07 de fevereiro, de 2025 | 16:32

Timóteo tem suspeita de caso de febre amarela

Rovena Rosa/Agência Brasil
O possível caso da doença foi identificado entre os bairros Eldorado e Santa Maria O possível caso da doença foi identificado entre os bairros Eldorado e Santa Maria

Matéria atualizada às 8h de sábado (8)

O município de Timóteo recebeu a notificação de um caso suspeito de febre amarela na quinta-feira (6). Durante a investigação epidemiológica, verificou-se que o paciente foi vacinado em 2020 contra a doença, porém, em sua residência, foi encontrado um macaco morto. Em virtude disso, e, devido aos alertas epidemiológicos recentes para a febre amarela, a Vigilância em Saúde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desencadeou uma série de ações que visam prevenir o surgimento de casos de febre amarela na região, informou o governo.

Tal ação faz se necessária uma vez que o mosquito transmissor da febre amarela na área urbana é o Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Outra preocupação é referente aos macacos que, assim como os humanos, são meras vítimas dos mosquitos transmissores da doença. “É importante ressaltar que os macacos não transmitem a febre amarela para os homens e são importantes sentinelas da doença. Quando um macaco morre ou fica doente, pode ser sinal de que o vírus está na região”, atenta Eunice Silva, gerente de Vigilância em Saúde.

Vale lembrar que o resultado do primeiro Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 apontou um índice de infestação predial de 4,7%, muito acima do máximo preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de - 0,9%.

Ações imediatas
Nesta sexta-feira (7), uma equipe formada por mais de 30 servidores percorreu algumas residências dos bairros Eldorado e Santa Maria, nas proximidades onde o macaco foi encontrado morto, para vistoriar imóveis e vacinar pessoas de 9 meses a 60 anos ainda não imunizadas.

Na próxima semana, entre os dias 10 e 14, todas as Unidades de Saúde com sala de vacina, estarão fazendo ações de intensificação das vacinas contra febre amarela. “Reforçamos que todas as pessoas entre 9 meses e 60 anos, que não tenham se vacinado contra febre amarela devem procurar uma UBS, portando o cartão de vacinação”, informa Eunice Silva.

Macacos
Caso a população encontre macacos mortos ou doentes, deve informar o serviço de saúde do município pelos telefones 3847-7612 e (31)99848-0327. Uma vez identificados, o serviço de saúde avaliará se ainda há a possibilidade de coleta de amostras do animal para avaliação em laboratório e tomará as demais medidas necessárias de vigilância de controle.

Horários de funcionamento das UBSs
Alegre: 7h às 13h
Macuco: 7h às 13h
Ana Moura: 7h às 13h
Ana Rita: 7h às 16h
Primavera: 7h às 16h
João XXIII: 7h às 16h
Limoeiro: 7h às 16h
Timotinho: 7h às 16h
Novo tempo: 7h às 16h
Cachoeira do vale: 7h às 17h
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário