15 de agosto, de 2024 | 13:44

Minas Gerais apresenta melhorias na aprendizagem e desempenho histórico nas taxas de rendimento no Ideb 2023

SEEMG/Divulgação
Resultado apresenta a primeira avaliação nacional em larga escala após o período pandêmico; rede estadual de ensino mantém índice histórico do ensino médioResultado apresenta a primeira avaliação nacional em larga escala após o período pandêmico; rede estadual de ensino mantém índice histórico do ensino médio

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, nesta quarta-feira (14/8), os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023.

O índice mede o desempenho dos estudantes e avalia a qualidade da oferta educacional nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e no ensino médio das redes públicas municipais, estaduais e federal, além de uma amostra de escolas privadas.

Esta edição é significativa pois marca o primeiro ciclo avaliativo após o impacto da pandemia de covid-19 e os resultados refletem tanto o impacto positivo das políticas educacionais implementadas quanto os desafios persistentes.

A pandemia contribuiu para as lacunas de aprendizagem, mas as ações contínuas da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) têm mostrado avanços significativos, especialmente nas taxas de aprovação e na recuperação de aprendizagem.

O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, elogia o desempenho educacional e as estratégias adotadas para aprimorar a aprendizagem no estado. “Reconhecemos o grande esforço da Secretaria de Educação, dos professores e de toda a rede estadual. As taxas de aprovação alcançadas são algumas das melhores da nossa história, refletindo a evolução significativa do nosso sistema de ensino”, afirma.

No Ideb 2023 do ensino médio, Minas manteve o índice de 4,0 alcançado na edição anterior, com aumento no rendimento (fluxo) de 0,84 em 2019 para 0,87 em 2023 o que demonstra a continuidade do trabalho que vem sendo realizado pela rede de busca ativa e monitoramento da frequência dos estudantes.

Já o desempenho apurado de proficiência nesta etapa de ensino, de 4,56, é maior que a média nacional de 4,44.
Nos anos finais do ensino fundamental, a melhora no rendimento foi de 0,88 em 2019, para 0,92 em 2023. Já nos anos iniciais do ensino fundamental, o estado apresentou o desempenho no Saeb maior que a média nacional sendo que no país a nota média foi de 6,12 e em Minas 6,27.

Contexto da pandemia
Comparar os resultados de 2023 com os de 2021 é complexo devido aos desafios causados pela pandemia, como o ensino remoto e a aprovação automática para evitar evasão escolar. Desta forma, recomenda-se, que a interpretação da variação do Ideb leve em consideração também o ano de 2019, em comparação com 2023.

Mesmo nesse cenário adverso, para mitigar as dificuldades de acesso e de aprendizagem dos estudantes da rede pública estadual de ensino, onde Minas Gerais apresentou estabilidade nos números, comparar diretamente os dados do Saeb 2023 com os de 2021 pode levar a conclusões imprecisas.

Ideb
O Ideb é um importante indicador que avalia a qualidade da educação nas escolas brasileiras. Desenvolvido pelo Inep, o Ideb combina dois componentes principais: o desempenho dos estudantes nas avaliações e o rendimento escolar.

O Ideb incorpora a proficiência dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, obtida através das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizadas ao final de cada nível de ensino (5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio).

Essas notas são ajustadas para uma escala padronizada de 0 a 10, permitindo comparações entre diferentes escolas e regiões.

(Agência Minas)
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