15 de junho, de 2024 | 08:00

Obras de revitalização na orla da lagoa de Ipaba estão em andamento

Prefeitura de Ipaba/Reprodução
O trecho em obras receberá praças de esporte e lazerO trecho em obras receberá praças de esporte e lazer

Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Já estão em andamento as obras de revitalização da orla da lagoa em Ipaba, no Colar Metropolitano do Vale do Aço. Neste mês de junho, iniciaram-se as obras dos trechos 2 e 3. “Esses trechos contarão com a instalação de importantes equipamentos públicos, como uma quadra de vôlei de areia, beach tennis e futevôlei, uma área para jogos de tabuleiro, playground, além de áreas verdes e espaços de convívio”, comunicou o perfil oficial da prefeitura nas mídias sociais.

Além de espaços de lazer e práticas esportivas, as obras no entorno da lagoa central têm como objetivo revitalizar as áreas degradadas e recompor a fauna e a flora local, com ações ambientais além dos cursos d'água que foram comprometidos.

Conforme já divulgado pelo Diário do Aço, o projeto está sendo executado em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), visando à recuperação de espaços públicos degradados e a preservação do meio ambiente.

Em dezembro do ano passado, ocorreu a assinatura do Termo de Compromisso entre o MPMG e a administração municipal. O repasse foi feito mediante recurso oriundo de medida compensatória ambiental.

Relembre
O MPMG, por meio da 9ª Promotoria de Justiça de Ipatinga, firmou um acordo junto ao município de Ipaba, por intermédio da Plataforma Semente/CeMAIS (Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais), para a criação do Parque da Lagoinha.

O complexo Lagoinha é uma Área de Preservação Permanente (APP) existente na cidade de Ipaba, que foi acometida de invasões ilegais no início dos anos 2000. Segundo fontes do MPMG, essas invasões resultaram na construção de inúmeras residências irregulares, aterros de cursos d'água, descarte de esgoto inapropriado, desmatamento, entre outras ações que “originaram em um verdadeiro crime ambiental”.

No ano de 2022 foi feita a retirada de 17 moradias irregulares desse local, por meio de uma Ação Civil Pública (ACP) proposta pelo Ministério Público. Essa retirada totalizou uma área de 11.456,26m² que passará por processo de revitalização, com a construção de um grande parque público.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Foco

16 de junho, 2024 | 22:21

“....essas ações do MPMG da 9 vara de Ipatinga são importantes e ao meu ver poderiam continuar também na fiscalização e em ações na cidades do entorno do vale do aço, em suma parabéns, esse é o caminho certo!”

Antonio

15 de junho, 2024 | 15:43

“Primeiro deixam destruir, depois gastam fortunas com revitalização.”

Hipocresia

15 de junho, 2024 | 12:04

“Ipaba foi praticamente todo "invadido" a cidade(distrito) pertencia caratinga! invasões de terra improdutiva passou a ser ilegal em qual ano? abismado de varias pessoas ser contra ocupação em terras inprodutivas ,quando que os próprios moradores de ipaba, creio que em 90% dos casos moram em terras em que, um dia foi improdutiva e "invadida" kkkkk hipocresia desmasiada ! ate hoje essas mesmas figuras mais influentes da cidade tem as melhores localização de imovel na cidade, justamente por ser um proprio "invasor", ou ate mesmo seus pais, avós que deixaram suas heranças (as tais "terras invadidas")”

Verdadeiramente

15 de junho, 2024 | 10:01

“Por qual motivo teria que arrumar moradia para o povo que foi retirado? Se foi invasão, não tem porque arrumar, invasão e crime e Se apropriar do que não e seu”

Assombraçao Ipb

15 de junho, 2024 | 09:25

“Eo povo d lá , q foi retirado , vcs arrumaram moradia pra eles ?”

Envie seu Comentário