19 de junho, de 2024 | 08:00
Cefet-MG Timóteo é considerado melhor escola pública do Vale do Aço
A AIO Educação divulgou nesta semana as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), destacando as escolas melhor colocadas no ano de 2023. O Centro Federal de Educação Tecnológica de Timóteo (Cefet-MG Timóteo) foi classificado em 1º lugar entre as melhores escolas públicas do Vale do Aço.
Segundo informações da assessoria de comunicação do Cefet, a unidade de Timóteo também foi primeira colocada entre todas as unidades dos Cefets em Minas Gerais. Além disso, está no 6º lugar entre todas as escolas públicas de Minas Gerais e no 21º lugar entre todas as escolas públicas do Brasil.
Os resultados foram obtidos utilizando o trabalho da consultoria da AIO. Segundo a empresa, desde 2019 o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não divulga mais nos microdados do Enem a informação das escolas dos participantes.
Os dados do Enem por Escola 2023 foram obtidos mediante ingresso autorizado na sala segura do Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap) do Inep, por meio do projeto Enem - Análise das Disparidades nas Respostas do Enem - O Impacto da Escolaridade Materna nas Escolas Brasileiras no Enem, de Mateus Prado, Paulo Vivas e Murilo Vasconcelos.
Cálculo
O cálculo das médias é feito para cada prova objetiva e para a redação é calculada a média de todos os participantes do Enem 2023 da escola base no Inep. A classificação é feita a partir da média das notas de cada escola.
Resultados
Os dados completos estão disponibilizados para as comunidades de escolas públicas, como diretores, coordenadores, pais, alunos e todos os interessados podem acessar o site e ter acesso totalmente gratuito a relatórios detalhados sobre as escolas desde 2012, com dados da pesquisa e mais dados proprietários da AIO Educação.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Angel
20 de junho, 2024 | 11:31Rev.: uníssono* eu digo em revisão.”
Angel
20 de junho, 2024 | 09:34Pessoas derrotadas e derrotistas não raras vezes, observem, tentam desviar o foco dos ótimos resultados alcançados para comentários falsos e negatividades. A comunidade cefetiana docentes, técnicos administrativos e colaboradores trabalha em oníssono para entregar valor aos estudantes e a sociedade. E os números, os indicadores revelam tais resultados positivos.”
Nayane
19 de junho, 2024 | 16:25Isto me faz refletir o quão a educação e o bem-estar educacional dos alunos do CEFET-Timóteo seriam superiores se a prioridade fosse na educação e não no trabalho remoto dos servidores administrativos: psicólogos, pedagogos, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório, assistentes sociais que de casa trabalham e os alunos contam com a própria sorte e com o empenho dos professores.”
Roberto Araújo Paiva
19 de junho, 2024 | 15:37? gratificante fazer parte dessa história! Um dia me perguntaram o que eu gosto no CEFET, respondí que primeiramente gosto das pessoas, especialmente dos alunos e colegas de trabalho, depois do ambiente propício para a construção do processo: ensino/ aprendizagem, por último é gratificante ver o resultado, alunos com grande capacidade técnica e humana!”
Vamos Pensar
19 de junho, 2024 | 15:23A gente sabe que a maioria desses alunos tiveram que passar nos processos seletivos para poderem entrar no Cefet. Imagino que boa parte saiu de escolas particulares. E também muitos fazem cursinho particular para tentar o Enem. Podia comparar os salários dos professores dessas escolas federais com o salário dos professores estaduais e também a carga horária. Seria muito discrepante?”
Gildázio Garcia Vitor
19 de junho, 2024 | 12:47A segunda notícia maravilhosa e alvissareira, a primeira foi a do IFMG-Ipatinga, sobre este mesmo tema, que, juntamente com a promessa requentada da vinda da Histórica UFOP, muito alegra aqueles que têm dedicado as suas vidas profissionais à Educação, especialmente a pública, que, como muito bem colocou o Professor Flávio Barony, tem feito muito "mais com menos", desde 2014, no caso da Educação Federal.
Parabéns e obrigado às famílias desses Estudantes que, provavelmente, sabem do valor da Educação para o futuro dos filhos e da Nação. Parabéns aos Estudantes por mais esta conquista, muitas e maiores ainda virão. Afinal, o Poeta popular nos ensinou: "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer." Portanto, continuem fazendo e acontecendo e dando a lição. Pega a dica aí meu amigo Augusto e demais calouros do Cefet-Timóteo de 2024. Nunca esqueçam, lição dada é para ser aprendida e apreendida. Em 2026, vocês é que irão dar a lição no ENEM. Que tal ganharem do Coluni? Por último, parabéns aos Professores que, apesar das dificuldades. , têm conseguido tão bons resultados. Para vocês, deixo aqui estes lindos versos do Grande Poeta Thiago de Mello: "Na fogueira do que faço, por amor me queimo inteiro."
Valeu Companheiros! Muito obrigado!”
Flávio Barony
19 de junho, 2024 | 11:18Parabéns ao alunos que superaram os percalços da pandemia para buscar esse brilhante resultado!!! Destaca-se que em paralelo ao ensino Médio os estudantes concluem o Ensino Técnico, ou seja mérito em dobro para eles. Outra observação é que o serviço público, em especial a rede Federal de Ensino, tem logrado êxito mesmo com o orçamento 30% inferior ao valor de 2014, ou seja, "faz mais com menos"! Sugiro que entrem no site do CEFET https://www.timoteo.cefetmg.br/ ou no Instagram @cefetmg.timoteo para obter mais informações sobre os cursos e outros eventos. A inscrição para o mestrado já iniciará no dia 24/06.”