20 de julho, de 2024 | 09:30
Inscrições para cursos técnicos do Cefet-MG Timóteo começam em 1º de agosto
Isabelly Quintão
Candidato podem pedir isenção do valor da inscrição, conforme as regras e prazos previstos no edital

Quem deseja concorrer a uma vaga nos cursos técnicos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG Timóteo) já pode consultar o edital do processo seletivo. O campus Timóteo oferece 144 vagas para este processo seletivo, divididas em quatro cursos: Desenvolvimento de Sistemas, Química e Edificações na modalidade integrada, e o curso de Metalurgia noturno.
O Cefet é uma instituição federal centenária presente em vários lugares do Brasil. No Vale do Aço, possui campus no município de Timóteo. Além de cursos técnicos, oferece graduação e pós-graduação sem nenhuma cobrança de mensalidades.
O edital dos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), com ingresso em 2025, pode ser consultado no site da instituição. A direção do Cefet reforça que, antes de fazer a inscrição, é imprescindível ler todo o edital e conhecer as regras que regem o Processo Seletivo. É possível obter informações sobre os cursos e assistir a um vídeo sobre cotas étnico-raciais e respectivas bancas de verificação.
Alexandre Pereira, coordenador Regional de Processos Seletivos (Copeve), explica que os cursos noturnos são ofertados em duas modalidades: Concomitância Externa, para os candidatos que, até a data da matrícula (janeiro de 2025), tenham concluído a primeira série do Ensino Médio e estejam regularmente matriculados no segundo ou terceiro ano do ensino médio em outra instituição de ensino, simultaneamente, durante sua permanência no Cefet. Nessa forma de ingresso, o estudante fará, no Cefet, somente o curso técnico, em período noturno, com duração de um ou dois anos, além de estágio.
O outro formato é o subsequente, para os candidatos que tenham concluído o Ensino Médio até a data da matrícula. Nessa forma de ingresso, o estudante fará, no Cefet, somente o curso técnico, em período noturno, com duração de um ou dois anos, além de estágio.
Cursos diurnos
Para os cursos diurnos, a oferta é na modalidade integrada para candidatos que terão concluído o Ensino Fundamental até a data da matrícula. Neste caso, o estudante fará o curso técnico juntamente com o Ensino Médio no próprio Cefet, no período integral (manhã e tarde), com duração de três anos, além de estágio.
Novidades
Segundo informações da instituição, neste ano o caderno de provas conterá 50 questões distribuídas entre Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Matemática, Ciências, Geografia e História, com a atualização da matriz de referência (conteúdo programático).
Inscrições
Alexandre Pereira esclarece que o valor da taxa de inscrição é de R$ 70, porém o candidato pode pedir isenção do valor, conforme as regras e prazos previstos no edital. O período de solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição será do dia 1º de agosto às 23h59 do dia 20 de setembro de 2024. Os requisitos para a isenção serão apurados e analisados com base nos termos do edital.
"A solicitação de isenção da taxa de inscrição para o processo seletivo dos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio destina-se a atender o candidato que, em função de sua condição socioeconômica, não pode arcar com o pagamento da taxa de inscrição", completa Alexandre Pereira.
Já publicado:
-Cefet-MG Timóteo é considerado melhor escola pública do Vale do Aço
-Incubadora do Cefet-MG Timóteo recebe propostas para impulsionar empreendimentos de base tecnológica
-Cefet-MG Timóteo oferece vagas para mestrado gratuito
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]