13 de fevereiro, de 2025 | 06:01
Mais de 60 casos de violência contra criança ou adolescentes já foram registrados este ano
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do AçoNeste ano, a Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) já registrou 66 denúncias de violência contra criança ou adolescente. As denúncias foram registradas no painel de dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) do governo federal. Todas elas ocorreram entre o mês de janeiro e início de fevereiro.
Crimes como esse podem ser denunciados para o Disque 100 de forma gratuita e anônima. Um número de protocolo é disponibilizado assim que uma denúncia é feita para que o denunciante acompanhe o andamento. Os responsáveis pelo atendimento cadastram e encaminham cada caso aos órgãos competentes.
Além de crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, pessoas em restrição de liberdade, população LGBT e população de rua também são atendidas pelo Disque 100. No Disque 180 são registradas denúncias de violência contra a mulher.
No primeiro mês do ano, houve 35 casos de violações contra vulneráveis em Ipatinga. No município, que teve mais registros desse ferimento de direitos humanos na região, os dados foram atualizados no dia 9 de fevereiro.
Timóteo é o segundo município com mais casos na RMVA, totalizando 19. A cidade contou 19 denúncias somente em janeiro. Nesse caso, as informações foram atualizadas no dia 10 de fevereiro.
Já em Coronel Fabriciano foram registrados dez casos. A atualização de dados ocorreu no dia 7 de fevereiro. Em Santana do Paraíso, somente dois casos desse tipo de crime aconteceram e, no painel de dados, a última informação foi atualizada no dia 9 do mesmo mês.
Entre os principais tipos de violações que a ferramenta aponta, em todas as cidades, estão: negligência; constrangimento; exposição; abandono; e agressão.
Já publicado:
- Região já teve cerca de 30 denúncias de violência contra crianças e adolescentes em outubro
- Ipatinga abrange mais da metade dos casos de violência contra crianças e adolescentes RMVA
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]