26 de novembro, de 2024 | 08:20
Cresce o número de justificativas eleitorais no Vale do Aço
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do AçoNa Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), a quantidade de pessoas que não compareceram às urnas no dia das eleições municipais deste ano e justificaram seus votos aumentou. Considerando os quatro municípios da região, o total é de 19.230. Já o eleitorado com deficiência soma 66 justificativas, conforme apurado pela reportagem do Diário do Aço. Os dados foram atualizados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 5 de novembro.
A penúltima atualização ocorreu no dia 23 de outubro. Nesta data, a RMVA apresentava 16.217 votos justificados, assim como já publicou o jornal no período.
Justificativas por município
De acordo com a última atualização, 10.258 eleitores justificaram seus votos em Ipatinga e 4.612 em Coronel Fabriciano.
Em Timóteo, 3.169 eleitores também tiveram a situação regularizada. Por fim, em Santana do Paraíso, houve 1.191 justificativas.
Eleitorado com deficiência
Em Ipatinga, 36 pessoas com deficiência (PcD) justificaram seus votos. Em Coronel Fabriciano, 17; Timóteo em oito justificativas e Santana do Paraíso cinco.
Como justificar?
Nos casos em que o cidadão ainda não tenha apresentado a justificativa no dia da votação, é possível justificar em até 60 dias após o turno. O que também pode ser feito por meio do aplicativo e-Título, bem como pelo formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral. Há ainda a possibilidade do autoatendimento eleitoral, com o Título Net. É possível acessá-lo por meio dos Portais da Justiça Eleitoral. Mais informações podem ser obtidas por meio do link www.tse.jus.br.
Leia também:
Justificativa de votos predomina entre pessoas na faixa etária de 25 a 34 anos na região
Região Metropolitana do Vale do Aço já teve mais de 16 mil justificativas eleitorais
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Tião Marreta
26 de novembro, 2024 | 16:51No Brasil o voto é obrigatório na verdade para quem é funcionário público,precisa tirar passaporte, viaja muito ao exterior. No mais, a multa é mais barata que passagem de ônibus ou o combustível que você vai gastar.
O valor da multa é R$ 3,51 por cada turno de eleição em que não votou nem justificou o não exercício da obrigação de votar, ou seja, com pagamento por meio digital só gerar a boleta no computador, nem precisa imprimir e usar o aplicativo do banco para pagar. Fica a dica.”
Leoncio Simoes
26 de novembro, 2024 | 09:24Eu tenho 59 anos ,nunca votei, primeiro porque nao acredito em DEMOCRAÇIA SE VC E OBRIGADO A VOTAR, segundo nunca vi um politico que mereça meu voto,esquerda, direita, centro, tudo a mesma MRDA,sao todos iguais corruptos mentirosos, i o ex da direita arrogante, hipocrita i covarde.”