a Central 135. Na manhã desta segunda-feira (2), uma fila formou-se na porta da agência dos Correios no Centro de Ipatinga.
A determinação é que os beneficiários sejam atendidos com acolhimento, segurança e prioridade por equipes treinadas.
O início do atendimento presencial nas agências dos Correios mobilizou autoridades do Governo Federal, que acompanharam de perto o funcionamento do serviço em diferentes estados.
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, esteve na Agência Central em Recife (PE) e acompanhou o primeiro aposentado a fazer a consulta no estado.
O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, explicou que a etapa atual é fundamental para alcançar quem mais precisa: "pessoas que não conseguiram resolver pelo aplicativo ou pelo telefone 135. Nosso objetivo é garantir que ninguém fique de fora. Por isso, a parceria com os Correios é estratégica. É esse atendimento mais humano e próximo que o nosso público merece e precisa.”
Quem deve procurar esse atendimento?
O atendimento presencial é para pessoas com dificuldade em usar celular, computador ou internet. Mas os canais preferenciais para o atendimento continuam sendo o aplicativo Meu INSS, o site do INSS e a Central 135. Se já foi feita consulta por um desses meios, não é necessário ir a uma agência dos Correios.O que os beneficiários poderão fazer na agência dos Correios?
-Consultar se houve algum desconto no seu benefício;
-Contestar descontos não autorizados;
-Confirmar se algum desconto foi autorizado;
-Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias úteis);
-Analisar documentos enviados por associações;
-Receber protocolo de atendimento com orientações para continuar acompanhando pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.
O atendimento é gratuito, com prioridade e segurança, feito por equipes treinadas. Há prioridade garantida aos aposentados e pensionistas nas agências com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos.
O segurado deve apresentar apenas um documento oficial de identificação. Caso não possa comparecer, pode nomear um representante legal com procuração autenticada (válida apenas para consulta).
O atendimento será feito numa plataforma específica, independente da base de dados dos benefícios, garantindo a proteção das informações.
Precisa correr para ser atendido?
Não precisa ter pressa. O atendimento vai continuar disponível, sem prazo final para pedir a devolução de valores. Você será atendido com tranquilidade, sem necessidade de ir logo nesses primeiros dias.Leia também:
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Cuidado com os golpes
Ninguém do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até sua casa para oferecer esse serviço. O atendimento é feito apenas:-Pelo aplicativo Meu INSS
-Pelo site do INSS
-Pela Central 135
-E, agora, presencialmente, nas agências dos Correios.
Em caso de dúvida, os beneficiários podem procurar os canais oficiais antes de tomar qualquer decisão. (Com informações da Assessoria de Imprensa/Superintendência de Minas Gerais)
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Verdade
02 de junho, 2025 | 13:10Não esquecendo que tem atendimento prioridade todos,com isso as filas de todos outros lugares vão esvaziar.”
Viana
02 de junho, 2025 | 11:43Que maravilha.....”