06 de abril, de 2025 | 09:00
Dois anos de mistério: assassinato de Uandair, em Santana do Paraíso, permanece sem respostas
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do AçoNeste mês de abril, completam-se dois anos de um crime que permanece envolto em mistério. Na manhã de 6 de abril de 2023, há exatos dois anos, o corpo de Uandair Reinoso Salzmann, então com 32 anos, foi encontrado em meio a um matagal em Santana do Paraíso, com os braços amarrados para trás, a boca coberta por fita adesiva e sinais evidentes de agressão. A brutalidade do assassinato choca até hoje, tanto pela violência quanto pela falta de respostas. A família da vítima ainda aguarda pelo indiciamento dos criminosos e clama por justiça.
Sem histórico de envolvimento com atividades criminosas, Uandair era visto por familiares e amigos como um homem trabalhador, dedicado à família e aos planos de um futuro melhor. O laudo pericial revelou que ele sofreu traumatismo cranioencefálico, além de diversos ferimentos, incluindo fraturas no crânio, perda de massa encefálica e outros sinais de tortura.
Dor e impunidade
Desde então, a família não apenas enfrenta o luto pela perda do instalador de forro de PVC, mas também convive com a angústia da impunidade. Passados dois anos, nenhuma resposta concreta foi dada pelas autoridades.
O sentimento da família e dos amigos é de impunidade e tristeza, uma vez que ele era um homem honesto e trabalhador, sem vícios”, declarou um parente próximo ao Diário do Aço, sob anonimato por questões de segurança.
Além do sofrimento, o medo ainda ronda os familiares, que evitam comentar detalhes do caso. A família tem medo, porque não sabemos o motivo desse crime cruel e quem está por trás disso”.
Um crime sem respostas
Uandair desapareceu no dia 3 de abril de 2023. Durante o dia, manteve contato com a esposa por mensagens, mas, no período da noite, parou de responder e não voltou para casa. O sumiço inesperado levou a uma campanha de buscas, mas o desfecho foi trágico.
Na tentativa de elucidar o caso, algumas peças do quebra-cabeça foram se encaixando. Em junho de 2023, a polícia prendeu um casal por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo em Ipatinga. Durante a abordagem, um carro relacionado ao crime foi identificado. Dias depois, o veículo de Uandair foi encontrado abandonado em uma garagem.
O familiar ouvido pelo Diário do Aço informou que a família não tem noção de quem possa ter cometido o crime, e que foi repassada a informação que o caso já havia sido fechado. A família só tem as informações que a polícia repassou para a reportagem. A última vez que os investigadores entraram em contato, disseram que já tinham fechado a investigação e que a partir daí era com o Ministério Público, isso já faz um ano”, exclamou.
Procurada pela reportagem, a Polícia Civil informou que o inquérito policial que apura a morte do homem continua em andamento, e enviou um posicionamento praticamente idêntico ao do ano passado, quando também foi questionada pelo jornal. A Polícia Civil de Minas Gerais informa que o inquérito policial que apura a morte de um homem, de 32 anos, ocorrida em abril de 2023, em Ipabinha, continua em andamento, com diligências que buscam elementos para o esclarecimento dos fatos. As investigações seguem na Delegacia de Polícia Civil de Santana do Paraíso. Na conclusão dos trabalhos investigativos, outras informações detalhadas serão repassadas”, posicionou a PC.
Já publicado:
-Justiça: família ainda espera respostas do assassinato de instalador de forro
-Após cinco meses, família ainda busca respostas para assassinato de instalador de forro
-Localizado assassinado instalador de forro de PVC que estava desaparecido
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Geraldo
08 de abril, 2025 | 08:53A Polícia trabalha com informações. porventura se alguém tiver alguma informação, deve procurar a Delegacia de Homicídios.”
Anônimo
06 de abril, 2025 | 21:08Conhecia o Uandair desde a minha infância. Sempre muito educado, discreto, muito família, muito responsável e não se envolvia com más amizades. Muito trabalhador e bondoso. Como encontram o carro envolvido no crime, encontram o carro dele em uma garagem e não possuem pistas dos assassinos? Parece até brincadeira. Apesar de saber que nada o trará de volta, todas as famílias querem uma resposta para no mínimo a justiça seja feita.
Que Deus continue confortando toda a família. E que a justiça de Deus seja feita, essa nunca falha.”
Verdades. ....justiça Será Feita Aqui Ou Lá Emcima
06 de abril, 2025 | 11:37Cara trabalhador ....demais...muito gente boa...fez serviço pra mim....poucos dias antes...era umas 23hs quando terminou o serviço...não sei quem fez e o porque..mas com certeza fizeram com a pessoa errada essa covardia”