12 de janeiro, de 2025 | 22:15

Encontrada a décima vítima soterrada em Ipatinga

Corpo de Bombeiros Militar

Na noite deste domingo (12), o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PL), confirmou que foi encontrada a décima vítima de deslizamento de terra, ocorrido devido à forte chuva que atingiu o município na madrugada de domingo.

Conforme o chefe do Executivo, a pessoa encontrada estava na residência localizada na rua Turim, no bairro Bethânia, com outras quatro vítimas, que já haviam sido encontradas anteriormente. Entre elas, está Sofia de Oliveira, de 8 anos.

Dentre as vítimas da catástrofe em Ipatinga há ainda outra criança. Hiago Vitor, de 8 anos, morava na rua Boston, no Bethânia, e foi atingido pelo desmoronamento da casa em que residia.

Também foram vítimas da catástrofe climática os idosos Eva Pereira Angelino, de 69 anos, e Sebastião Angelino, de 78. Eles residiam na rua Tucanuçu, bairro Vila Celeste, em Ipatinga.

O velório foi iniciado na noite deste domingo, na igreja Assembleia de Deus, na rua beija-flor, 20, bairro Chácaras Madalena. Um culto fúnebre foi agendado para às 7h30 e o sepultamento às 9h da manhã de segunda-feira (13).

Em entrevista à imprensa no fim da tarde, na Escola Municipal Chirlene Cristina Pereira, no bairro Bethânia, uma das regiões mais atingidas pela chuva, o prefeito também confirmou que há 150 pessoas desalojadas.

Gustavo Nunes acrescentou que, no começo da manhã, foi divulgado que a catástrofe foi resultado de uma chuva acumulada em 80mm. Entretanto, a atualização dos dados mostra que foi muito mais.

“Só aqui na região do bairro Bethânia choveu 204mm na madrugada de hoje, que é o que significa que são 204 litros de água por metro quadrado na cidade e, com a terra já muito macia, muito encharcada, aconteceram esses deslizamentos. Não tinha essa previsão”, esclareceu. Relatos de moradores do bairro apontam que a chuva intensa começou por volta das 1h30 e só parou perto das 5h, com o dia já amanhecendo.

Mão de obra nas ruas
Também para segunda-feira, Gustavo Nunes confirmou que a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sejusp) assegurou o envio de 80 homens em cumprimento de pena e que já fazem trabalho externo, para ajudar na limpeza das ruas e dos pontos mais críticos de destruição provocados pelo temporal.

Veja também:


Portaria Central do Ipatingão vira central de ajuda humanitária - saiba o que doar

UPA
Em todo o domingo a UPA no bairro Canaã esteve fechada por ter sido atingida pela inundação do córrego Gerasa. O município contou com a UPA de Coronel Fabriciano para atendimento dos pacientes. Mais cedo, o prefeito de Timóteo, Vitor Prado, também tinha disponibilizado a UPA de Timóteo para atender pacientes de Ipatinga.

No entanto, no fim da noite, a administração de Ipatinga confirmou que, após “mega operação para limpeza da UPA”, a unidade retomará o atendimento ao público nesta segunda-feira.

Decreto para conceder benefício a vítimas
Em relação aos desalojados, o governo informou que descentralizou o atendimento nas escolas mais próximas de cada um dos bairros mais atingidos. Equipes da Defesa Civil e da Assistência Social foram mobilizadas para receber as pessoas, fazer o cadastro das famílias e orientá-las.

“A partir de amanhã, na parte da manhã, será publicado um novo decreto. Esse decreto nos permitirá fazer um depósito para essas pessoas que tiveram fortes impactos com essas chuvas, que perderam as suas casas, que perderam os seus bens materiais. O município vai depositar um salário mínimo na conta dessas pessoas, para ajudá-las a restabelecer. As pessoas deverão atender aos critérios de vítimas dos estragos da chuva”, acrescentou.

Maquinário enviado por municípios vizinhos e empresas


Para o atendimento à população, além das equipes do Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil e voluntários, o município teve que contar com a assistência de maquinário e caminhões enviados por municípios vizinhos e empresas.

Isso porque o maquinário e caminhões da empresa contratada pelo município, Infrater, teve a maioria da frota danificada pela cheia do ribeirão Ipanema.

“Os caminhões-pipa da contratada ficam em uma garagem no Viveiro Municipal, ao lado do Parque Ipanema, no bairro Jardim Panorama. Toda a área foi inundada e esses veículos foram encontrados com água no teto. Impossibilitado de serem usados, tivemos que buscar alternativa, usando o maquinário emprestado, inclusive pela Usiminas, Cenibra e o Estado de Minas Gerais”, enfatizou o prefeito.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Mrsldp

13 de janeiro, 2025 | 17:02

“Tréplica ao Viewer: você acha que o pai de família que acabou de perder um filho não vai querer saber quem é o culpado. Já sabemos que tipo de pessoa não suporta crítica, vide durante a pandemia. São pessoas antidemocráticas que não suportam crítica. Dê uma olhada no perfil do X do gestor da cidade e veja quem parece se promover com ações que são obrigação. Te alerto que há críticas de outros usuário nos comentários do X”

Viewer

13 de janeiro, 2025 | 14:30

“Resposta ao Mrsldp

Agora não é o momento para procurar culpados especialmente considerando que o propósito disso é impor pautas antidemocráticas.

Agora é o momento de acolher as vitimas e ajudar as pessoas no que for necessário.”

Mrsldp

13 de janeiro, 2025 | 10:00

“Resposta ao comentário do Viewer: Essas tragédias conforme a reportagem só ocorreram por descaso político, liberação de construção em encostas, danos aos maquinários alagados. Não deixando de ter empatia e não deixando de ajudar os que precisam, a crítica é política é sim devida a qualquer momento e com maior ênfase neste instante.”

Viewer

13 de janeiro, 2025 | 08:49

“Meus mais sinceros pêsames as famílias enlutadas.

Aos críticos políticos, guardem suas criticas para outro momento, agora não é momento de politicagem suja.”

Boachá

13 de janeiro, 2025 | 00:03

“Queria deixar uma mensagem aos Bombeiros, pelo trabalho feito. Os Bombeiro por mais preparados que são por lidar com tragédias também são humanos e esse tipo de tragédia talvez os afeta e eles não externam essas emoções.
Mas segue a mensagem:

A vida é perene e breve, somos um sopro de vida, mas somos fortes e incansáveis na busca. Pois onde houver esperança, lá estaremos. E se está não houver mais, nós a levaremos. Somos e seremos para todo o sempre bombeiros.

Parabéns Bombeiro”

Graça Lima

12 de janeiro, 2025 | 23:44

“Realmente o povo dessa prefeitura sofre da desinteligência humana, o prefeito que tá ai num segundo mandato , sem nunca ter feito o desasseoranento do Ribeirão Ipanema , ao invés de guardar os veículos em lugar seguro , os leva para perto de um ribeirão assoreado. È claro que, eles ficariam submersos na primeira enchente , tava escrito nas estrelas.Durma com um barulho desses.”

Pedro

12 de janeiro, 2025 | 22:58

“CEMADEN o senhor já ouviu falar o que prefeito?”

Envie seu Comentário