26 de março, de 2025 | 10:48
Isenção de IPTU 2025 contemplará cerca de 6.100 imóveis atingidos pelo temporal de 12 de janeiro em Ipatinga
Sofia Carvalhido
Anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, pelo prefeito Gustavo Nunes e equipe
Notícia atualizada às 12h49 para acréscimo de informações
Anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, pelo prefeito Gustavo Nunes e equipe Todos os imóveis que foram duramente atingidos pela chuva de 12 de janeiro de 2025 ficarão isentos de recolhimento do Imposto Predial, Territorial Urbano (IPTU) 2025 em Ipatinga. O número de imóveis atingidos passa de 6 mil. As informações foram divulgadas pelo prefeito Gustavo Nunes (PL), na manhã desta quarta-feira (26), em entrevista à imprensa, na Prefeitura de Ipatinga.
As pessoas que foram cadastradas e atendem aos critérios de atingidos pelo temporal estão isentas e receberão cartas em suas residências e imóveis. A isenção contempla apenas o IPTU, logo, a "Taxa de recolhimento de lixo" permanece.
Na guia da carta estará escrito: Você foi isento do IPTU 2025 por causa dos danos causados pela chuva de 12 de janeiro de 2025”.
Gustavo explicou que a Defesa Civil recebeu mais de 3 mil solicitações distintas para vistorias, em função dos estragos causados pelo temporal. Todas as solicitações foram atendidas nos locais com apoio da administração municipal, Defesa Civil do município e do estado, assistentes sociais e agentes da saúde. Além dos danos materiais, dez pessoas perderam a vida na catástrofe climática, conforme noticiado à época pelo jornal Diário do Aço.
Agentes da saúde também fizeram vistorias em todas as regionais da cidade, atingidas pelo temporal de 12 de janeiro e elaboraram relatórios completos de todos os imóveis. Esses levantamentos contemplam perdas materiais como geladeiras, móveis, etc. Portanto, aqueles proprietários de imóveis que tiveram perdas materiais diversas - mesmo que a estrutura do imóvel não tenha sido danificada - cujas vistorias foram feitas no local, estarão incluídos na lista de isenção do IPTU.
Segundo afirmou o prefeito, cerca de 6.100 imóveis, de pessoas físicas e jurídicas, estarão isentos de recolhimento de IPTU em Ipatinga, dentre eles, imóveis comerciais. A isenção vale apenas para 2025. A estimativa é que com essa isenção o município deixe de arrecadar em torno de R$ 4 milhões.
Abrigo
Nesta sexta-feira (28), o abrigo que está em funcionamento será encerrado. Nesse sentido, todas as 22 pessoas remanescentes no local já receberam a aprovação dos benefícios, dentre eles, aluguel social, o auxílio no valor de um salário mínimo e, agora, a isenção do IPTU.
Durante a coletiva, Gustavo Nunes afirmou que as pessoas que estavam nos abrigos e não se enquadraram nos critérios de recebimento dos benefícios ou estiveram causando tumultos no local foram retiradas e, até mesmo, expulsas com ajuda da Guarda Civil Municipal. Ao todo, a administração municipal informou que pouco mais de 200 pessoas foram assistidas nos abrigos. Veja, abaixo, vídeo da entrevista.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















Marilene Melo
26 de março, 2025 | 15:42Que boa ação, Parabéns.
Mas e a Reurb, não se fala mais né.
Estou aguardando a documentação do meu imóvel...
Sou do bom jardim.
Bora ver esse problema Prefeito.
Tanta gente esperando isso acontecer por cá.”
Elisson
26 de março, 2025 | 15:32Quem fez esse cadastro? a própria defesa civil? como faço pra saber se estou incluído? só quando chegar ?”
Gildázio Garcia Vitor
26 de março, 2025 | 12:50Parabéns à Administração Municipal por ter tomado esta medida! Espero que os Vereadores, que têm excelentes ideias e muito tempo a perder com inutilidades, como, por exemplo, a alteração da GCM para Polícia Municipal, fiscalizem todo o processo de isenção, para evitar que aqueles que não preencham os requisitos para o benefício, consigam obtê-lo, como sempre acontece com o Bolsa Família, o Prouni, o INSS e as Cotas Universitárias.
No final da Rua Argel, no Bethânia, tem umas cinco famílias com suas casas interditadas, em virtude de um prédio, localizado na Rua Valência, que corre o risco de
desabar sobre elas, que, patece-me, o poder público terá que implodir às suas custas.”
Anderson
26 de março, 2025 | 12:39Pelo menos isso. Notícia boa. Sou crítico dessa administração e desse parlamento medíocre, mas não sou gado que só reclama. Atitudes corretas devem ser enaltecidas. Parabéns mas façam mais, a cidade e seus cidadãos merecem.”
Atenta
26 de março, 2025 | 12:37Ainda tem muita gente que não recebeu o AUXÍLIO ALUGUEL, como pode isso?”
Teteu
26 de março, 2025 | 12:29Parabéns prefeito de Ipatinga ,porque aqui em Coronel Fabriciano o prefeito até agora nada, muito triste ,vários moradores perderam tudo e o prefeito se puder vai é subir o IPTU”