10 de abril, de 2025 | 12:11
Polícia Civil prende suspeitos envolvidos em furtos e receptação em Joanésia
Reprodução
O momento que um dos autores aparece nas imagens na casa de carne invadida pelos criminosos
A Polícia Civil cumpriu mandados de prisão preventiva contra dois homens, com idades entre 18 e 47 anos, envolvidos em uma série de crimes ocorridos em Joanésia no fim de 2024. Os investigados foram indiciados por receptação e furtos qualificados registrados no dia 12 de dezembro do ano passado. Um terceiro envolvido também foi indiciado, como apurou o Diário do Aço.
Segundo a investigação, dois dos autores, com 18 e 21 anos, são moradores de Ipatinga, enquanto o terceiro, de 47 anos, reside em Joanésia. Os crimes começaram com a utilização de uma motocicleta furtada em Timóteo, uma Yamaha YBR 125 Factor ED, para cometer novos delitos em Joanésia.
Durante a madrugada de 12 de dezembro, os suspeitos arrombaram o portão da garagem de uma residência e furtaram outra motocicleta, Honda XRE 300, além de capacetes motociclísticos. A ação do furto foi filmada por câmeras de segurança, como divulgou o Diário do Aço na época.
Em seguida, invadiram uma casa de carnes, de onde subtraíram dinheiro e mercadorias, prejuízo estimado em cerca de R$ 10 mil, situação também filmada pelo circuito de câmeras de segurança do açougue. Um dos envolvidos, o morador de Joanésia, atuou dando cobertura à ação criminosa, monitorando a movimentação da via pública em frente ao estabelecimento.
Após os crimes, os suspeitos abandonaram a primeira motocicleta, furtada em Timóteo, e seguiram para Ipatinga com o segundo veículo. A Honda XRE 300 foi localizada e recuperada pela polícia no dia 24 de dezembro de 2024, no município de Marliéria, na posse de um receptador.
Através da análise de imagens de câmeras de segurança, cruzamento de dados e investigação dos vínculos entre os suspeitos, a equipe do delegado Alexandro Silveira Caetano, da Polícia Civil de Mesquita, identificou os autores e solicitou à Justiça os mandados de prisão preventiva.
Prisões dos envolvidos
O suspeito de 47 anos de Joanésia foi o primeiro a ser preso, no dia 30 de março passado. Já na última segunda-feira (7) de abril, uma operação conjunta entre policiais civis de Joanésia e Ipatinga resultou na prisão do segundo suspeito, de 18 anos, no Fórum de Ipatinga, logo após ele participar de uma audiência judicial relacionada a outro processo.
Durante buscas em sua residência, os agentes localizaram cerca de 250 gramas de maconha, o que levou à sua prisão, além do mandado de prisão preventiva, também por tráfico de entorpecentes. O jovem de 21 vai responder em liberdade até a decisão da Justiça no Fórum da Comarca de Mesquita.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]