20 de julho, de 2024 | 08:50

Maioria dos acidentes de trânsito no Vale do Aço ocorre por falta de atenção

Arquivo DA
Mais da metade dos sinistros na região ocorre por distraçãoMais da metade dos sinistros na região ocorre por distração
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
Na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), a maior parte dos acidentes de trânsito ocorre por falta de atenção dos motoristas. Em toda a região, 3.431 sinistros foram computados nos primeiros seis meses de 2024. Deste total, 1.716 ocorreram por distração. Ou seja, esse valor corresponde a 50,01% dos casos.

Os dados estão disponíveis no Painel de Acidentes de Trânsito do Governo do Estado. As informações foram apuradas pela reportagem do Diário do Aço por meio da ferramenta disponibilizada pelo Governo de Minas junto à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A pesquisa foi tabulada Observatório de Segurança Pública e tem como fonte os registros de Eventos de Defesa Social (Reds), extraídos por meio da Base Integrada de Segurança Pública (BISP).

As ocorrências abrangem registros feitos pela Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros em Minas Gerais. Boletins feitos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) não fazem parte da contabilização.

Por cidade
Ipatinga é o município da região que mais contou acidentes no primeiro semestre do ano. No balanço parcial, foram 2.156. No município, 51,94% dos sinistros ocorreram por conta de desatenção. Outras principais causas responsáveis são má visibilidade e não manter distância de segurança.

Já Timóteo é a segunda cidade em que mais motoristas se acidentaram, embora seja uma quantidade muito menor que o município ipatinguense. De 546 situações de sinistros, 50% ocorreram por falta de atenção no trânsito. A má visibilidade e a derrapagem também levam a essa circunstância.

Em Coronel Fabriciano, por sua vez, 524 registros já foram computados, sendo que 45,61% deles foi por desconcentração. O ato de desobedecer à parada obrigatória e a má visibilidade também são alguns dos fatores que levam os condutores a se acidentar.

Por fim, em Santana do Paraíso, 40,97% dos acidentes de trânsito tiveram como causa a falta de atenção. Ao todo, o município apresenta 205 casos de sinistros até o momento. Assim como as demais cidades, a má visibilidade também é um fator responsável por eles. No município, defeitos na via também são uma preocupação.

Já publicado:
-BR-458: acidente congestiona trânsito na saída de Ipatinga
-Acidente em Belo Oriente deixa uma pessoa morta e quatro feridas
-Acidente mata jovem motociclista em Belo Oriente
-Av. Pedro Linhares Gomes é a via com maior número de acidentes no Vale do Aço na última década
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Murilo

20 de julho, 2024 | 09:56

“Falta de atenção no trânsito chama-se CELULAR....”

Envie seu Comentário