DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

23 de julho, de 2024 | 13:43

Cuidado para namoro na internet não acabar na delegacia de polícia

Em muitos casos, relacionamentos via aplicativo terminam em ocorrência polícial, processos e prejuizos nas contas bancárias

Divulgação PCMG
Em muitos casos, relacionamentos que começaram pelas telas acabaram na delegacia de políciaEm muitos casos, relacionamentos que começaram pelas telas acabaram na delegacia de polícia

O uso de aplicativos de relacionamento já é uma realidade para grande parte da população, que busca se conectar por meio da internet. Contudo, alguns cuidados são necessários para que a experiência não se torne desagradável ou até mesmo perigosa. Em muitos casos, relacionamentos via aplicativos terminam em ocorrência polícial, processos e prejuizos nas contas bancárias, com golpes. Em casos extremos, pessoas perderam a vida ao ir ao encontro da "pessoa amada" que conheceu pela internet.

Esta semana, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) divulgou recomendação para os usuários desses aplicativos. “Em primeiro lugar, é aconselhável conhecer melhor as pessoas antes de um encontro presencial, tentando manter as informações mais sensíveis resguardadas, como endereço, dados pessoais e rotina de vida”, orienta a delegada Cinara da Rocha, coordenadora do 1º Departamento de Polícia Civil em Belo Horizonte.

Ainda segundo a delegada, para um encontro presencial, a melhor sugestão é optar por locais públicos, como shoppings, restaurantes, cafés e praças. “São locais que já oferecem segurança por si só e, em grande parte, contam com monitoramento eletrônico”, assinala.

Leia também:
-Morador de Timóteo perde R$ 3.500 no golpe dos nudes

Localização

O compartilhamento das informações e localização com uma pessoa próxima também é uma ótima estratégia para evitar ser vítima de algum crime. Se, durante o encontro, houver alguma situação suspeita, a recomendação é de que seja feito o acionamento imediato das autoridades policiais, ligando para o 190.

“Seguindo essas dicas, é possível evitar crimes como estelionato, roubo, latrocínio, importunação sexual, estupro, extorsão mediante sequestro e até homicídio”, conclui Rocha.

A Polícia Civil também alerta para que as vítimas de crimes, cometidos por meio de aplicativo de relacionamento após o encontro, devem ligar para o Disque-Denúncia Unificado (DDU) 181, ou se dirigirem para a delegacia de polícia mais próxima, para que a ocorrência seja devidamente apurada.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Paulo

24 de julho, 2024 | 12:32

“Gosto de ler com atenção as matérias e depois vejo os comentários.
Cada comentário idiota de gente alienado que vejo.
Gente que não tem capacidade de ler e entender.
Por isso tanta gente cai em golpes.”

Ciumento

24 de julho, 2024 | 11:51

“Errado Gozador, lugar bom pra namorar é no Porto dos Botes em Cachoeira do Vale. Miozim que tá teno!!!”

Gozador

24 de julho, 2024 | 10:50

“Lugar bão pra namorar é na rua Sabará, no centro de Ipatinga...lá as meninas roubam seu coração...e ainda carteira, celular, veículo e até as roupas...kkk”

Yago

23 de julho, 2024 | 14:12

“Não sabia que namorar o computador dá prejuízo.”

Envie seu Comentário