18 de fevereiro, de 2025 | 16:59

Paciente com suspeita de febre amarela tem resultado negativo em Timóteo

Divulgação
Informação foi divulgada por Érica Ferreira, secretária municipal de SaúdeInformação foi divulgada por Érica Ferreira, secretária municipal de Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu, nesta segunda-feira (17), o encontro da “Força Estadual do SUS” no Vale do Aço. O evento, ocorrido no auditório da Prefeitura de Timóteo, teve como objetivo preparar a rede assistencial para o manejo clínico de arboviroses, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Participaram médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem de diversos municípios da região, informou a administração timoteense.

Durante o evento, a secretária de Saúde de Timóteo, Érica Ferreira, esclareceu a situação de um caso suspeito de febre amarela na cidade. “Detectamos um caso suspeito e iniciamos imediatamente um plano de ação, realizando vistorias em residências e bairros durante três dias. Contamos com a colaboração da população, que abriu suas casas e apresentou seus cartões de vacinação. Nesta segunda-feira (17), recebemos o resultado negativo para febre amarela do paciente em questão”, informou.

Ela ainda alertou sobre o alto risco de surtos de arboviroses na cidade, já que o Levantamento do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) apontou um índice de 4.7, muito acima do esperado.

Encontro
O superintendente regional de Saúde de Coronel Fabriciano, André Luiz de Paula, destacou que o encontro foi uma oportunidade para revisar fluxos, protocolos e otimizar a assistência aos pacientes. “Com um atendimento oportuno e qualificado, conseguimos evitar óbitos por arboviroses”, ressaltou. Ele também mencionou outras ações no Vale do Aço para o combate às arboviroses, incluindo uma oficina voltada para agentes de combate às endemias e o uso de drones para identificação de focos do mosquito Aedes aegypti.

O evento reuniu profissionais de saúde de 35 municípios, abrangendo não apenas o Vale do Aço e seu colar metropolitano, mas também a região de Caratinga e cidades vizinhas, que fazem parte da área de responsabilidade da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano. Sete médicos e cinco enfermeiras ministraram palestras sobre a atuação da Vigilância em Saúde em situações de risco epidemiológico, surtos e agravos inusitados.

A diretora de Vigilância de Doenças Transmissíveis e Imunização da SES-MG, Marcela Ferraz, afirmou que ações como essa serão realizadas nas 28 Unidades Regionais de Saúde do estado. Ela reforçou que a população tem um papel essencial no combate às arboviroses. “Cerca de 80% dos focos do Aedes aegypti estão dentro das casas. Pequenos cuidados, como evitar o acúmulo de água parada e descartar corretamente o lixo, podem prevenir novos casos”, alertou.

Já publicado:
- Após caso suspeito, Timóteo intensifica vacinação contra febre amarela

- Timóteo tem suspeita de caso de febre amarela
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário