24 de novembro, de 2024 | 17:43

Apreendida carga com barras de maconha em ônibus na BR-381, em Antônio Dias

Mercadoria estava em uma mala transportada por um ônibus interestadual e tinha como endereço o município de Coronel Fabriciano

PMMG/Divulgação
Materiais apreendidos pela PM na operação deflagrada na BR-381 em Antônio Dias Materiais apreendidos pela PM na operação deflagrada na BR-381 em Antônio Dias

Em uma operação deflagrada na manhã de domingo (24), a Polícia Militar apreendeu 31 barras de maconha, que eram transportadas no interior de um ônibus que faz transporte interestadual de passageiros. Uma mulher foi presa. A batida policial ocorreu na BR-381, próximo a entrada de Antônio Dias.

O Diário do Aço apurou junto a fontes policiais que, inicialmente, a ação militar visava coibir roubos e furtos a passageiros de ônibus na BR-381.

Ao abordarem um coletivo que transportava cerca de 30 pessoas, os policiais perceberam que uma mulher de 34 anos, natural de Osasco, em São Paulo, começou a ficar nervosa, e ter comportamentos diferentes dos demais passageiros.

Em duas oportunidades ela pediu para levantar-se e ir ao banheiro, e em uma terceira solicitação, pediu água. Indagada pelos policiais, a mulher alegou que não carregava nenhuma bagagem no compartimento de carga do veículo, mas conforme controle executado pelos funcionários e apresentado à equipe policial, foi notado que havia uma mala de responsabilidade da suspeita.

Durante busca na mala foram localizadas dezenas de barras de maconha. Com isso, a passageira recebeu voz de prisão pelo crime de tráfico de drogas.

Droga tinha Coronel Fabriciano como destino
A mulher confirmou que uma pessoa a procurou pessoalmente em Carapicuíba/SP, e a contratou para fazer o serviço de transporte da mala para a região do Vale do Aço, com instruções para desembarcar em Coronel Fabriciano. Próximo de concluir a viagem, uma pessoa iria entrar em contato com ela, por meio de mensagens no WhatsApp e pegaria a "encomenda".

A detida iria receber a quantia de R$ 2 mil pelo transporte interestadual da mala. A mulher e os materiais apreendidos foram levados até a sede do 58º BPM, em Coronel Fabriciano, para registro da ocorrência.

A Lei de Drogas (Lei nº 11.343/2006) prevê penas mais severas para o tráfico de drogas, e o transporte interestadual de entorpecentes é considerado um agravante. Isso significa que a pena base para o crime de tráfico pode ser aumentada em razão dessa circunstância.

Justiça não alivia pena de mulas do tráfico


O uso de pessoas, principalmente mulheres jovens, sem antecedentes criminais, recrutadas mediante promessa de pagamento em dinheiro é uma prática comum dos traficantes para o transporte de entorpecentes.

Repetidos casos de apreensão tem sido registrados e as “mulas” amargam longas penas nos presídios por envolvimento com essa modalidade criminosa.

Quem é flagrado transportando entorpecentes é sentenciado por tráfico sem direito a qualquer redução na pena, mesmo se provar que não tinha envolvimento direto com o tráfico.

O entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), é que a condição de "mula" do tráfico de drogas, por si só, não afasta o reconhecimento do crime de tráfico privilegiado.

Em alguns casos, o magistrado pode optar pela redução da pena em apenas um quarto, “já que os acusados se deixaram cooptar pelos traficantes, mesmo que por necessidade e como transportadores”.

O artigo 33 da Lei 11.343/2006 estabelece pena que varia de 5 a 15 anos de reclusão, além de pagamento de multa, para as pessoas apanhadas envolvidas com a venda, compra, produção, armazenamento, transporte ou entrega de entorpecentes.

Já publicado pelo Diário do Aço:
-''Mula do tráfico'' é presa ao desembarcar de ônibus com carga de maconha na rodoviária de Caratinga
-Mulher de Ipatinga é presa em ônibus transportando carga de cocaína e crack
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Fronteiras Abertas

25 de novembro, 2024 | 07:23

“Mulas do tráfico. Essa daí está encalacrada. Vai pegar uns 15 anos de cana por causa do tráfico interestadual de droga. Claramente foi usada como "boi de piranha". Enquanto as forças policiais estavam envolvidas com essas barras, passou quantidade muito maior.”

Envie seu Comentário