21 de agosto, de 2024 | 08:30
Ideb 2023: Ensino Médio das escolas na RMVA estão dentro da média estadual
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do AçoNo ano de 2023, as escolas públicas dos quatros municípios da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) tiveram uma queda no resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Médio, comparado ao ano de 2021. Isso ocorre quando observado em relação ao ano de 2019, último levantamento antes do período de pandemia da covid-19.
Em linhas gerais, apesar de ter tido o maior percentual (0,4) de queda comparado ao último levantamento, Ipatinga continua com o melhor desempenho no ensino médio: 4,2. Em seguida aparece Coronel Fabriciano e Timóteo, com 4,1, e Santana do Paraíso com 4. Os números estão dentro da média do estado de Minas Gerais, que registrou 4,2 para essa etapa de ensino.
Os resultados do Ensino Médio foram inferiores aos do Ensino Fundamental, tanto nos Anos Iniciais, quanto nos Anos Finais, conforme divulgado pelo Diário do Aço no fim de semana passada.
Já publicado sobre o assunto:
Leia também:
Ipatinga tem o melhor Ensino Fundamental da RMVA, aponta Ideb
Minas Gerais apresenta melhorias na aprendizagem e desempenho histórico nas taxas de rendimento no Ideb 2023
O Ideb 2023, principal indicador da qualidade do ensino básico, público e privado do país, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi publicado no último dia 14, pelo Ministério da Educação (MEC).
O Ideb
Principal indicador da qualidade do ensino básico, público e privado do país, o Ideb varia numa escala de 0 a 10. O índice é calculado a cada dois anos para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para os Anos Finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. Por isso, a próxima divulgação da avaliação será somente em 2025.
Para compor o Ideb, o MEC leva em consideração as notas dos estudantes na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), os índices de aprovação, informados pelo Censo Escolar, e o indicador de fluxo escolar, que avalia o total de alunos que não continuaram frequentando ao longo do ano letivo. No caso da prova do Saeb, são aferidas as notas dos estudantes nas avaliações de Português e Matemática, a fim de verificar se os alunos matriculados atingiram a aprendizagem esperada. A última aplicação da prova do Saeb aconteceu nos meses de outubro e novembro do ano passado, em todo o Brasil.
Veja os dados na tabela abaixo:
Diário do Aço
Dados disponibilizados pelo MEC e compilados pelo Diário do Aço

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Rj
21 de agosto, 2024 | 21:29Ô Epaminondas, o que adianta se os professores são ou não esforçados, quando a maior parte dos estudantes e das famílias não são? Muitas famílias só querem um local chamado de escola, para os filhos ficarem uma parte do dia, para garantir o bolsa família e, de preferência, com babás e refeições.
Quanto ao chororô, quem não chorora, não mama nas tetas do estado ou do município.”
Epaminondas
21 de agosto, 2024 | 12:49Média estadual né.
Piada pronta!!!
Imagina se esse povo recebesse salário de acordo com as médias.
Eles são tão esforçados.
Depois não venha com chororô.”
Gildázio Garcia Vitor
21 de agosto, 2024 | 09:43Este 4,2 do município de Ipatinga, a "MAIOR" da RMVA, pode estarei relacionada aos alunos do Colégio Tiradentes e do IFMG, o primeiro, por cobrar mais dos alunos, e o segundo, por selecionar, através de testes, os candidatos ao ingresso na Instituição. Mesmo assim, médias muito baixas para um município que investe muitos recursos no Ensino Fundamental I e II.”