21 de julho, de 2024 | 09:00
Evite que seu filho faça uso excessivo de telas durante as férias escolares
Divulgação
Pais devem adotar medidas para liminar o uso de telas no tempo de ociosidade das crianças e adolescentes

A forma como crianças e adolescentes aproveitam o tempo livre demandam vigilância, especialmente, no que diz respeito ao uso da internet. A palestrante especializada em educação de adolescentes, Deise Ferraz, destaca a importância de supervisão e orientação durante esse período, para evitar o uso excessivo e descontrolado da tecnologia.
A Safernet aponta que, em 2023, o número de denúncias de abuso e exploração infantil online aumentou 77,13% em relação ao ano anterior. Deise explica: "As telas podem ser uma solução fácil para entreter adolescentes durante as férias, mas sem a devida supervisão, o risco de exposição a conteúdos nocivos e de sofrer abuso online é gigante”.
SaferNet é uma organização não governamental, que reúne cientistas da computação e pesquisadores de diversas áreas com a missão de defender e promover os direitos humanos na Internet.
Proteção
Como medidas cruciais para garantir a segurança das crianças e adolescentes no ambiente digital durante as férias, pais devem adotar o hábito de monitorar o histórico de navegação dos filhos, bem como limitar o tempo de uso de aparelhos eletrônicos e ativar o bloqueio de aplicativos inapropriados, ficar atento a comportamentos atípicos e repentinos, como baixa autoestima, medo ou vergonha, que podem indicar que a criança está enfrentando problemas online, estabelecer uma comunicação aberta e de confiança com seus filhos, para que enxerguem nas férias uma oportunidade para relatar qualquer problema que estejam enfrentando, explicar os perigos da internet, como a abordagem de estranhos e a solicitação de dados pessoais, de forma adequada à idade da criança e definir horários específicos para o uso da internet e incentivar brincadeiras ao ar livre e momentos em família.
Conscientização
Deise acrescenta a necessidade de envolver escolas e comunidades na promoção da segurança digital. "Por meio de palestras, workshops e atividades lúdicas, podemos educar crianças e adolescentes sobre equilibrar, de forma saudável, vida real e virtual”.
Leia também:
-Uso excessivo de telas prejudica o desenvolvimento e a linguagem das crianças
-Estudantes de Medicina fazem projeto que trata do uso de telas por crianças e adolescentes
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]