18 de fevereiro, de 2025 | 16:59
Paciente com suspeita de febre amarela tem resultado negativo em Timóteo
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu, nesta segunda-feira (17), o encontro da Força Estadual do SUS” no Vale do Aço. O evento, ocorrido no auditório da Prefeitura de Timóteo, teve como objetivo preparar a rede assistencial para o manejo clínico de arboviroses, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Participaram médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem de diversos municípios da região, informou a administração timoteense.
Durante o evento, a secretária de Saúde de Timóteo, Érica Ferreira, esclareceu a situação de um caso suspeito de febre amarela na cidade. Detectamos um caso suspeito e iniciamos imediatamente um plano de ação, realizando vistorias em residências e bairros durante três dias. Contamos com a colaboração da população, que abriu suas casas e apresentou seus cartões de vacinação. Nesta segunda-feira (17), recebemos o resultado negativo para febre amarela do paciente em questão”, informou.
Ela ainda alertou sobre o alto risco de surtos de arboviroses na cidade, já que o Levantamento do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) apontou um índice de 4.7, muito acima do esperado.
Encontro
O superintendente regional de Saúde de Coronel Fabriciano, André Luiz de Paula, destacou que o encontro foi uma oportunidade para revisar fluxos, protocolos e otimizar a assistência aos pacientes. Com um atendimento oportuno e qualificado, conseguimos evitar óbitos por arboviroses”, ressaltou. Ele também mencionou outras ações no Vale do Aço para o combate às arboviroses, incluindo uma oficina voltada para agentes de combate às endemias e o uso de drones para identificação de focos do mosquito Aedes aegypti.
O evento reuniu profissionais de saúde de 35 municípios, abrangendo não apenas o Vale do Aço e seu colar metropolitano, mas também a região de Caratinga e cidades vizinhas, que fazem parte da área de responsabilidade da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano. Sete médicos e cinco enfermeiras ministraram palestras sobre a atuação da Vigilância em Saúde em situações de risco epidemiológico, surtos e agravos inusitados.
A diretora de Vigilância de Doenças Transmissíveis e Imunização da SES-MG, Marcela Ferraz, afirmou que ações como essa serão realizadas nas 28 Unidades Regionais de Saúde do estado. Ela reforçou que a população tem um papel essencial no combate às arboviroses. Cerca de 80% dos focos do Aedes aegypti estão dentro das casas. Pequenos cuidados, como evitar o acúmulo de água parada e descartar corretamente o lixo, podem prevenir novos casos”, alertou.
Já publicado:
- Após caso suspeito, Timóteo intensifica vacinação contra febre amarela
- Timóteo tem suspeita de caso de febre amarela
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]