03 de junho, de 2024 | 10:41

12ª RPM tem novo comandante

Em solenidade na manhã desta segunda-feira, no pátio do 14º BPM, o coronel Márcio Roberto de Sousa assumiu o comando da regional da PMMG

Wellington Fred
Troca do comando foi realizada na manhã desta segunda-feira, no pátio do 14º BPMTroca do comando foi realizada na manhã desta segunda-feira, no pátio do 14º BPM

A partir desta segunda-feira (3/6), a 12ª Região da Polícia Militar, sediada em Ipatinga, tem um novo comandante. O agora coronel Márcio Roberto de Sousa assumiu, hoje, o lugar do coronel Júlio Fábio Lemos Dias, que se aposenta e passa para os quadros da reserva da PMMG. A troca do comando foi noticiada dia 28 de maio.

Lemos Dias estava à frente da 12ª RPM desde o dia 10 de fevereiro de 2022, quando assumiu o lugar do coronel Gildásio Rômulo Gonçalves, que se transferiu para Montes Claros. A unidade regional sediada em Ipatinga é responsável pelo policiamento de 97 municípios, além de todo o Vale do Aço, desde João Monlevade, Itabira até Manhuaçu e Ponte Nova, na Zona da Mata Mineira.

O ex-comandante enalteceu os mais de 30 anos de serviços prestados para a corporação, sendo dez somente no Vale do Aço e mais de dois anos à frente da 12ª RPM. “Estamos entregando a 12ª Região com todas as metas estipuladas com comando da corporação. Todas as metas no verde, com a diminuição de crimes violentos, dos crimes contra o patrimônio, e a gente passa com o maior prazer, com muita honra, ao nosso próximo comandante. O coronel Márcio é uma pessoa que a gente já conhece, que vai trazer muito sucesso também para o comando da nossa região”.

O coronel Lemos Dias enalteceu o trabalho da tropa. “É esses números todos, que eu falei aqui, é graças justamente a esses militares, que diuturnamente trabalham. A 12ª Região tem uma tropa diferenciada dentro da PM. Eu posso falar isso, eu conheço o estado de um lado ao outro, é uma tropa disciplinada, tropa profissional, uma tropa técnica que faz e entrega”, elogiou os militares com o quem comandou.

Entre as inúmeras ocorrências em que participou, Lemos Dias lembrou uma. “Chamou pouca atenção, mas que eu pude participar. Foi uma tentativa de suicídio. Num prédio público no centro da cidade, aqui de Ipatinga. Em que a pessoa estava transtornada com distúrbio psicológico, tentou pular, chegou ir ao beiral da sacada. Mas conseguimos, com algum tempo e algum custo refazer a ideia dela”.

Novo comandante já estava na 12ª RPM desde o início do ano

O novo comandante era Chefe do Estado Maior da 12ª RPM e já conhece bem a região. Assumiu a chefia no dia 29 de dezembro do ano passado, no posto que era do tenente-coronel Ademir Dias Cardoso. Márcio Roberto já comandou o 47º Batalhão de Muriaé. Com a promoção de Márcio Roberto, publicada pelo Governo de Minas Gerais para receber o posto de coronel próximo dia 31 de maio, ele assume agora o comando da regional.

Pouco depois de receber o comando da 12ª RPM das mãos do coronel Lemos Dias, o novo comandante coronel Márcio Roberto falou com a imprensa. Ele disse que é uma grande responsabilidade estar à frente, conduzindo os trabalhos da Polícia Militar nesses 97 municípios, que fazem parte da área da Região. “É uma alegria muito grande ter servido a maior parte da minha carreira nesta região, que tem uma tropa valorosa, policiais militares muito honrados, muito disciplinados, muito empenhados no trabalho”.

Márcio Roberto avaliou que as cidades da área da 12ª RPM são ordeiras e produtivas. “Pessoas trabalhadoras que buscam desenvolvimento e é uma honra muito grande poder fazer parte desse trabalho junto com a sociedade. Me coloco à disposição de todos, para juntos, trabalharmos em prol de melhorias cada dia mais e temos condições de ter paz nos nossos dias e ver a nossa sociedade desenvolvendo com tranquilidade. Que Deus nos abençoe nessa missão”.

Em relação a área de segurança pública, coronel Márcio se diz preocupado com a expansão de facções criminosas no estado. “É um desafio, esse é um trabalho que nós vamos focar muito, combater a criminalidade organizada para que nós possamos ter um domínio da situação de segurança. Cada dia tem sido mais difícil, mas nós não fazemos isso sozinho, com os demais órgãos do sistema de defesa social, órgãos públicos, entidades privadas, as grandes empresas que são parceiras e a sociedade de maneira geral, juntos nós vamos vencer essa guerra”.

A concorrida solenidade de transmissão e assunção de comando foi realizada às 9h desta segunda-feira, no pátio do 14º Batalhão de Polícia Militar, em Ipatinga, sob o comando do coronel Rodrigo Piassi, comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, que chegou de helicóptero e pousou no campo de futebol da unidade. Participaram o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, e outras lideranças políticas, além de representantes empresariais, religiosas, de clubes de serviços e da comunidade em geral.

Fotos: Wellington Fred


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Julia

04 de junho, 2024 | 06:27

“Só uma sugestão coronel,aproveita que a GCM criada pelo prefeito não sai do.parwue Ipanema,determina que os policiais que toda hora fica rodando lá no parque,que vá ocupar locais onde falta policiamento,periferias onde os vagabundos ficam infernizando moradores com essas desgraças de bicicletas motorizadas,dando grau e empinando motocicletas ,causando direção perigosa e ainda vão matar uma criança ou idoso no vila celeste,no canaã Zinho e bom jardim,no.parwue Ipanema já tem GCM cuidando e não precisa ficar lá três ,quatro ou cinco viaturas e motos da PM e da GCM lá. Faz esse favor pra nós.obrigada!”

Envie seu Comentário