DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

23 de agosto, de 2024 | 08:00

Ideb aponta escolas com melhores resultados nos anos iniciais do ensino fundamental da região

Divulgação
O Ideb é o principal indicador da qualidade do ensino básico, público e privado do país O Ideb é o principal indicador da qualidade do ensino básico, público e privado do país
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 mostra quais são as melhores escolas dos anos iniciais do ensino fundamental na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA). Conforme já publicado pela reportagem do Diário do Aço, aquela que representa Ipatinga com maior resultado é a Escola Estadual Engenheiro Márcio Aguiar da Cunha (8,2). Já no caso de Timóteo, é a Escola Estadual Tenente José Luciano (7,6). Em Coronel Fabriciano, a Escola Municipal Said Albeny (7,0). E em Santana do Paraíso, a Escola Municipal Josefino Anício de Oliveira (6,5).

O índice foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele é o principal indicador da qualidade do ensino básico, público e privado do Brasil, variando numa escala de 0 a 10. Na semana que passou, o Ministério da Educação (MEC) divulgou essas informações. Já os resultados regionais que abrangem os anos iniciais do ensino fundamental (que termina no atual 5º ano, antiga 4ª série), foram levantados pelo geógrafo e coordenador estatístico e de pesquisa do Observatório das Metropolizações Vale do Aço/IFMG Ipatinga, William Passos, e enviados ao jornal.

No município timoteense a Escola Estadual teve a mesma pontuação que a E.E.Tenente José Luciano, enquanto em Fabriciano as escolas Senador Zé Alencar e Prof. Francisco Letro também apresentaram o mesmo resultado que a E.M. Said Albeny.

Já publicado sobre o assunto:
Leia também:
Ideb 2023: Ensino Médio das escolas na RMVA estão dentro da média estadual
Ipatinga tem o melhor Ensino Fundamental da RMVA, aponta Ideb


Em entrevista ao Diário do Aço, William destacou que o Ideb é o principal retrato que existe sobre o panorama da educação brasileira, especialmente da educação pública.

“Por isso, é importante aprofundar a compreensão, por meio de estudos científicos, sobre as causas que levam ao aumento do Ideb nas escolas e sobre as reais razões de algumas escolas terem desempenho melhor que outras. Algumas causas generalizadas já conhecemos, como o interesse dos estudantes em aprender. Sabemos que esse interesse, de maneira geral, é maior entre estudantes com pais mais escolarizados e que vivem num ambiente familiar que proporciona maior transmissão de ‘capital cultural’. São estudantes que têm uma maior compreensão sobre a importância da escola como ‘escada' para uma profissão futura, que ofereça um nível de renda confortável”, pontuou.

“Entretanto, faltam estudos mais conclusivos sobre o impacto de fatores mais individualizados, tanto no que diz às escolas quanto no que diz respeito aos estudantes. E talvez o mais importante: falta um maior compartilhamento das melhores práticas para que escolas com melhor desempenho aprendam com outras que não estejam satisfeitas com seu resultado. Em ano eleitoral, é muito importante que isso seja trazido para o debate público. A entrega de uma boa educação pública precisa ser muito mais que um programa de governo. Precisa ser política de Estado”, complementou o geógrafo.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Neife Regina Resende

25 de agosto, 2024 | 11:32

“Como Diretora da E.E Tenente José Luciano, parabenizo toda Equipe da Escola, pais e alunos e que possamos cada vez mais fazer da Escola pública, uma escola de qualidade”

Paulo

24 de agosto, 2024 | 08:15

“O IDEB das escolas estaduais sempre são melhores do que das escolas municipais. E o prefeito Gustavo quer municipalizar as escolas estaduais em Ipatinga. Isso representa um retrocesso na educação pública. Não votem em candidatos a prefeito e vereador que apoiam a municipalização.”

Luiz Guilherme Jr

23 de agosto, 2024 | 08:22

“Eu como Pai de aluno que estuda na Escola Said Albeny me sinto orgulhoso em ver esse trabalho maravilhoso da Diretora amiga e muito Competente Maria Luiza e Equipe e a Gestão Novos Tempos e ao Secretario de Educação Serra Negra e equipe!
Parabéns a todos e nos pais de alunos agradecemos!Que Deus abençoe a todos”

Envie seu Comentário