07 de março, de 2025 | 07:55
Polícia Federal deflagra Operação Muralha II em Iapu para combater migração ilegal
Divulgação Polícia Federal
Os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados

A Polícia Federal deflagrou em Iapu, na manhã desta sexta-feira (7), a Operação Muralha II, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso de promoção de migração ilegal e associação criminosa, envolvendo a entrada irregular de brasileiros em outros países.
Durante a operação, foi cumprido um Mandado de Busca e Apreensão na residência dos envolvidos, localizada no município de Iapu, com a finalidade de obter novos elementos de prova que corroborem os indícios já levantados.
Estima-se que o grupo criminoso receba pagamentos por viagens ilegais ao exterior, frequentemente por meio da transferência de veículos e propriedades para terceiros. Além disso, o esquema conta com o apoio logístico de indivíduos fora do Brasil.
As vítimas também são alvo de ameaças, especialmente quando o objetivo da viagem não é concretizado, mas ainda assim são forçadas a pagar os valores cobrados.
Os investigados responderão pelos crimes de promoção de migração ilegal e associação criminosa, cujas penas máximas somadas podem ultrapassar 8 anos de reclusão, caso sejam condenados. A Polícia Federal não divulga nomes dos investigados. (Com informações da Delegacia de Polícia Federal de Ipatinga)
Veja também:
Operação da PF mira envolvidos com a migração ilegal para os Estados Unidos
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Jose
07 de março, 2025 | 12:21Me faz lembrar a redundância do saudoso delegado da pf federal Romeu Tuma. "estamos investigando" nunca dava em nada.”
Tião Marreta
07 de março, 2025 | 09:55??É necessária uma análise mais formal das políticas governamentais sobre os efeitos da imigração em vários âmbitos: tanto cultural, como social e econômico. Contudo, é imprescindível a participação da sociedade civil e de organizações não governamentais no intuito de propor estratégias de imigração segura e ordenada.”