24 de setembro, de 2024 | 06:00

Moradores do Ana Moura voltam a relatar problemas com abastecimento de água

Arquivo DA
Populares relatam que a caixa d?água chegou a ficar praticamente zerada no fim de semanaPopulares relatam que a caixa d?água chegou a ficar praticamente zerada no fim de semana

Somado ao calor intenso vivido nos últimos dias, moradores da rua Pioneira, no bairro Ana Moura, em Timóteo, reclamam de problemas constantes com o fornecimento de água pela Copasa. Na semana passada, a população chegou a ficar quatro dias sem água, que retornou apenas no último domingo (22), mas ainda sem pressão suficiente para encher a caixa d'água das casas.

O problema enfrentado pelos moradores do bairro já foi noticiado anteriormente pelo Diário do Aço, em julho deste ano. A falta de água era uma situação constante, mas por dois meses o abastecimento se normalizou, conforme conta a moradora Jaine Araújo Lopes. Porém, nos últimos dias, o problema voltou a ocorrer. Ela relata que ficou quatro dias sem abastecimento de água, que retornou na noite de domingo.

"A gente ficou com a caixa praticamente zerada, enfrentando esse transtorno novamente. Só que a gente não sabe mais o que fazer. A água chegou ontem (domingo) por volta de nove e pouca da noite. Nossa, isso nos deixa muito estressados. Com esse calor que está fazendo, ficar sem água em casa é complicado. Estamos tendo que comprar água para beber e ir à casa de parentes para conseguir um pouco. Isso é um absurdo", reclama.

Porém, a situação não foi totalmente normalizada, pois o abastecimento chegou com pressão insuficiente para encher a caixa d'água. "A água chega no relógio, e dá para ver que só sobe até uns dois metros, porque temos uma torneira lá, mas sai só um pouquinho, sem força para encher a caixa. Nem na caixa da vizinha, que é mais baixa, a água vai. É a mesma coisa, e a gente filmou outros relógios rodando sem cair uma gota d'água. Isso é um absurdo", desabafa.

Para a moradora, a concessionária tem agido de forma paliativa quando há reclamações, mas sem oferecer uma solução definitiva, pois o problema continua a se repetir. "O que queremos é a água chegando, porque a conta sempre chega. Na semana passada mesmo, paguei uma conta de 280 e poucos reais. Então, as contas lá em casa estão todas em dia, e a água também tem que chegar", reivindica.

Posicionamento
A Copasa informou, por meio de nota, que enviaria ainda na segunda-feira (23) uma equipe operacional à rua Pioneira, número 240, no bairro Ana Moura, para verificar a ocorrência de falta de água e solucionar o problema.

Município notifica a Copasa

Por meio da Procuradoria-Geral, a administração de Timóteo notificou a Copasa, nesta segunda-feira (23), por descumprimento de contrato celebrado com o município. “Desde o dia 20 de setembro, algumas localidades vêm sofrendo com a falta de água, a exemplo dos bairros Limoeiro e Recanto Verde, causando enormes prejuízos aos moradores”, informou o Executivo, ressaltando que ao longo da atual gestão foram realizadas inúmeras notificações para que a Copasa cumpra com as suas obrigações, bem como impetradas ações na Justiça visando a melhoria do serviço.

Para tentar minimizar a falta de água nessas comunidades, o município enviou caminhões-pipa para o suprimento dos casos mais urgentes como população idosa, pessoas convalescidas e prédios públicos.

No ofício de nº 30/2024, a Procuradoria notificou formalmente a Copasa exigindo a regularização do abastecimento em 24 horas sob pena de adoção de medidas judiciais coercitivas.


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