23 de julho, de 2024 | 07:30

Ipatinga abrange mais da metade dos casos de violência contra crianças e adolescentes RMVA

Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Região já tem 236 casos de violência contra criança e adolescente neste ano Região já tem 236 casos de violência contra criança e adolescente neste ano
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
Na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), há 236 denúncias a respeito de violência contra crianças e adolescentes. Elas foram acolhidas pelo canal Disque 100, que recebe demandas referentes a violações de direitos humanos. Ipatinga lidera o número de casos, representando mais da metade considerando os quatro municípios RMVA.

As informações foram apuradas pela reportagem do Diário do Aço por meio do painel de dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) do governo federal. Os últimos dados disponíveis são do dia 8 de julho.

Em toda a região, o município ipatinguense é o que mais apresenta registros desse tipo de violência, visto que no total são 122. Essa quantidade representa um percentual de 51,69% da soma de todos os casos.

Logo em seguida, está Coronel Fabriciano, representando 27,54% das situações de violações contra crianças e adolescentes na RMVA. A cidade já teve 65 denúncias neste ano.

Timóteo, por sua vez, contabiliza um número ainda menor. Até o início deste mês, o município aponta 35 registros de violência contra os vulneráveis, demonstrando um percentual de 14,83% se levarmos em conta todos os casos regionais.

Por fim, Santana do Paraíso é o município da região que conta com um percentual mais baixo de denúncias atendidas pelo canal do governo federal (6,77%) sobre esse tipo de violação. Na localidade, foram 16 situações.

Situação do ano que passou
Em 2023, em conjunto, os municípios da RMVA somaram 368 registros de violência contra crianças e adolescentes. Ipatinga também foi a cidade que mais teve apontamentos, sendo 186.

Por 86 casos a menos, Fabriciano foi a segunda localidade com um maior número de casos dessa violação. Neste mesmo período, Timóteo (54) e Santana do Paraíso (28) também apresentaram menos denúncias.

Já publicado:
-Casos de violência: capacitação em Ipatinga orienta profissionais que atuam com crianças e adolescentes
-Meninas adolescentes, meninos de até 4 anos e crianças indígenas sofrem mais violência no Brasil
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Fico Pasmado

23 de julho, 2024 | 10:08

“O "de olho" já relativizou a questão. Pronto!”

De Olho

23 de julho, 2024 | 10:06

“Em face das informações supra, não podemos nos esquecer de que Ipatinga conta hoje com aproximadamente 240.000,00 habitantes, enquanto que os demais municípios da RMVA, estão longe disso. É imprescindível que essa informação seja repassada aos leitores, acho.”

Envie seu Comentário