04 de dezembro, de 2024 | 20:30

Plano Diretor do Vale do Aço é aprovado na ALMG

Divulgação
O projeto, de autoria do deputado estadual Celinho Sintrocel, foi aprovado por unanimidade O projeto, de autoria do deputado estadual Celinho Sintrocel, foi aprovado por unanimidade

Foi aprovado em segundo turno no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 50/2020, que institui o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana do Vale do Aço (PDDI-RMVA). O projeto, de autoria do deputado estadual Celinho Sintrocel, foi aprovado por unanimidade, com 57 votos favoráveis, e segue agora para a sanção do governador.

Segundo a assessoria do deputado, o PDDI-RMVA é o primeiro plano deste tipo em Minas Gerais e o terceiro no Brasil, ao lado dos planos das regiões metropolitanas da Grande Vitória (ES) e do Vale do Rio Cuiabá (MT). A aprovação marca um avanço histórico para o planejamento integrado e o desenvolvimento sustentável dos municípios de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo.

O processo de elaboração do PLC foi conduzido pela Agência Metropolitana do Vale do Aço (AMVA) e contou com a participação de especialistas do Centro Universitário do Leste de Minas (Unileste), de secretarias e órgãos estaduais e municipais, além de representantes da sociedade civil e setores sociais da região. O texto final foi discutido em duas rodadas de debates no Plenário da ALMG, envolvendo deputados e comissões temáticas.

Planejamento e desenvolvimento regional
De acordo com a assessoria, o PDDI é um instrumento essencial para o planejamento e a gestão integrada das áreas urbanas e rurais dos municípios que compõem a Região Metropolitana do Vale do Aço. O plano tem como objetivos principais a promoção da justiça socioespacial e ambiental, a organização do uso e ocupação do solo, a delimitação de áreas de proteção ambiental e cultural, e a articulação de políticas públicas em áreas como educação, saúde, habitação, segurança e transporte.

O plano também busca atrair investimentos, fomentar a geração de empregos e promover o desenvolvimento econômico regional. Além disso, estabelece diretrizes para a prestação de serviços compartilhados entre os municípios e prevê uma revisão inicial no prazo de até dois anos, coordenada pela AMVA.

Agradecimentos
O deputado Celinho Sintrocel agradeceu ao presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins, ao secretário de Governo, Gustavo Valadares, e à secretária-adjunta, Mila Corrêa da Costa, pela colaboração no processo de aprovação do projeto. Também foram reconhecidos os esforços da Agenda de Convergência do Vale do Aço/FIEMG, dos deputados que participaram das comissões e do Plenário, dos prefeitos e vereadores dos municípios envolvidos, e da equipe técnica da ALMG e da Unileste.

Por fim, Celinho dedicou a conquista à população da Região Metropolitana do Vale do Aço, destacando a importância da colaboração coletiva para a elaboração e aprovação do PDDI.

Leia também:
Plano Diretor de Timóteo será votado em dezembro
Plano Diretor de Timóteo recebe considerações em audiência pública
Novo Plano Diretor de Timóteo será debatido hoje em audiência pública
Projeto de lei do novo Plano Diretor será tema de audiência pública em Timóteo
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário